Espetáculo “Eloá – Lendas Indígenas” estreia no Teatro Bruno Nitz nesta sexta-feira

Espetáculo “Eloá – Lendas Indígenas” estreia no Teatro Bruno Nitz nesta sexta-feira

Com a proposta de mostrar a cultura indígena de uma forma diferente daquela idealizada nas escolas, o espetáculo teatral “Eloá – Lendas Indígenas” estreia no Teatro Municipal Bruno Nitz nesta sexta-feira (17), às 20h. A entrada é gratuita.

Patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), a peça será reapresentada no sábado (18), às 17h e às 20h, e no domingo (19), às 17h, também com entrada gratuita.

Eloá, personagem não indígena, passou a infância ouvindo o avô contar lendas e histórias. Historiador e viajante, o avô da menina conheceu aldeias e suas tradições. Na imaginação de Eloá, as lendas tornaram-se reais e o jardim de sua casa virou uma floresta. Depois de crescida, a personagem começa a contar as histórias que ouvia na infância.

O espetáculo foi escrito e produzido com base em pesquisas literárias e visitas a aldeias indígenas, museus e exposições. Entre os elementos cênicos da peça, estão cocar original, colares, pulseiras, cestarias, remo e instrumentos musicais como chocalhos e cuias, todos adquiridos na Aldeia Tupã Nhe’e Kretã, de Morretes (PR), Aldeia Guarani Mymba Roka, de Biguaçu (SC), e em lojas especializadas de São Paulo, de acordo com o proponente do projeto na LIC, Deyvid Kevitz, que também é produtor cultural, cenógrafo e figurinista do espetáculo.

“Nossa intenção é mostrar que o indígena não é aquela pessoa que as crianças aprendem na escola, que bate na boca, que fala ‘mim quer isso’, que anda nu no mato e caçando. Queremos mostrar que a cultura indígena é rica, que os indígenas são quem mais preservam a natureza, que são os maiores recicladores do meio ambiente, que não desperdiçam nada”, conta Kevitz.

O texto e a adaptação das lendas é de Fábio Aurélio Castilho. No elenco, estão Arielly Valentini, Fábio Castilho, Gaby Valentini, Regiane Coleraus e Thomas Torres. A direção geral está a cargo de Cleber Fabiano. A produção é da Cia Ler e Viver.

Agende-se:

O que: espetáculo teatral “Eloá – Lendas Indígenas”
Quando: sexta-feira (17), às 20h, sábado (18), às 17h e às 20h, domingo (19), às 17h
Onde: Teatro Municipal Bruno Nitz (Avenida Central, esquina com Rua 300 – Centro, Balneário Camboriú)
Quanto: Gratuito. Ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro.
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos

_______________________
Informações Adicionais:
Teatro Municipal Bruno Nitz
(47) 3344-1715
www.cialereviver.com.br
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu