Museus do parque da Santur recebem visita técnica

Museus do parque da Santur recebem visita técnica

A Câmara Setorial de Patrimônio Cultural de Balneário Camboriú fez uma visita técnica aos museus do Parque Cyro Gevaerd (antigo parque da Santur), para reconhecimento e posterior inclusão destes espaços no Plano Museológico da cidade. Esta medida visa aplicar a Lei Federal 11.904/2009 (Estatuto dos Museus) e o Decreto 8124/2013. Participaram Celso Peixoto, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), o arquiteto Paulo Henrique Araldi Pena, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB Litoral Norte) e suplente no CMPC da Câmara Setorial de Patrimônio Cultural, Jurandir Knabben, historiador. Representando a FCBC estiveram os técnicos Guilhermina Stuker, diretora de Artes; Lilian Fernanda Martins, conservadora, restauradora e membro do CMPC/cadeira da Câmara Setorial de Patrimônio Cultural e  Caroline Prunner, historiadora. O grupo foi recebido por Márcia Achutti e Paula Satiko, ambas do Instituto Catarinense de Conservação da Fauna e Flora (ICCO). 

Os acervos visitados foram: Museu do Artesanato Catarinense, Museu do Pescador e o Museu Oceanográfico e Arqueológico, todos cadastrados no SEM – Sistema Estadual de Museus. Estes museus fazem parte da estrutura administrativa do município, afetos diretamente à Fundação Cultural.  Características peculiares destes acervos merecem destaque, como a embarcação de pesca artesanal denominada “Canoa Bordada”, o panorama da cultura imaterial de Santa Catarina expressa no artesanato, e uma das mais importantes coleções arqueológicas do Brasil.

O grupo constatou a importância dos acervos para a compreensão da história local e catarinense, e deliberou com caráter prioritário os procedimentos de arrolamento dos acervos para a elaboração do Plano Museológico Municipal. As equipes do ICCO e da FCBC passam a trabalhar de forma conjunta para atender as exigências do plano museológico. “Desta forma poderemos habilitar os museus municipais no Programa de Modernização de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que pretende contemplar projetos para aprimoramento de instalações, equipamentos, acervos e materiais para museus públicos, conforme a meta 34 do Plano Nacional de Cultura”, explica Guilhermina Stuker.

Mais informações
Departamento de Artes  – (47) 3366.5325, das 13h às 19h

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa/Vânia de Campos
Fotos: Celso Peixoto
balneariocamboriu.sc.gov.br
culturabc.com.br
facebook.com/fundacaocultural 

Matérias similares

No related posts found.