Teatro Bruno Nitz está com tarifas de ocupação com menor valor

Teatro Bruno Nitz está com tarifas de ocupação com menor valor

Para oportunizar a realização de mais espetáculos, o Teatro Municipal Bruno Nitz está com tarifas de ocupação mais baixas. A mudança nas taxas consta no novo regimento interno do Teatro. A alteração no regimento é uma reivindicação antiga de artistas e produtores e foi decidida em conjunto pela Fundação Cultural, direção do Teatro, Conselho Municipal de Política Cultural, membros da Comissão de Pauta do Teatro e representantes das câmaras setoriais.

Medida em Unidade Fiscal do Município (UFM), a tarifa de ocupação é paga quando o responsável por um espetáculo quer reservar uma data para apresentação ao público. Pelo novo regimento, na reserva do Teatro para um evento de produção local com cobrança de ingresso, deverá ser pago 1 UFM (R$ 274,75). No regimento anterior, o valor era equivalente a 2 UFMs (R$ 549,5). Já para eventos com ingressos gratuitos, produções locais e da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) estão isentos de taxa.

A redução maior refere-se aos espetáculos de produção nacional (de 10 UFMs para 3 UFMs). Uma novidade foi a inclusão de tarifa para eventos com produção internacional (6 UFMs), não previstos no regimento anterior. A tarifa de ocupação é parte constante da tarifa de participação, a qual é 10% da renda bruta proveniente da bilheteria de cada produção realizada.

“Além de atrair mais espetáculos locais e regionais, queremos que o Teatro seja rota de grandes produções estaduais, nacionais e internacionais. E queremos também facilitar o acesso do público aos espetáculos. Não tendo uma taxa tão alta, receberemos ainda mais produções e seguiremos fomentando e difundindo a cultura para todos”, comenta a diretora do Teatro Municipal Bruno Nitz, Potyra Najara.

Edital de ocupação será lançado na próxima terça-feira

Em 2017, o espaço, com 345 lugares, recebeu 83 apresentações de espetáculos. O Teatro destina-se prioritariamente a atividades artístico-culturais. O uso do espaço se dá por meio de edital de ocupação, lançado anualmente pela Fundação Cultural, e de datas remanescentes (que sobram após os agendamentos via edital de ocupação). Eventos da Fundação Cultural, da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), do Conselho Municipal de Política Cultural e das Câmaras Setoriais têm prioridade. Na terça-feira (27), dia em que o Teatro completa quatro anos, será lançado o edital de ocupação que definirá os espetáculos a serem apresentados de 1º de julho de 2018 a 30 de junho de 2019.

As mudanças no regimento constam no Decreto 8826, publicado em 30 de janeiro, e no Decreto 8856, publicado nesta quinta-feira (22), que alterou dispositivos do 8826. Os decretos podem ser lidos nestes links: https://goo.gl/j8Ly5V e https://goo.gl/WNRE6c .
____________________

Informações Adicionais:
Teatro Municipal Bruno Nitz
(47) 3344-1715
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Arquivo FCBC
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu