FCBC organiza a Semana Farroupilha 2013

Sorteio tendas_Acampamento Farroupilha_2013_Foto_Vânia_de_Campos_FCBCA Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) promove de 14 a 21 de setembro  o 1º Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú, na Praça Higino Pio. O evento conta com o apoio dos CTGs Barra Mansa, Independentes da Querência e Estância Querência Gaúcha, dos grupos Charruas e Laçando a Tradição, e da Associação Gaúcha em Santa Catarina (Agasc).

Esta semana, o diretor de Eventos da FCBC, Paulo César Brito de Oliveira, sorteou  entre os grupos envolvidos as oito tendas que abrigarão os quitutes típicos do Acampamento Farroupilha. A programação cultural do evento,  em fase de finalização,  será divulgada na próxima semana. O diretor adianta, no entanto,  que haverá invernada artística, tertúlia, trovadores, mateada, missa crioula e bailes.  “Uma programação bastante rica para marcar este importante evento que é referência histórico-cultural para o Brasil”, afirma Paulo César.

SAIBA MAIS

Revolução Farroupilha
(Fonte: semanafarroupilha.com.br)

 As comemorações da Revolução Farroupilha relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais. O marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha. A data e o fato ficaram registrados na história como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de 10 anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

Mais informações
Paulo César Brito de Oliveira – (47) 9233.1614
(47) 3366.5325, das 13h às 19h

Matérias similares

No related posts found.