Artista finalizará obra de arte no palco do Teatro Bruno Nitz

Artista finalizará obra de arte no palco do Teatro Bruno Nitz

ediomar-artista-21-10-16-foto-celso-peixoto-4-copy

Para aproximar a arte do público, o artista Ediomar Baleste Luzia finalizará sua pintura a óleo no palco do Teatro Municipal Bruno Nitz, em Balneário Camboriú. A intervenção de Ediomar ocorrerá em 3 de novembro, às 20h, e vai durar cerca de uma hora. O ato será um vernissage no sentido original da palavra, ou seja, o artista passará verniz na obra “Paraíso”, uma releitura de “Il Paradiso”, do italiano Jacopo Tintoretto (1518-1594).

Termo frânces, vernissage significa envernizamento. Além de proteger a obra, o verniz tem a propriedade de uniformizar o brilho e saturar as cores da pintura, tornando-a vívida e com aspecto de tinta fresca. Com os passar dos anos, vernissage passou a ser definido como a pré-estreia de uma exposição de arte para convidados especiais. No entanto, nos séculos passados, artistas convidavam os amigos para auxiliarem na finalização de suas criações. É essa tradição que o pintor quer resgatar.

“A pintura está afastada das pessoas. Fica a impressão de que a obra é uma relíquia, algo distante e quase incompreensível. Minha intenção é trazer o público para perto e celebrar a arte, que leva tanto tempo para ficar pronta”, explica o autor, integrante da Câmara Setorial de Artes Visuais de Balneário Camboriú.

Ediomar trabalhou durante um ano na pintura, a qual foi uma encomenda. “Paraíso” tem 119 personagens, 2,50 metros de comprimento e 1,40 metro de altura. Para a releitura do quadro do século 16, Ediomar usou o pensamento contemporâneo.

Durante o acabamento do quadro, o autor conversará com o público sobre a pintura. Ele contara com a ajuda da artista e sua mentora, Evelina Ana Carrajola, para envernizar a tela. A entrada no teatro é gratuita.

Mais informações pelos fones (47) 9704-2572 e (47) 2125-6321 e pelo e-mail ediomarbalesteluzia@gmail.com.

 

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural
Texto: Silvana de Castro (jornalista)
Foto: Celso Peixoto/ Divulgação FCBC e Ediomar Luzia
Assessoria de Comunicação: (47) 3366-5325

www.culturabc.com.br

facebook.com/fundacaocultural

www.balneariocamboriu.sc.gov.br

facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu

instagram.com/prefbc

Matérias similares

No related posts found.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *