Nesta quinta-feira (25), professores de Arte da rede pública municipal de ensino de Balneário Camboriú participaram de uma formação no Arquivo Histórico e na Biblioteca Municipal Machado de Assis, que funcionam no mesmo prédio.
A formação foi em Arte Contemporânea, com foco em linguagens em alta em Balneário Camboriú, como o muralismo e o grafite. Durante a atividade, o arquiteto Murilo Trevisol, do movimento Open Street Gallery, falou sobre o papel transformador da arte no contexto urbano, mostrando casos de Balneário Camboriú, como as intervenções artísticas nas paredes e muros do Bairro da Barra e do Beco do Brooklyn, além de exemplos de outras cidades.
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú apresentou aos professores o site do Museu a Céu Aberto (MCA), o qual pode ser uma importante ferramenta no ensino da arte no município, com conteúdo disponível para ser utilizado de maneira transversal em diversas matérias, além da disciplina de arte. Acessando o site, os alunos conseguirão também identificar as obras de artes existentes no percurso casa-escola.
Na formação, os arte-educadores desenvolveram uma atividade prática, fazendo um estudo de um “lettering”, que é um tipo de grafite muito difundido na atualidade.
Sobre o Museu a Céu Aberto
Criado em 9 de maio de 2022, pela lei municipal nº 4.634, o Museu a Céu Aberto contém grafites, murais, esculturas, estátuas e monumentos. São cerca de 300 obras mapeadas, que podem ser observadas em um passeio pelas ruas da cidade. Inaugurado em setembro do mesmo ano, o MCA tem como proposta proporcionar experiências de arte e cultura em todos os cantos do município.
Administrado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o MCA rompe com as visões clássicas do museu. É um museu de território, com obras mantidas no seu contexto original, fazendo parte do cotidiano das pessoas. No fim de 2022, passou a integrar o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina.
As obras catalogadas podem ser encontradas por meio do site https://culturabc.com.br/museu. A população pode colaborar com o MCA, indicando obras ao ar livre no formulário disponível no site do museu.