Consulta ao acervo da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis já está online

Consulta ao acervo da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis já está online

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) informa à comunidade que já está disponível a consulta online do acervo da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis. O processo de informatização por meio da rede Pergamum começou no ano passado com o treinamento dos servidores. A Biblioteca tem mais de 45 mil títulos e 55 mil exemplares de livros em seu acervo, os quais estão sendo cadastrados no sistema gradualmente.

Os títulos disponíveis para empréstimo (entre os já cadastrados) podem ser acessados no módulo consulta do Pergamum por meio do link https://goo.gl/xwqHES, também disponível no site da FCBC (www.culturabc.com.br). Os módulos específicos para reserva, cadastro de usuários e renovações de empréstimos vão ser disponibilizados online gradativamente.

Arquivo Histórico

Pelo sistema também podem ser consultados os acervos do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú e dos museus administrados pela FCBC, sendo que os documentos, objetos e fotos que os integram também estão sendo inseridos no Pergamum de forma gradativa.

O Arquivo Histórico de Balneário Camboriú possui um acervo iconográfico (fotos) de aproximadamente 40 mil imagens, entre originais, cópias e reproduções. As imagens cedidas são fotografadas e os arquivos guardados em três formatos: em RAW – extensão de alta definição, em JPG de alta resolução disponível para pesquisadores por meio de termo de responsabilidade de uso, e em JPG de baixa resolução para visualização e difusão, sendo estas últimas com marca d´água do Arquivo Histórico, conforme a legislação vigente.  Os pesquisadores podem solicitar as imagens sem a marca d´água pessoalmente no setor, para utilização em pesquisa científica.

Mais informações
Biblioteca Municipal Machado de Assis – (47) 3361.8205
Arquivo Histórico – (47) 3264.5706

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Texto: Vânia de Campos (jornalista)
Foto: Freepik
(47) 3366.5325, das 13h às 19h
culturabc.com.br | facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br

Matérias similares

No related posts found.