29 de abril – Dia Mundial da Dança

29 de abril – Dia Mundial da Dança

O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.Ainda é desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil há pouco tempo atrás. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.

O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.
Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. No Brasil, estamos caminhando para o fortalecimento da dança no país com ações voltadas ao reconhecimento da profissão, direitos e deveres trabalhistas como, por exemplo, a aposentadoria por tempo de serviço. Os profissionais/artistas do Brasil ainda terminam sua carreira em péssimas condições de vida, porque o corpo padece de sua força e vitalidade, a memória fica mais lenta com o passar do tempo e isso vai diminuindo a capacidade de trabalho. Precisamos de uma política de amparo aos professores, coreógrafos e bailarinos que tanto se dedicaram a implantar a dança no País.
Por outro lado, as comissões nacionais, estaduais e municipais de dança estão empenhadas na construção de seus planos setoriais de dança para nortear a gestão pública e criar vínculos com um Sistema Nacional de Cultura como políticas de Estado, e não apenas dos Governos.

Bia Mattar, é integrante da comissão Nacional de Dança do Ministério da Cultura, já fez parte dos Conselhos Estadual e Municipal de Cultura, foi presidente da Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina e sempre esteve atuante nas discussões pertinentes ao profissionalismo, formação e políticas culturais para a área.

Toda esta ação tem a parceria do SESC, Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Projeto Oficinas (Balneário Camboriú), escolas e grupos de dança das cidades de Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú.

Agenda Cultural – 29/abril – terça 
| Aulas, apresentações e debates | 
15h – Sesc – Avenida Central, 360 | 
18h – Teatro Municipal Bruno Nitz, Avenida Central|

-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-

Texto/Bia Mattar
Foto do Núcleo Corpóreo/Eduardo Vespa
Mais informações/(47) 9262.6543/Bia Mattar

Flyer

núcleo corpóreo-crédito-Eduarda-Vespa

Matérias similares

No related posts found.