Skip to content

Selecione o texto para escutar

Abraço Cultural reúne mais de 30 atrações para comemorar os 52 anos de Balneário Camboriú

Artistas locais de todas as artes reúnem-se para abraçar Balneário Camboriú pelos seus 52 anos de emancipação político-administrativa

No palco a ser montado na Praça Almirante Tamandaré, bem no coração da Praia Central, serão 10 horas de programação ininterrupta, com muita música, dança, teatro e exposições de artes visuais, das 10h às 20h. O convite para o abraço foi formulado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) e amplificado para os artistas que compõem as Câmaras Setoriais e estão cadastrados junto à FCBC.

“O convite foi acolhido de forma muito bacana e altruísta por estes artistas que se colocaram à disposição para que este abraço seja verdadeiramente carinhoso”, avalia a presidente da Fundação Cultural, Guilhermina Stuker.  “Este abraço valoriza e avaliza a política pública de cultura e por isso nós, cidadãs e cidadãos, somos muito gratos a estes e a todos os artistas de nossa cidade”, complementa a presidente.

Conheça os artistas e a programação do
Abraço Cultural Balneário Camboriú 52 anos

20 de julho de 2016
Praça Almirante Tamandaré

10h00 – Banda BeWelcome  –  Música
10h30 – Rafael Salvador – Música
11h00 – Daniel Paranhos – Música
11h30 – Celsinho (Celso Peixoto)- Música
11h45 – Luciano Cordoni – Música
12h00 – Potyra Najara – Circo
13h00 – Grupo de Flamenco Michele Chaves  – Dança
13h10 – Roberta Guimarães – Dança
13h15 – Elit Unit – Dança
13h20 – Grupo de Flamenco Michele Chaves – Dança
13h25 – Roberta Guimarães – Dança
13h30 – Sesc – Teatro
14h30 – Phill Bitencourt – Música
14h45 – Estaleiro da Dança – Dança
15h00 – Star Dance – Dança
15h30 – Tio Bira – Atividades lúdicas
16h00 – Eric Pedroza – Ilusionista psicológico
16h15 – Marcelo Paz – Música
16h30 – Tramandoarte – Teatro
17h00 – Marzio Lenzi – Música
17h30 – Juarez Araujo – Teatro
18h00 – Grupo GCab Capoeira – Capoeira e Maculelê
18h30 – Margarete Makiolke – Música
19h00 – Elke Melo – Música
19h30 – Cia de Dança Rejane Lopes – Dança
19h45 – Ela Manô – Música

Banda BeWelcome
A banda é a história de dois amigos de infância que foram separados pelo tempo e pela distância geográfica, mas que se reencontraram pelo mesmo motivo. Composições mais do que autorais, registros de momentos reais e sinceros. Agora, em um novo tempo na banda, todos os integrantes morando na região do litoral catarinense, cantando músicas tanto em inglês quanto em português. Com a BeWelcome você não vai apenas ouvir, mas experimentar um rock envolvente.

Rafael Salvador
Rafael Salvador é formado em Música pela Univali/Universidade do Vale do Itajaí/SC, membro da Abramus/Associação Brasileira de Música e Artes como compositor, arranjador, cantor e produtor fonográfico, inscrito na OMB/Ordem dos Músicos do Brasil como músico profissional desde 2004 e integrante do Conselho Municipal de Política Cultural de Balneário Camboriú. Atualmente, divide seu tempo entre shows, apresentações e workshops do seu primeiro disco autoral intitulado ‘BRAZILIM’, lançado em 2014.

Daniel Paranhos
Solo de violão

Quatro anos de violão erudito com Herique Pinto e Jodacil Damaceno. Dois anos de teoria musical no CONSERVATÓRIO MUSICAL BROOKLIN PAULISTA. Apresentaçôes na praia, Shopping, bares e casas noturnas. Master Classes com Daniel Wolf, Andei Uller e Eduardo Meirinhos. Repertório popular com mais de 70 peças de MPB, bossa nova e cults da canção norte-americana. Todas em arranjos próprios para violão solo.

Celsinho
Pop Rock and Blues

Iniciou na música em 1977 no Rio Grande do Sul, participou de vários festivais e shows em espaços culturais de renome como, Teatro Araujo Viana, Bar Ocidente Autódromo Internacional de Viamão, Festival do IPA entre outros, sempre com banda de rock. Em 1989 vem para Santa Catarina e segue tocando pelo estado e região, hora com banda hora solo, mas no ano de 2000 resolve trocar de vez a música pela fotografia e hoje toca apenas por hobby.

Potyra Najara

Potyra Najara é atriz, circense, escritora e produtora cultural. Autora de textos teatrais e dos livros romanceados “Debaixo de Suas Asas” (2012) e “O Caminho” (2013). É membro da Academia de Letras do Brasil – ALB – Seccional/ Suíça. Formada em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, pós-graduada em Contação de Histórias e Literatura Infantojuvenil.   Foi representante da Câmara Setorial de Teatro de Balneário Camboriú junto ao Conselho Municipal de Política Cultural na gestão 2012/2014. Professora de teatro e de habilidades circenses (tecido acrobático, lira, trapézio fixo, perna de pau, básico de malabares e acrobacia de solo). Fundadora da NOVA Cia. de Teatro em Balneário Camboriú. Iniciou seus trabalhos como atriz e circense em 1999, participou como atriz de mais de 30 espetáculos entre teatro e circo. Atualmente está em cena nos espetáculos: “Arrox cum ovu” (adulto/ comédia), “Circo di duas” (infantil/teatro e circo), “Monteiro de Histórias” (infantil), “Fedra, Mulher” (adulto/tragédia grega) Posso te contar? (Contação de histórias). Reside em Balneário Camboriú onde compõe e compartilha suas obras artísticas.

Saiba mais sobre Potyra:

https://www.facebook.com/projetocircolar/?fref=ts
https://www.facebook.com/NOVA-Cia-de-Teatro-Potyra-Najara-1457131761174441/?fref=ts
https://www.youtube.com/watch?v=7mSQfje-Vi8
https://www.youtube.com/channel/UCm0DqH5dDnquLkVwncPCvDA

Michele Chaves
A arte do Flamenco

Michele Chaves dedica-se à arte flamenca desde os sete anos. Estudou durante 10 anos com a renomada bailarina e professora argentina Hebe Solis, na Academia de Danzas Espanholas El Sistema Flamenco, em Passo de los Libres (Argentina). Já participou de diversos festivais de dança no Brasil e exterior e, atualmente, ministra suas classes de flamenco no Studio de Dança Adriana Alcântara.

Grupo Vida/Roberta Guimarães
Dejavu e Raízes

O Grupo Vida, criado em agosto de 2014, tem como objetivo fomentar, criar e executar a Dança nas variadas formas de expressão. Dançar trabalha corpo e mente em benefício do bem estar.

Elit Unit

Companhia de Danças Urbanas que atua em Balneário Camboriú há mais de oito anos. Representa a cidade em diversos eventos dentro e fora do Estado e hoje conta com aproximadamente 40 integrantes com idades entre 12 e 32 anos.

Sesc – EmCena Catarina
Cia de La Curva – Todo Passa
Todo Passa é a mais nova montagem da Cia de La Curva, dupla teatral circense formada pelo argentino Fernando Perri e a gaúcha Manon Alves,  que tem como principal foco a pesquisa da dramaturgia no circo teatro. Neste Espetáculo de Rua, com montagem contemplada pelo Prêmio Funartes Artes na Rua 2013, a Cia mescla a linguagem circense à linguagem popular tradicional fazendo referência ao Teatro Popular surgido na Idade Média, interativo, cômico e mambembe, dirigido a públicos abertos e a espaços não convencionais.  Numa parceria com o dramaturgo Pericles Anarkos, o primeiro momento traz um texto rimado, inspirado na literatura de cordel da cultura popular nordestina.

 Phill Bitencourt
Acalmar

Músico ganhador do Festival da Canção de Balneário Camboriú em 2012 que está preparando e gravando seu primeiro CD.

Estaleiro da Dança
A arte da vida

Grupo de dança mantido pela Associação de Moradores da Praia do Estaleiro (AME), com apoio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú/LIC. Objetiva oportunizar a crianças e adolescentes contato com a arte e a cultura de forma democrática e socializadora.

Star Dance
Dança transforma tudo em alegria!

O Grupo de Dança Star Dance foi criado em abril/2015, apostando na mistura de ritmos como Axé, Funk, Arrocha. É composta por dançarinos com mais de 10 anos de experiência, além de professores de dança. Toda essa mistura garante muita energia e alegria em cima do palco.

Tio Bira

Tio Bira é o idealizador do Projeto Cantando e Brincando que ensina através da música e brincadeiras. Já lançou seu segundo CD com músicas pedagógicas que colaboram na aprendizagem das crianças. O CD trabalha alfabetização, matemática, cidadania, meio ambiente, respeito, educação, amor ao próximo e conscientização.

Eric Pedroza

Eric Pedroza é um Ilusionista Psicológico, que conheceu a mágica no ano 2000. Hoje tem mais de 15 anos de carreira, já realizou shows nacionais e internacionais. Atualmente, por trás de qualquer show são abordados temas de mágica, mentalismo, hipnose, psicologia, linguagem corporal e experiências sociais. Você irá ver previsões, adivinhações, leitura de mente e muito mais. Eric Pedroza não alega ter poderes ou qualquer coisa do gênero, pelo contrário, faz questão de deixar bem claro que seus atos são sempre baseados em suas habilidades e estudos.

Marcelo Paz
As mil razões do Bocabraba

Sou do garrão do Rio Grande, lá do meu velho Itaqui. Trago a música comigo, desde o dia em que nasci. Meu canto é contundente, ora agrada, ora magoa, mas com certeza meu canto traz sempre uma coisa boa. Pra exemplo de meus filhos trago a minha vida reta, canto, toco e faço versos, pois retidão de caráter vai ser sempre a minha meta.

Tramandoarte
Meu ser, será. Será?

O Grupo de Teatro Tramandoarte surgiu após uma oficina na primeira Mostra de Teatro de Balneário Camboriú, em 2012. A partir dali um grupo de jovens artistas iniciou o seu trabalho junto ao diretor Luciano e o Instituto de Psicologia Sentir, onde ensaiam e produzem seus espetáculos. O grupo é formado pelos artistas: Luciano Pedro Estevão, Huanita Radke, Marjorie Alves Franco, Lenita Novaes, Caio Chagas Froelich, Sirlene Greibeler, Valdinéia Corrêa e William Roslindo.

 GCAB Capoeira

O Grupo GCAB CAPOEIRA foi fundado por Mestre BJ na cidade de São Paulo. Atua em nosso município desde o final da década de 90, ministrando aulas nas academias CPH (10 anos), Wave, entre outras. Também manteve trabalho em diversas escolas da rede particular de Balneário Camboriú e Itajaí. Hoje, o grupo mantém o Projeto Social Pais e Filhos no Bairro da Barra e está inserido na Rede Municipal de Ensino desde  2009 (CIEP, Projeto Oficinas), participando, ainda, do Projeto do Governo Federal Mais Cultura(CEM Armando César Ghislandi)

Margarete Makiolke
Canto da vida

Margareth Makiolke, cantora e compositora. Nasceu em Londrina e descobriu cedo sua vocação musical. Começou tocando violão por intuição e cantando no coral da igreja que frequentava. Estudou piano, mas se dedicou mais ao violão, que virou seu companheiro inseparável. Cantou em bares (voz e violão) e participou de vários festivais de música. Cursou Faculdade de Música, se formou em Musicoterapia, e pós-graduação em Música Popular Brasileira. Produziu e lançou um CD solo, autoral. No Paraná, esteve desde o início na formação do Grupo Viola Quebrada, com quem gravou cinco CDs e um DVD. Fez shows por todo o Brasil, participando de importantes projetos culturais, como o Projeto Pixinguinha, resgatando a boa música caipira de raiz.

Elke Melo
Flashback

Elke Melo foi a intérprete da canção vencedora do 3º Festival da Canção de Balneário Camboriú 2013 (Canto para a vida inteira, de Martin de Lucca). Cantora conhecida em toda região com cinco CDs gravados e comemorando 10 anos de carreira. Com mais de duas mil músicas em seu repertório, reunindo estilos que agradam a todos os gostos, faz com que seja uma das cantoras mais ecléticas da região. Seu mais recente CD homenageia os grandes intérpretes da MPB. Destaca-se também nos eventos mais dançantes com o repertório nacional e internacional dos anos 70 e 80!

 Cia de Dança Rejane Lopes

Rejane Lopes é formada por um pequeno grupo de bailarinas dedicadas a dançar, estudar, pesquisar e se aprofundar na arte e cultura árabe/egípcia, participando de show e eventos e festivais, representando a cidade de Balneário Camboriú em vários lugares do Brasil. A coreógrafa e professora Rejane Lopes se dedica a ensinar esta dança há 16 anos.

Ela Manô
Metades

Ela Manô carrega a musicalidade na alma desde muito cedo. A gaúcha de coração catarinense, reside há 11 anos em Balneário Camboriú. Com apenas 24 anos, ela é dona da voz e da composição de todas as canções do seu primeiro álbum, intitulado METADES. Recentemente lançado em Setembro de 2015, no Teatro Bruno Nitz, em Balneário Camboriú, o álbum patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura vem se destacando por sua qualidade musical e belíssimas canções. Gravou seu DVD Metades em abril de 2016, também com patrocínio da LIC, o qual será lançado em agosto de 2016.

ARTES VISUAIS
Exposições

Olga Aquino
Pintura

Sou artista do pincel, espátula e tintas. Arte para mim é a expressão da liberdade. Crio com materiais diversos, argila, giz, pigmentos,t ecidos e tintas. Os suportes também variam, podem ser telas, papel, madeira. O que caracteriza a minha obra é o traço rápido, a pincelada difusa; os corpos, objetos e formas da natureza, temas das minhas composições, são plasmadas com energias e um toque de sensualidade. Sou artista paraguaia, naturalizada brasileira e autodidata. Participo ativamente do cenário artístico e cultural da cidade.

Maria Liege Hidalgo
Pintura

Formada em Belas Artes e Desenho na FEEVALE, Novo Hamburgo no RS. Arte faz parte da minha História desde os 12 anos quando início a minha carreia utilizando a Arte para salvar pássaros no zôo. Nunca mais parei de colorir o mundo com projetos e pinturas.

Ediomar Baleste Luzia
Desenho livre

Pintor, desenhista e ilustrador científico.

Emerson Spub – Fotografia
Corpo e a Natureza

Corpo & Natureza é um projeto que traz à tona a beleza e a leveza do ser vivo móvel e da natureza. A ideia deste projeto é mostrar o mundo da dança, do físico, da arte, do corpo humano fora dos estúdios de academias. A leveza do ser consiste em interagir com o mundo que nos cerca, dançar, alongar, praticar atividades físicas junto à natureza como plano de fundo, no mais belo e espetacular cenário jamais visto. A energia que este trabalho vai mostrar é de contemplação e conscientização, o ser vivo vegetativo e o ser vivo móvel se misturam em uma só imagem. Corpo & Natureza convida a todos para sair do trivial e entrar em um mundo livre, sem paredes, ar condicionado, luzes e holofotes. Sejamos livres como o vento que toca as folhas, as nuvens, as ondas do mar e nosso corpo em movimento.

Marcelo Urizar
Pintura ao vivo

Nasceu em Entre Ríos, Argentina. Cursou estudos de Arquitetura e Urbanismo, na UB, Universidade de Buenos Ayres. Aos 21 anos encontra Carlos Paez Vilaró, pela primeira vez, artista que marcou seus passos pela arte. Cursou desenho e pintura no ateliê do artista plástico Hermegildo Sábat, no bairro de San Telmo em Buenos Ayres. Estudou pintura a óleo, com o artista plastico Horacio Politi. Em 1997, radicado em Balneário Camboriú, continua a criar obras em papel, tela, madeira, objetos, a participar de salões nacionais e internacionais, e a escrever obras literárias. Participa na Companhia de Teatro Baba de Anjo como autor, ator e cenarista e é fotógrafo amador.

Cilmara Tamochunas B.
Arte Lúdica

Artista plástica que trabalha com acrílico, óleo, carvão, aquarela, chinapaint. Residente em Balneário Camboriú há 30 anos, tem levado o nome da cidade que adotou como sua a vários lugares do mundo. Em maio deste ano, foi convidada e participou da exposição “EARTH” na sede da ONU em Nova York. Dando ênfase ao retrato (portrait), a artista se desafia a capturar e transmitir pictoricamente a emoção no olhar em sua obra. Porém, acima de tudo, seu principal objetivo é fazer diferença Instigando um olhar, um pensamento com livre arbítrio o que irá inspirar sensações emoções, expandindo visões, que Cilmara considera ser o verdadeiro significado de arte.

Saiba mais sobre Cilmara: www.tamochunas.com

Mario Molina
Apresentação de vídeos sobre Balneário Camboriú

Com um grande acervo de eventos cívicos públicos de Balneário Camboriú, Mario Molina vai mostrar vídeos completos da participação cívica da população nas comemorações de  7 de Setembro, com imagens dos desfiles no Bairro da Barra, na Quarta Avenida e na Avenida Atlântica.

Mais informações
Fundação Cultural/Departamento de Arte – (47) 3366.5325, das 13h às 19h

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Vânia de Campos (Jornalista)
culturabc.com.br | facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br

Leia também

Consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc é nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (24), a Fundação Cultural de Balneário Camboriú ouvirá a comunidade cultural e sociedade civil sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A consulta pública
Read More

LIC 2024 – Convocação de Suplentes

Considerando a publicação realizada no dia 12/04/2024 com o resultado final da fase de análise de mérito dos projetos culturais, findado o período recursal do Edital 013/2023 LIC Prêmio, em
Read More

RESULTADO FINAL DO EDITAL Nº 003/2024 DE PERMISSÃO DE USO DE ESPAÇOS PÚBLICOS DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú divulga o Resultado do Edital nº 003/2024 de permissão de uso de espaços públicos da Fundação Cultural de Balneário Camboriú Download do resultado final
Read More
Pular para o conteúdo