A FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ APRESENTA:

A FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ APRESENTA:

Pescadores são tema de exposição na Galeria Municipal de Arte

Começa nesta quarta-feira, 22 de julho, na Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú, a exposição fotográfica “Sal, sol, lá onde camba o rio”, do fotógrafo Leonel TedescoO nome da exposição faz alusão à versão açoriana (popular) ao nome da cidade. São 20 painéis com retratos de pescadores do Bairro da Barra e do Estaleiro. O patrocínio é da Lei de Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), por meio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

Para o autor da Exposição, fotógrafo Leonel Tedesco, a escolha do tema teve como foco a importância destes personagens na história da cidade. “Quando comecei a fotografar os pecadores e ouvir suas histórias de vida na terra e no mar, entendi que as rugas em seus rostos e pescoços,  se assemelham às árvores – que se sabe, nos anéis, a idade e as estações que passaram. Busquei captar isso nas imagens; no preto e branco a  fotografia é realista; os meios tons e contrastes fazem  saltar do papel a textura da pele envelhecida no sol, as expressões nos conduzem aos sentimentos. Busquei  trazer as rugas do rosto,  as veias nas mãos e a intensidade do olhar para contar suas histórias de homens do mar, curtidos pelo sol e curados no sal. Feito charques vivos”.  

Leonel destaca, ainda, que antigamente existia um papel fotográfico chamado Kodak Ektalure que reproduzia tons semi mate, usado muito para retratos. O tratamento das imagens desta exposição remete a este processo”, explica o artista.

Sobre o autor

Leonel Tedesco se apaixonou pela fotografia aos 16 anos, ainda em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Além de atuar com sucesso no mercado publicitário,  transita pela fotografia artística e ministra cursos para iniciantes e também cursos de aperfeiçoamento em técnicas mais avançadas para fotógrafos profissionais.

Serviço:

O que: Abertura da Exposição Fotográfica ““Sal, sol, lá onde camba o rio”.
Quando:  22 de julho, quarta-feira, às 19h
Onde: Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú. Avenida Central, esquina com a rua 300 

Mais informações e entrevistas
Dagma Castro – (47) 3264.1364 – 9149.5448

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Divulgação/Revisão: Vânia de Campos
Fotos: Leonel Tedesco
(47)3366.5325
culturabc.com.br
facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu

 

Matérias similares

No related posts found.