Balneário Camboriú Criativo é apresentado para o Sebrae/SC

Balneário Camboriú Criativo é apresentado para o Sebrae/SC

O projeto do Balneário Camboriú Criativo (BC Criativo) foi apresentado na semana passada ao Sebrae/SC, em Florianópolis. Vinculado à Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) e criado em 2015, BC Criativo pretende fortalecer a economia criativa no município, a qual inclui a indústria cultural e áreas como a de design, moda, publicidade, arquitetura, entre outras.

“Nossa estratégia é formar parcerias no Estado para o desenvolvimento desse setor da economia”, diz o presidente da FCBC, Anderson Beluzzo, sobre o intuito do encontro com o Sebrae, ocorrido em 24 de novembro.

Na conversa com membros do Sebrae, Beluzzo foi informado de que a entidade quer focar na economia criativa de Santa Catarina nos próximos dois anos. De acordo com a analista técnica do Sebrae, Simone Amorim Cabral, o projeto Redes Criativas prevê uma série de ações nesse sentido, que começa com análises das empresas do setor. O objetivo do projeto é posicionar as regiões do Estado como polo de economia criativa. O Sebrae estuda também a possibilidade de começar o atendimento por empresas de Balneário Camboriú. Ou seja, o município pode ser um dos primeiros a receber o Redes Criativas, principalmente por já ter ações na área da economia criativa.

Para ser implantado, o projeto do Sebrae/SC precisa ainda ser aprovado pelo Sebrae Nacional.

Além de Beluzzo e Simone, participaram da reunião o vice-presidente de Relação Institucionais da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), José Santos Pereira, representando o setor empresarial, o artesão João Alexandre Silva, representando os agentes culturais, e a vice-presidente de Turismo da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Magda Bez. Eles foram recebidos pelo gerente da Unidade de Atendimento Coletivo, Roberto Tavares de Albuquerque, e pelo diretor administrativo Financeiro, Sérgio Fernandes Cardoso, ambos do Sebrae/SC.

Saiba mais

O que é o Balneário Camboriú Criativo (BC Criativo)?

Vinculado à Fundação Cultural de Balneário Camboriú e criado em 2015, BC Criativo objetiva articular e acompanhar a implantação de políticas públicas para o fortalecimento da economia criativa, diversificando a matriz econômica de Balneário Camboriú. O BC Criativo atua por meio das câmaras técnicas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Livro e Leitura, Artesanato, Comunicação e Eventos, Design, Patrimônio Cultural, Fotografia, Música, Arquitetura.

Fazem parte do Conselho Gestor do BC Criativo representantes dos setores público e privado, entidades empresariais, empreendedores criativos e entidades de ensino.

A partir do Balneário Camboriú Criativo estão sendo criados mecanismos de planejamento, fomento e financiamento para o desenvolvimento do setor criativo, de forma afinada com o Plano Municipal de Cultura. O Conselho Gestor é composto por representantes dos segmentos:

Poder Público – Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária

Entidades empresariais – Acibalc/Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e AMPE-BC – Associação de Micro e Pequenas Empresas Empreendedoras Individuais de Balneário Camboriú

Entidades de ensino – Faculdade Avantis, Universidade do Vale do Itajaí/Univali, Instituto Federal Catarinense/IFC e Serviço Social do Comércio/Sesc)

Empreendedores criativos – Câmaras setoriais de Fotografia, Audiovisual e Artesanato

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural
Texto: Silvana de Castro (jornalista)
Foto: Divulgação FCBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3366-5325

www.culturabc.com.br

facebook.com/fundacaocultural

www.balneariocamboriu.sc.gov.br

facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu

instagram.com/prefbc

Matérias similares

No related posts found.