Skip to content

Selecione o texto para escutar

Festa do Pescador iniciou com Arrasto de Camarão

Mais de 20 embarcações de pesca artesanal participaram do tradicional Arrasto do Camarão, que iniciou às 8h da manhã do último sábado (08). A atividade deu início a 30ª Festa do Pescador, que aconteceu na Colônia dos Pescadores no Bairro da Barra e faz parte do calendário comemorativo aos 53 anos de Balneário Camboriú.

Os pescadores aproveitaram para levar seus familiares e amigos junto para a celebração das festividades. Quem também prestigiou de dentro de uma das embarcações foi o prefeito Fabrício Oliveira. O prefeito parabenizou os pescadores por manter viva essa tradição por tantos anos. “A Barra é o primeiro Bairro desta cidade, a festa é um reflexo dessa tradição e a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural e Secretaria de Turismo não poderia deixar de dar todo apoio a este importante evento, que valoriza a pesca, e demonstra força na economia de nossa cidade”, destacou.

De acordo com o presidente da Colônia, Levi Elias Vicente, a ação é tradicional desde a primeira festa. “Não podemos perder as tradições de nossa comunidade. O arrasto, a pesca dão o sustento para a comunidade e é passado de geração em geração. Espero que isso dure mais 30 anos”, comentou Levi.

Um dos pescadores participantes o seu Maneca, já exerce a atividade há mais de 20 anos. Ele lamentou  que as condições do mar não estavam das melhores. “Com a maré muito alta, os camarões saem de suas localidades tradicionais e as redes não conseguem capturar os bichos”, explicou ele. O pescador também contou quanto tempo demora um arrasto, para dar um bom resultado. “Demora entre uma e uma hora e meia para termos um baita resultado, num ambiente bom pra pesca. Conseguimos pescar pra mais de 10 quilos de camarão em um dia”, contou ele.

30ª Festa do Pescador

A Festa do Pescador aconteceu durante o último final de semana, dias 08 e 9 de julho, com apresentações culturais, musicais e sorteio de brindes. Tainha, bolinho de peixe, casquinha de siri e camarão estiveram no cardápio da festa durante o almoço e o jantar. Também teve fritas, churrasco e salgados.  Às 19h30 aconteceu a escolha da “Rainha do Pescador”. O concurso contou com 12 participantes entre 13 e 17 anos, sendo moradoras do Bairro da Barra e a vencedora foi Kamilly Vitória. As concorrentes foram julgadas por oito jurados sendo autoridades e conhecedores do mundo da moda. O Baile ficou por conta da Banda Torre de Babel, especializada em em diversos ritmos.
No domingo, o evento começou às 9h, com um jogo de futebol amistoso entre os pescadores do bairro e uma equipe convidada. A música iniciou às 18h com o músico Ubiratan Matos, seguido às 19h30 com o Grupo de Música Gaúchesca, SEIFERTS – Trio Regionalista Gaúcho.

 

Fotos: Lilian Martins

 

Leia também

RESULTADO FINAL DO EDITAL Nº 003/2024 DE PERMISSÃO DE USO DE ESPAÇOS PÚBLICOS DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú divulga o Resultado do Edital nº 003/2024 de permissão de uso de espaços públicos da Fundação Cultural de Balneário Camboriú Download do resultado final
Read More

AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – LETREIRO “CULTURABC” FRENTE TEATRO

AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – LETREIRO “CULTURABC” FRENTE TEATRO INTERESSADA: FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Assunto: Comunicação de intenção de abertura de Processo de Dispensa de Licitação
Read More

LIC 2024 – Resultado FINAL

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú torna público o RESULTADO FINAL da fase de análise de mérito dos projetos culturais, findado o período recursal do Edital 013/2023 LIC Prêmio, que
Read More
Pular para o conteúdo