Parceria entre poder público e iniciativa privada acenam o recomeço da BC Filme

Parceria entre poder público e iniciativa privada acenam o recomeço da BC Filme

O Sebrae-SC apresentou, no final da tarde de quarta-feira (21), um projeto que pretende desenvolver em parceria com a Prefeitura para a consolidação da Balneário Camboriú Film Commission (BC Filme). A apresentação do projeto ocorreu no Teatro Municipal Bruno Nitz, no evento “BC, uma fábrica de cenários”, voltado a empresários, profissionais dos setores audiovisual, turístico e comercial.

A cidade foi a primeira no Estado a ter uma Film Commission, organização que fornece assistência a projetos filmados ou gravados no município e atrai produções audiovisuais. Criada em 2013 por decreto municipal e vinculada à Fundação Cultural, a BC Filme visa trazer investimentos para o município por meio da atração de produções audiovisuais economicamente relevantes, que gerem emprego e beneficiem turismo, comércio e profissionais do audiovisual.

Pioneiro no Brasil, o projeto do Sebrae propõe, entre outras atividades, capacitação dos interessados na atração de produções audiovisuais e consultoria. A proposta prevê investimentos de R$ 250 mil. Desse montante, R$ 125 mil viriam do Sebrae, e o restante, de parceiros, que poderão ser, além da Prefeitura, a iniciativa privada e municípios da região. As ações do projeto serão elaboradas em conjunto entre os interessados após a formalização das parcerias. “Balneário Camboriú sempre sai na frente. Esse projeto vai ser importante para outras regiões começarem a desenvolver também uma Film Commission”, disse o coordenador estadual de carteira de projetos de negócios criativos do Sebrae, Jefferson Reis Bueno.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural, George Varela, o encontro teve o objetivo de compartilhar os caminhos que o município pretende seguir para retomar a BC Filme. Nesse ano, a organização apoiou as filmagens do curta “Asfixia”, providenciando o acompanhamento dos bombeiros em cenas no rio e no mar, a instalação de banheiros químicos nas locações, entre outras ações.

O “BC, uma fábrica de cenários” foi uma parceria entre Fundação Cultural, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Secretaria do Meio Ambiente, Convention Bureau, Sebrae-SC, Cultura e Esporte, Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina (Santacine) e Rede Catarinense de Film Commissions (Recafic).

________________________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural
(47) 3366-5325

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Celso Peixoto
(47) 3267-7022

www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Matérias similares

No related posts found.