Skip to content

Selecione o texto para escutar

Em contrapartida a recursos recebidos via Lei Municipal de Incentivo à Cultura, cineastas ministram oficinas gratuitas

Comercialização de filmes

Com experiência em distribuição, programação e exibição de filmes, atuando no mercado brasileiro há mais de oito anos, Barbara Sturm vai ministrar oficina sobre comercialização nacional e internacional de filmes. Atualmente, está à frente da distribuidora Pandora Filmes, do cultuado cinema de rua Caixa Belas Artes em São Paulo e do festival Cineramabc em Balneário Camboriú.

A oficina está programada para 5 de dezembro no Sesc Balneário Camboriú, das 9h às 17h, e irá abordar as possibilidades de trabalhar curtas e longa-metragem para lançamento internacional, inscrição em festivais, contato com agentes de venda e também estratégias de exibição e distribuição no Brasil.
O objetivo do curso é ajudar os realizadores e produtores catarinenses a entender a indústria mundial do cinema, e através de exemplos como ‘Que horas ela volta?’, de Anna Muylaert, explicar as possibilidades e riscos que um filme corre ao ser lançado nos cinemas.

A partir do patrocínio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Barbara desenvolveu um curta documental sobre a influência da tecnologia nas relações humanas na atualidade e como contrapartida do apoio recebido irá ministrar a oficina.
As vagas são limitadas e as inscrições já podem ser realizadas através do email residencia@cineramabc.com

Os interessados devem enviar um e-mail constando no assunto do e-mail “INSCRIÇÃO PARA OFICINA DE COMERCIALIZAÇÃO DE FILMES” e no corpo do e-mail com o nome completo, data de nascimento, número de RG, número de CPF, endereço residencial, telefone, e-mail e breve currículo.

Público alvo: Iniciantes e curiosos na área audiovisual
Idade: A partir de 16 anos
Carga horária: 6 horas
Local: SESC Balneário Camboriú – Avenida Central, 360
Data: 05 de Dezembro de 2015, sábado
Horário: Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Evento gratuito
Inscrições aceitas até dia 1º de dezembro.

PROGRAMAÇÃO DA OFICINA:
Dia 05/12/2015 – Auditório Sesc
PARTE 1
• Como funciona o mercado brasileiro de exibição
• Como funciona o mercado brasileiro de distribuição
• Festivais brasileiros
• Festivais e mercados internacionais

PARTE 2
• Pensando a distribuição ainda na fase de produção do projeto
• Opções para se lançar um filme no Brasil
• Cases de sucesso – Um filme internacional e um filme brasileiro com êxito em seus lançamentos

SOBRE BARBARA STURM
Barbara Sturm atua no mercado de cinema desde 2006. É formada em cinema pela Academia Internacional de Cinema e fez direção de fotografia de diversos curtas-metragens. Atuou como roteirista e diretora no curta “O SUSSURRO”, que estreou na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Há quatro anos assumiu a diretoria da distribuidora Pandora Filmes, onde foi responsável pela aquisição e lançamentos de filmes como “Tomboy”, de Celine Sciama; “Barbara”, de Christian Petzold; e o fenômeno “Que horas ela volta?”, de Anna Muylaert. Também é programadora do cultuado cinema de rua Caixa Belas Artes, em São Paulo.
É fundadora e curadora do Cineramabc – Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, festival que apresenta o melhor do cinema autoral mundial em filmes inéditos no Brasil e com presença dos realizadores. Em 2015 realizou a 5a edição do festival, com homenagem ao diretor argentino Carlos Sorín.

Projetos Audiovisuais Transmedia

Acontecerá entre os dias 02 e 04 de dezembro de 2015 e serão explorados os conceitos básicos para a criação de Projetos Audiovisuais Transmedia. André Gevaerd irá usar um exemplo prático, a série de televisão “O Mundo de Valentina”, onde aborda os conceitos, objetivos, embasamentos teóricos e outras questões do universo audiovisual Transmedia.
A realização da oficina, assim como as pesquisas e criação dos roteiros da série, é contrapartida do proponente que recebeu incentivo da Fundação Cultural de Balneário Camboriú por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O objetivo é incentivar e qualificar estudantes e iniciantes na área audiovisual, abrindo a possibilidade de serem absorvidos por um mercado em plena expansão, onde estes profissionais poderão realizar seus próprios projetos e fortalecer o surgimento de novas produções e iniciativas futuras.
As vagas são limitadas e as inscrições já podem ser realizadas através do email residencia@cineramabc.com
Os interessados devem enviar um e-mail constando no assunto do e-mail “INSCRIÇÃO PARA OFICINA TRANSMEDIA” e no corpo do e-mail com o nome completo, data de nascimento, número de RG, número de CPF, endereço residencial, telefone, e-mail e breve currículo.

Público alvo: Profissionais e iniciados na área audiovisual
Idade mínima: 16 anos
Carga horária: 15 horas
Local: SESC Balneário Camboriú
Datas: 02 a 04 de Dezembro de 2015
Horário: 9h às 12h e das 13h às 15h
Inscrições aceitas até dia 1º de dezembro.
Evento gratuito

PROGRAMAÇÃO DA OFICINA:
Dia 02/12/2015 – Sala de cursos
Dia 03/12/2015 – Sala de cursos
Dia 04/12/2015 – Sala de cursos

– O que é o Transmedia?
– Qual é o objetivo do Transmedia?
– Como criar um universo narrativo Transmedia?
– Embasamento Teórico do Transmedia
– Oportunidades do Transmedia.
– Geração Multiscreen e Engajamento.

SOBRE ANDRÉ GEVAERD

André Felipe Gevaerd Neves nasceu no dia 02 de fevereiro de 1984 em Balneário Camboriú/SC. É profissional da indústria cinematográfica há mais de 12 anos e trabalha como Produtor, Diretor e Montador de filmes de longa metragem, curta metragem e publicitários para cinema e televisão.
Diretor do Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú; Sócio da Kinoosfera Filmes em São Paulo; Sócio da Cineramabc Filmes em Balneário Camboriú; membro do “Producers Network” (Cannes); Selecionado para o Berlinale Talent Campus.
Entre seus mais recentes lançamentos está a produção do longa metragem “Oração do Amor Selvagem” do diretor Chico Faganello e estrelado por Chico Diaz, Sandra Converloni, Ivo Müller e com trilha sonora de Zeca Baleiro. O filme foi selecionado para a sessão Carte Blanche do Festival de Locarno em 2014 e para a 39ª Mostra Internacional de São Paulo.
Atualmente envolvido nos projetos: “Blitz“ Longa-metragem de Rene Brasil (Produtor), “Pilha de Pratos na Cozinha” Telefilme de Francisco Garcia (Produtor e montador), “Opala Azul Negão” Curta metragem de Rene Brasil (Produtor), “Somos Nossas Montanhas” Documentário de Gary Gananian e desenvolve o longa-metragem “Do Outro Lado da Lua” como diretor, projeto premiado pelo fundo Ibermedia, selecionado para o encontro Europa-América Latina do Festival de San Sebastian e selecionado para o laboratório Sesc Roteiros Novas Histórias.

Leia também

RESULTADO FINAL DO EDITAL Nº 003/2024 DE PERMISSÃO DE USO DE ESPAÇOS PÚBLICOS DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú divulga o Resultado do Edital nº 003/2024 de permissão de uso de espaços públicos da Fundação Cultural de Balneário Camboriú Download do resultado final
Read More

AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – LETREIRO “CULTURABC” FRENTE TEATRO

AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – LETREIRO “CULTURABC” FRENTE TEATRO INTERESSADA: FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Assunto: Comunicação de intenção de abertura de Processo de Dispensa de Licitação
Read More

LIC 2024 – Resultado FINAL

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú torna público o RESULTADO FINAL da fase de análise de mérito dos projetos culturais, findado o período recursal do Edital 013/2023 LIC Prêmio, que
Read More
Pular para o conteúdo