Skip to content

Selecione o texto para escutar

Fotografias antigas colorizadas revelam fragmentos da história de Balneário Camboriú

O livro ‘Fotografias Antigas de Balneário Camboriú’ será lançado em 31 de março, terça-feira, às 18h30, em frente ao Teatro Municipal Bruno Nitz. O projeto é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú e conta com o apoio da LAPIS Editora, GGeDESIGN Estúdio Gráfico, Gráfica Tipotil e Mega Impressões.

Na mesma data, será lançada exposição fotográfica itinerante, onde três grandes cubos luminosos apresentam as imagens que compõem o livro. No local, haverá também apresentação musical com o Duo Thales Nunes e Gandhi Martinez e discotecagem de vinil com Radio Ga Ga.

A obra, idealizada por Sergio Antonio Ulber, é composta por 18 fotografias restauradas e colorizadas digitalmente, reunidas a partir de uma primeira leitura dos acervos de Erico Zendron, João Gaspar Scharf e Arquivo Histórico de Balneário Camboriú.

O trabalho em questão mostra o desenvolvimento urbano, as primeiras construções de veraneio, a verticalização da cidade e o uso da praia para atividades econômicas e recreativas. Todas as imagens estão acompanhadas de textos com informações de relevância histórica, elaborados por Saulo Adami.

Lançamento do livro ‘Fotografias Antigas de Balneário Camboriú + exposição fotográfica’

Data: 31/03/15, terça-feira

Horário: a partir das 18h30

Local: Praça em frente ao Teatro Municipal Bruno Nitz

Endereço: Avenida Central, esquina com Rua 300, Centro, Balneário Camboriú, SC

Sobre o autor:

 Sergio Antonio Ulber nasceu em Brusque, é especialista em Fotografia pela Universidade do Vale do Itajaí (2012) e Bacharel em Design com ênfase em Design Gráfico pela mesma instituição (2008). Foi responsável pela revista digital Foto Grafia, atuando como Coordenador de Equipe, Diretor de Redação, Revisor e Ilustrador. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia e Ilustração. Desde 2013, atua como Redator na empresa GGeDESIGN Estúdio Gráfico. Desenvolve restaurações e colorizações fotográficas digitais a fim de resgatar, preservar e reinterpretar documentos visuais.

Informações e outras imagens para imprensa:

William Proença – comercial@grupolapis.com.br / 3366-3533
Sergio Antonio Ulber – sergioulber@gmail.com / 47 9915-6169

Texto: Divulgação/Sergio Ulber
Créditos das fotos originais:
001 – Fotógrafo desconhecido / Arquivo Histórico de Balneário Camboriú
002 – Fotógrafo desconhecido / Acervo de Erico Zendron
004 – Fotógrafo: Aron Scharf / Acervo de João Gaspar Scharf
008 – Fotógrafo: Erico Zendron / Acervo de Erico Zendron

004
008 – Fotógrafo: Aron Scharf
002
001 –

 

 

Leia também

Comunicado – Prorrogado o prazo para a divulgação do resultado de mérito do Edital nº 013/2023 – LIC 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú – FCBC vem tornar pública, conforme item 14.2 do Edital nº 013/2023 – Edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Execução 2024, a
Read More
Teatro Bruno Nitz Celebra 10 Anos de Arte e Cultura em Balneário Camboriú
O Teatro Municipal Bruno Nitz está prestes a completar uma década de existência, e as comemorações deste marco serão verdadeiras celebrações à arte e à cultura. As atividades deste ano
Read More
PORTARIA nº 003/2024 FCBC Nomeia a comissão de seleção de propostas do Edital 013/2023 LIC Prêmio.
Nomeia a comissão de seleção de propostas do Edital 013/2023 LIC Prêmio. A Fundação Cultural de Balneário Camboriú, no uso de suas atribuições, em conformidade com o Edital de Credenciamento
Read More
Pular para o conteúdo