Alunos aplicam técnicas de stencil em parede de escola

Alunos aplicam técnicas de stencil em parede de escola

Uma parede da Escola Estadual Maria da Glória Pereira ganhou cores e desenhos na tarde de quarta-feira (31). Alunos usaram técnicas de stencil para fazer uma releitura da obra Operários, de Tarsila do Amaral, na parede, que fica em um corredor. A atividade na escola encerrou a Oficina de Formação Stencil Art, do projeto “Ideia Expressa”, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC). A oficina ocorreu em cinco escolas de Balneário Camboriú.

Derivado do grafite, o stencil é uma pintura criada com base em um molde. Em cada escola, os alunos tiveram três dias de oficinas gratuitas. No primeiro dia, os estudantes aprenderam a usar os instrumentos do stencil, como estilete, papel sulfite, suporte de madeira e tinta spray. No segundo, conheceram a sobreposição de matrizes e o uso de mais de uma cor. No último dia, aplicaram as técnicas em um muro.

“Os alunos desenvolveram o olhar apurado, o senso crítico e o senso de pertencimento à escola”, explica o professor de design Gustavo Russo, proponente do projeto “Ideia Expressa”.

A importância de interagir e de respeitar o espaço do outro também foi um dos focos da oficina. Na releitura de Operários, quadro que expressa o mundo do trabalho e a variedade racial dos brasileiros, a construção foi coletiva. A base eram várias cabeças, nas quais os estudantes fariam as suas intervenções.

Natan Magalhães, 16 anos, colocaria touca em um dos rostos, óculos em outro, bigode de Salvador Dalí, sobrancelhas de Frida Kahlo e o que mais lhe surgisse de inspiração.

“A obra simboliza as diferenças e as semelhanças que existem entre as pessoas”, disse o estudante do 3º ano.

Mateus Carvalho, 16 anos, quer aplicar as técnicas que aprendeu fora da escola.

“Pretendo fazer na parede do meu quarto e na minha bike”, contou Mateus, do 2º ano.

Em novembro, Russo planeja reunir os alunos que participaram das oficinas para a criação de painéis ao ar livre. A atividade será a contrapartida social do professor ao incentivo dado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú por meio da LIC.

____________________

Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3366-5325
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Celso Peixoto
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Matérias similares

No related posts found.