NESTA TERÇA – Barra pode ter Ponto de Memória

NESTA TERÇA – Barra pode ter Ponto de Memória

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú e a Associação de Moradores da Barra promovem nesta terça, às 19h, uma reunião para apresentar a proposta de transformar a Casa Linhares num Ponto de Memória. Toda a comunidade local e dos demais bairros está convidada a participar deste encontro que será no Salão Paroquial da Capela Santo Amaro. A coordenação encontro está a cargo da historiadora do Arquivo Histórico Municipal, Mariana Schlickmann, mestre em Historicidade. “A Casa Linhares e seu entorno têm todos os predicados para servirem à valorização do patrimônio cultural”, destaca o presidente da Fundação Cultural, Anderson Beluzzo. 
Esta reunião é primeiro passo para transformar a Casa Linhares num Ponto de Memória, partindo daí para o planejamento pré-execução do projeto na comunidade,.

O que são Pontos de Memória?

O Programa Pontos de Memória é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) e tem como objetivo apoiar ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social. Os Pontos trabalham a memória de forma viva e dinâmica, como resultado de interações sociais e processos comunicacionais, os quais elegem aspectos do passado de acordo com as identidades e interesses dos componentes do grupo.
Os Pontos de Memória valorizam o protagonismo comunitário e concebem o museu como instrumento de mudança social e desenvolvimento sustentável. Em estágio pleno de desenvolvimento, são capazes de promover a melhoria da qualidade de vida da população e fortalecer as tradições locais e os laços de pertencimento, além de impulsionar o turismo e a economia local, contribuindo positivamente na redução da pobreza e violência.

Saiba mais sobre Pontos de Memória em 
www.museus.gov.br/…/pontos-de-m…/programa-pontos-de-memoria/

Mais informações:
(47) 3366.5325 (Fundação Cultural)
(47) 3264.5706 (Arquivo Histórico)
patrimoniocultural@culturabc.com.br

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa/Vânia de Campos
(47) 3366.5325, das 13h às 19h
culturabc.com.br | facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br

Mais informações:
(47) 3366.5325 (Fundação Cultural)
(47) 3264.5706 (Arquivo Histórico)
patrimoniocultural@culturabc.com.br

Matérias similares

No related posts found.