Skip to content

Selecione o texto para escutar

Artesanato com identidade cultural

Artesãos concluem formação pelo Sebrae
Inovação, crescimento, descoberta. Essas foram algumas das palavras usadas por artesãos de Balneário Camboriú para definir o curso de formação em Artesanato com Identidade Cultural ministrado pelo Sebrae/SC entre setembro de 2014 e março de 2015.
A entrega dos certificados reuniu o grupo na terça-feira (16) à noite, no Círculo Argentino, onde durante seis meses foi ministrado o treinamento pelas consultoras credenciadas Elga Moraes e Michele Laforga. Ao receberem o certificado, os artesãos colavam no mural a palavra escolhida e falavam sobre ela.
O curso foi a primeira ação do projeto “Revitalização dos Espaços Comerciais da Avenida da Lagoa e seu entorno”. Entre os objetivos, um deles é a proposta da efetivação da economia criativa como uma nova matriz econômica para Balneário Camboriú. Este projeto foi contratado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú junto ao Sebrae/SC, que após diagnóstico o adequou à realidade local.
O coordenador regional dos Projetos Coletivos do Sebrae, Celso Pirmann, destacou durante a cerimônia de entrega dos certificados que todos devem olhar para si como empreendedores, o que de fato são. E olhar para sua arte como produto cultural de valor. Dos 38 artesãos que concluíram o treinamento, 36 participaram do evento.
Durante o curso o grupo teve contato com oito temas voltados a promover a inovação:
· Conceitos do Artesanato
· Mercado: ‘Para quem eu vendo?’
· Iconografia – Referências Regionais: ‘No que eu me inspiro?’
· Desenvolvimento de Produto: ‘Como eu desenvolvo?’
· Formação de Preço: ‘Quanto vale o que faço?’
· Identidade Visual: ‘Como eu apresento meu produto?’
· Vitrinismo e Atendimento ao Cliente: ‘Minha Vitrine’
· Comercialização: ‘Como eu vendo meu produto?’
Para o presidente da Fundação Cultural, Anderson Beluzzo, não resta a menor dúvida sobre a pertinência do projeto. “Todos estão de parabéns. A criatividade, o comprometimento e o respeito por este projeto nos mostram que estamos no caminho certo e vem muito mais por aí”, completa Beluzzo.
Ao final da cerimônia, alguns artesãos apresentaram a evolução dos seus produtos, o que incluiu embalagem, etiqueta/assinatura, capricho, fotografias para divulgação na internet, identidade visual e identidade cultural, isso sem falar na beleza e riqueza de detalhes.
Mais informações
Anderson Beluzzo – (47) 9238.9407Prefeitura de Balneário Camboriú Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Vânia de Campos (Jornalista) – (47)3366.5325
vania.campos@balneariocamboriu.sc.gov.br

Leia também

Professores participam de formação sobre Arte Contemporânea

Nesta quinta-feira (25), professores de Arte da rede pública municipal de ensino de Balneário Camboriú participaram de uma formação no Arquivo Histórico e na Biblioteca Municipal Machado de Assis, que
Read More

Consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc é nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (24), a Fundação Cultural de Balneário Camboriú ouvirá a comunidade cultural e sociedade civil sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A consulta pública
Read More

LIC 2024 – Convocação de Suplentes

Considerando a publicação realizada no dia 12/04/2024 com o resultado final da fase de análise de mérito dos projetos culturais, findado o período recursal do Edital 013/2023 LIC Prêmio, em
Read More
Pular para o conteúdo