Árvores da Praça Bruno Nitz serão substituídas

Árvores da Praça Bruno Nitz serão substituídas

Dois ingazeiros (Inga edulis) serão removidos dos canteiros da Praça Bruno Nitz, em frente ao Teatro Municipal, por estarem condenados. O laudo feito por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente aponta que as duas árvores estão contaminadas por fungos e parasitas, “o grau de contaminação é avançado e, por isso, não há mais chances de recuperação”, diz um trecho do parecer.

Os dois exemplares serão removidos do local, onde vão ser plantadas duas novas árvores, ainda jovens (cerca de dois metros de altura) saudáveis e viçosas, da espécie Pau-Ferro (Caesalpinia leiostachya). Para evitar nova contaminação, todo o solo do canteiro será substituído.

A coordenadora da Fundação Cultural, Taís Braga, explica que a maior preocupação com a condenação das árvores é o risco de queda em caso de ventos muito fortes, o que poderia ferir pedestres. “Por este motivo a substituição será feita já nos próximos dias por equipe do Departamento de Paisagismo da Secretaria de Obras”, informa Taís.

Sobre o Pau-Ferro
(Fonte: Raquel Patro/ Jardineiro.net)

O pau-ferro é uma árvore nativa da Mata Atlântica. A copa é arredondada e ampla, com cerca de 6 a 12 metros de diâmetro. O porte é imponente, atingindo de 20 a 30 metros de altura. O tronco apresenta 50 a 80 cm de diâmetro. Ele é claro, marmorizado, liso e descamante, o que lhe confere em efeito decorativo interessante.

A floração ocorre no verão e outono. As flores são amarelas, pequenas, e de importância ornamental secundária. Os frutos são vagens duras que amadurecem no inverno. Parte dos frutos cai, enquanto que uma boa parte ainda permanece na planta, formando um banco de sementes aéreo. O pau-ferro é muito visado para o paisagismo por suas características ornamentais e de sombreamento. Apesar do porte, não possui raízes agressivas, o que é um fator importante para a arborização urbana.


Mais informações
Taís Braga – Galeria Municipal de Arte – 3264.8734, das 13h às 19h

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Vânia de Campos (jornalista)
(47) 3366.5325, das 13h às 19h
culturabc.com.br  |  facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br

Matérias similares

No related posts found.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *