Artista finaliza obra de arte nas paredes da pediatria do Hospital Ruth Cardoso

Artista finaliza obra de arte nas paredes da pediatria do Hospital Ruth Cardoso

As paredes da clínica pediátrica e da UTI Neonatal do Hospital Municipal Ruth Cardoso ganharam desenhos e cores pelas mãos do artista Fernando dos Santos Cardoso, conhecido como Nando. Concluída na semana passada, a arte feita em corredores, quartos e portas integra o projeto S.O.S Brincadeira ‐ Humanização Pediátrica Hospitalar, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú.

O projeto de humanização hospitalar surgiu com a experiência de vida do autor. O artista já fez trabalho voluntário levando brincadeiras a crianças internadas. Ele percebeu que o ambiente do setor de pediatria poderia ser melhor adaptado para receber os pequenos, com a criação de uma identidade infantil. Nando pretende estender a arte a outros setores do hospital, como a maternidade.

O tema das ilustrações é a preservação do meio ambiente, construído de forma lúdica. Estão retratados nas paredes do setor plantas e animais com rostos sorridentes, em cores como azul, verde, vermelho, rosa, amarelo, entre outras.

Os formatos dos desenhos e as cores foram pensados pelo artista para tornar o ambiente mais harmonioso. Os cenários e personagens têm formatos circulares. De acordo com Nando, o projeto usou a psicologia das cores na infância, que estuda de que maneira as cores podem impactar a mente da criança e proporcionar diferentes sensações.

“A psicologia das cores na infância é muito útil para entendermos como os pequenos são afetados pelos ambientes. Conhecer essas teorias pode ajudar a entender melhor como colaborar com o universo das crianças”, explica o artista.

_______
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: Vítor Hugo Serpa/PMBC
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Matérias similares

No related posts found.