Biblioteca Municipal amplia acervo

Biblioteca Municipal amplia acervo

Cerca de 400 títulos estão sendo incorporados ao acervo da Biblioteca Municipal Machado de Assis, que já tem em torno de 55 mil exemplares. De acordo com a bibliotecária Inês Mobrice, estes novos títulos estarão disponíveis para empréstimo na próxima semana. Este é o tempo necessário para que a equipe faça o cadastramento dos livros no sistema informatizado Pergamum, cuja implantação se deu em 2015 e o treinamento terminou recentemente.
Aproximadamente 20% do acervo da Biblioteca já estão catalogados e a prioridade para entrar no sistema está nos títulos mais procurados e nas novas aquisições.
A comunidade também já pode consultar, pela internet, os títulos disponíveis para empréstimo (entre os já cadastrados). Nesta fase da implantação do sistema, somente está disponível o módulo consulta. As reservas, cadastro de usuários e renovações vão ser disponibilizados gradativamente. O acesso pelo computador pode ser feito pelo endereço
http://pergamum.balneariocamboriu.sc.gov.br/per…/biblioteca/
A versão para celular (mobile) se faz por outro link:
http://pergamum.balneariocamboriu.sc.gov.br/pergamum/mobile/index.php

Arquivo Histórico

Os acervos dos museus e do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, que incluem documentos, objetos e fotos, também estão sendo inseridos no sistema Pergamum e em breve serão disponibilizados para consulta.

O Arquivo dispõe de um rico acervo, e muitos documentos e imagens são fruto de doação da comunidade. Nesse sentido, vale esclarecer que a equipe de pesquisadores do Arquivo, sob a coordenação da historiadora Mariana Schlickmann, somente visitam a comunidade após agendamento prévio. Todas as entrevistas são registradas em mídia digital (filmagem e/ou gravação de voz) e o entrevistado assina a documentação para a cessão de direitos sobre o depoimento oral e a imagem, de acordo com o que preconiza a legislação nacional e as convenções internacionais das quais o Brasil é signatário.

As pessoas interessadas em doar documentos ou fotos para o arquivo devem fazê-lo mediante a assinatura do Termo de Doação. Normalmente, a própria equipe fotografa os bens doados (quando possível tecnicamente), para que o cedente não precise desfalcar suas coleções particulares, doando, assim, a informação contida e não o bem em si. Essas imagens são inseridas no sistema e estarão em breve sendo disponibilizadas online pela plataforma Pergamum.

O Arquivo Histórico de Balneário Camboriú possui um acervo iconográfico (fotos) de aproximadamente 40 mil imagens, entre originais, cópias e reproduções. As imagens cedidas são fotografadas e os arquivos guardados em três formatos: em RAW – extensão de alta definição, em JPG de alta resolução disponível para pesquisadores por meio de termo de responsabilidade de uso, e em JPG de baixa resolução para visualização e difusão, sendo estas últimas com marca d´água do Arquivo Histórico, conforme a legislação vigente.  Os pesquisadores podem solicitar as imagens sem a marca d´água pessoalmente no setor, para utilização em pesquisa científica.

Mais informações
Biblioteca Municipal Machado de Assis – (47) 3361.8205
Arquivo Histórico – (47) 3264.5706

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto e imagem: Vânia de Campos (jornalista)
(47) 3366.5325, das 13h às 19h
culturabc.com.br | facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br

Matérias similares

No related posts found.