Artesãos de Balneário visitam feira do Sebrae em Florianópolis

Artesãos de Balneário visitam  feira do Sebrae em Florianópolis

Cerca de 30 artesãos de Balneário Camboriú estiveram em Florianópolis na manhã desta terça-feira, 27, visitando a 8ª Vitrine Sebrae – Aroma, Sabor e Arte Catarina. A feira começou em 16 de janeiro e segue até 8 de fevereiro no vão central do Beira-Mar Shopping. Como a Vitrine é aberta ao público somente a partir do meio-dia, artesãos de todo o estado que estão expondo e vendendo seus trabalhos na capital foram ao shopping neste período, exclusivamente para a troca de vivências com o pessoal de Balneário Camboriú.

A visita foi monitorada pelas consultoras Elga Moraes e Michele Laforga, ambas credenciadas pelo Sebrae e responsáveis por ministrar os workshops aos artesãos que participam do treinamento contratado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC). Este programa tem 12 meses de duração e começou em meados de 2014 envolvendo os seguintes grupos:

• Associação de Artesãos da Vila do Artesanato
• Comunidade Quilombola do Morro do Boi
• Instrutores da Escola de Arte e Artesanato
• Associação dos Artesãos da Barra
• Associação de Artesãos Mãos da Barra

O artista plástico e artesão João Alexandre Silva, presidente da Associação da Vila do Artesanato, classificou com produtiva a visita técnica à feira Aroma, Sabor e Arte Catarina. “É importante sair da rotina, conhecer a forma de trabalho de artesãos de outras regiões do estado, especialmente nesse momento em que passamos por esta formação buscando a profissionalização do nosso artesanato dentro do conceito da identidade cultural”, pontua João.

As consultoras do Sebrae explicam que os artesãos que hoje expõem seus trabalhos nesta feira, participam ou já participaram de treinamento técnico no órgão. Para que se habilitem a fazer parte da Vitrine Sebrae, que é anual, os trabalhos devem passar por uma curadoria que avalia a produção com base em diversos critérios. “Nesta edição temos produtos de várias regiões de Santa Catarina, entre o artesanato, artigos do agronegócio, higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, alimentos e bebidas”, destaca a consultora Michele Laforga.

O programa

Balneário Camboriú é uma cidade com identidade cultural, por isso a riqueza de suas origens e influências está sendo traduzida no artesanato criado pelos membros dos grupos que atuam na cidade. O resultado já se vê na produção dos artesãos que estão no programa e voltaram a se reunir na segunda-feira, 19. Os encontros semanais acontecem em duas turmas na sede do Círculo Argentino – rua Holanda, 150, bairro das Nações.

Mais informações
Guilhermina Stuker – (47) 3366.5325, das 13h às 19h

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Vânia de Campos (Jornalista) – (47) 3366.5325
Fotos: João Alexandre Silva
vania.campos@balneariocamboriu.sc.gov.br
culturabc.com.br  |  facebook.com/fundacaocultural
facebook.com/galeriamunicipaldearte  |  facebook.com/teatrobrunonitz

balneariocamboriu.sc.gov.br  |  facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu

Matérias similares

No related posts found.