Balneário Camboriú será palco do 1º Sol Rindo – Festival de Palhaçaria

Balneário Camboriú será palco do 1º Sol Rindo – Festival de Palhaçaria

Evento será realizado de 14 a 18 de novembro no Teatro Municipal, praças e pontos de  ônibus da cidade

 

De 14 a 18 de novembro Balneário Camboriú será palco de muita alegria. As risadas serão proporcionadas pelo 1º Sol Rindo – Festival de Palhaçaria de Balneário Camboriú.  O evento, idealizado e realizado pelas Palhaças e Produtoras Culturais Bruna Pierami e Monique Neve – sócias da Primo Atto Produções e da Cia As Mareadas – e por Bia Alvarez – Palhaça Everline Flore e Bia Alvarez Produções, contará com uma programação bastante extensa, composta por oficinas, espetáculos, debates, vivências e muito mais.

Ao total serão 10 espetáculos apresentados gratuitamente em praças, ônibus e no Teatro Municipal Bruno Nitz. O Festival conta com artistas e grupos de renome, como Palhaça Barrica (Chapecó/SC), Cia Traço Teatro (Florianópolis/SC), Cia Palhaça Sem Lona (Porto Alegre/RS), Tenha dó Trio (Florianópolis/SC), Cia de la Curva (Chapecó/SC), Circo S/A (Curitiba/PR), Fabiano Peruche (Chapecó/SC), além do Teatro da Mafalda com a Palhaça Mafalda Mafalda (São Paulo/SP), uma das grandes expoentes da palhaçaria feminina do Brasil. Durante todo o evento também haverá duas exposições no hall do Teatro Municipal Bruno Nitz: PalhaçoGráfica UNU MUNDUS, da fotógrafa Samira Lemes (Palhaça Marisa) e Vejo Palhaços, da artista Tatiane Hardt (Palhaça Tita Tinta).

O 1º Sol Rindo tem como objetivo promover, difundir e fomentar a linguagem da palhaçaria no cenário cultural de Balneário Camboriú.
De acordo com as organizadoras, os grandes focos do Festival são: realizar um festival de palhaçariamisto, onde a mulher palhaça esteja em evidência profissional; criar um ambiente de debate, de construção e formação da linguagem artística da palhaçaria entre artistas e comunidade; promover o encontro entre artistas e o público; criar ambientes que fomentem o intercâmbio entre artistas locais e de outras regiões do Estado e do País; inserir Balneário Camboriú na rota dos festivais de palhaçaria do País, marcando o calendário da cidade com a realização anual do Festival; ocupar mais espaços com espetáculos, além do teatro, das praças e do transporte público.

“Atualmente o movimento artístico cultural da palhaçaria tem se fortalecido e se expandido por meio de intervenções, espetáculos, oficinas, mostras, encontros e festivais específicos desta linguagem em todo o Brasil. Para que Balneário Camboriú não fique de fora, desejamos agregar à cidade este roteiro de festivais, que tem trazido arte para a comunidade de forma expressivamente humana, reflexiva e com forte apelo social. Somos Palhaças e acreditamos no riso como forma de bem viver. A realização do Festival é uma maneira de expandir isso à máxima potência”, resume a equipe organizadora.

O 1º Festival Sol Rindo – Festival de Palhaçaria de Balneário Camboriú, é um projeto da Cia As Mareadas e da Primo Atto Produções. Conta com o apoio da MeroAcidentePalhaçaria e é patrocinado pela LIC – Lei de Incentivo a Cultura de Balneário Camboriú 2018. As apresentações são gratuitas, mas a organização conta com a colaboração dos espectadores na doação de 1kg de alimento não perecível. Os mantimentos serão doados para entidades assistenciais.

 

As realizadoras:

Bruna Pierami – atriz, palhaça, cantora e produtora cultural. Sócia proprietária da Primo Atto Produções e Cia As Mareadas, em Balneário Camboriú/SC.

Monique Neves – atriz, palhaça e produtora cultural. Sócia proprietária da Primo Atto Produções e Cia As Mareadas, em Balneário Camboriú/SC.

Bia Alvarez – atriz, palhaça e produtora cultural. Sócia proprietária do grupo MeroAcidente! Palhaçaria e Bia Alvarez Produções em Joinville/SC. Idealizadora e realizadora dos Encontros de Palhaç@s de Joinville/SC (2016 e 2017).

Confira a programação dos espetáculos:


Dia 14/11/2018 (quarta-feira)

 

Espetáculo: Bem-Te-Vida Marmota
Grupo: Palhaça Sem Lona – Porto Alegre/RS e Alto Paraíso de Goiás/GO
Horário: 15h
Local: Casa Linhares/Praça do Pescador – Barra
Duração: 50min
Classificação: livre
Entrada: gratuita (contribuição: 1kg de alimento não perecível)

Sinopse: Espetáculo solo de palhaça livremente inspirado na obra: “Memórias inventadas, as infâncias de Manoel de Barros”. A Palhaça Marmotta aporta em um novo lugar acompanhada de seu fiel companheiro Tumtum. Juntos, eles buscam um lugar especial onde Tumtum possa ganhar a sua liberdade de volta. Diante da separação anunciada, Marmotta revive memórias e busca na relação com o público a força que precisa para cumprir sua missão. Um espetáculo cômico e delicado sobre o que nos torna humanos. Um brinde ao ridículo de nós mesmos!

Ficha Técnica:
Elenco: Lia Motta – Palhaça Marmotta
Direção: Fernanda Beppler
Orientação palhacística e dramaturgia: Esio Magalhães
Adereços: Clarice Feres
Cenografia: Carlos Alexandre e Lia Motta
Figurino: Ceciliana Aires
Arte gráfica: Maurício Quadros
Produção: Cia Palhaça Sem Lona

 

Espetáculo: O Segredo de Giselle
Grupo: Palhaça Barrica – Chapecó/SC
Horário: 20h30
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz
Duração: 40min
Classificação: 12 anos
Entrada: gratuita (contribuição: 1kg de alimento não perecível)

Sinopse: Depois de ter sobrevivido a uma infância onde seus sonhos eram desestimulados pela rigidez dos padrões e das expectativas alheias, Barrica assume na sua vida adulta, uma postura que a coloca sempre em segundo plano. Mas é chegado o dia em que a última gota d’água enche o copo da sua acomodação, humilhação e submissão em relação à vida e aos outros. Nesse momento, Barrica assume as rédeas da sua vida, toma suas próprias decisões e se arrisca a receber novos julgamentos sobre a sua performance, porém, agora, muito mais segura de si. A história da palhaça vai se construindo e se destruindo paralelamente ao Ballet “Giselle”, que é sua grande inspiração.

Ficha Técnica:
Elenco: Michelle Silveira – Palhaça Barrica
Direção artística: Lily Curcio – Seres de Luz Teatro
Ideia original: Gardi Hutter
Figurinos: Lily Curcio e Michelle Silveira
Pesquisa musical: Lily Curcio, Michelle Silveira e Vinicius Bouckhardt
Iluminação: Flávio Andrade
Técnico de som e luz: Vinicius Bouckhardt
Criação da boneca: Guilherme Pires
Voz em off: Lily Curcio
Projeto gráfico: Miguel Vassali
Cenografia: Lily Curcio, Michelle Silveira e Vinicius Bouckhardt
Fotos: Janaína Schvambach
Produção: Michelle Silveira – Palhaça Barrica

 

Dia 15/11/2018 (quinta-feira)
Espetáculo: Na Catraca – O Caixeiro
Grupo: Cia. Essaé – Joinville/SC
Horário: 15h
Local: Ônibus Expresul – linha 105/1, com saída da rodoviária às 15h05 e saída da Barra Sul às 16h10
Duração: 30min
Classificação: livre
Entrada: gratuita (contribuição: 1kg de alimento não perecível). A cobrança da passagem de ônibus será normal.

Sinopse: “Kaulin” é um caixeiro viajante com a peculiaridade de trocar objetos inusitados, carregados de histórias, por diamantes pessoais. O espetáculo “Na Catraca” leva peças Clownescas para além do espaço convencional dos palcos e picadeiros, buscando utilizar o próprio universo do transporte coletivo, como mote para a construção de trabalhos.  As propostas têm espaços de improvisação, comicidade, interação e levam em conta todas as especificidades deste ambiente: como a rotatividade do público, ruídos, intinerância e pluralidade. O espetáculo dentro do ônibus abre possibilidades de uma pausa ao ser maratonista contemporâneo e tecnológico.

Ficha Técnica:
Elenco: Jackson Amorim – Palhaço Kaulin
Concepção: Cia de La Curva] Direção: Fernando Perri
Dramaturgia: Pericles Anarkos e Manon Alves
Figurinos: Marlon Zé

 

Espetáculo: Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras
Grupo: Teatro da Mafalda – São Paulo/SP
Horário: 20h30
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz
Duração: 60min
Classificação: 14 anos
Entrada: gratuita (contribuição: 1kg de alimento não perecível)


Sinopse:
 Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras conta a história de Mafalda Mafalda (sim, o nome é duplo mesmo!), uma artista de cabaré banida pelo seu público após uma apresentação mal sucedida com uma tal “platéia do lado de lá”.O espectador, considerado “o público do lado de cá”, por meio de flashbacks reais e também pelo depoimento da protagonista têm acesso a uma realidade deturpada dos fatos. Porém, o espectador logo acaba sabendo que algo mais grave se passou na fatídica apresentação. Algo que envolve o uso de uma tesoura, de tomates e de um pesadíssimo tamanco do Dr. Scholl, acabando por constituir um assombroso caso de polícia.

Sabemos que Mafalda perdeu a simpatia de seu público anterior. E obviamente não vai querer que o mesmo ocorra com sua nova plateia. Então ela vai se servir de todos os artifícios para convencer o público e também um taciturno inspetor de polícia de que ela é inocente e só estava realizando o seu trabalho.

Em Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras somos conduzidos a um divertido jogo de enigmas que vai aos poucos contando quem é Mafalda Mafalda e o que de fato aconteceu com ela. O público jovem e adulto, a quem é destinado esse espetáculo, é convidado ao riso, nesta comédia de suspense e mistério, recheada de humor negro.

Tomates, Tamancos e Tesouras oferece um olhar feminino sobre um universo que costuma ser atribuído aos homens: o sombrio universo do crime, das armas, do cigarro, da bebida e dos inspetores de polícia.

Ficha Técnica:
Roteiro e concepção: Andréa Macera e Rhena de Faria
Atuação: Andréa Macera
Direção: Rhena de Faria
Iluminação: Melissa Guimarães
Figurino: Daniel Infantini
Cenário: Abel Saavedra
Operação de trilha sonora e iluminação: Eduardo Brasil
Produção: Teatro da Mafalda

 

Dia 16/11/2018 (sexta-feira)

Espetáculo: Cabaré Cômico
Grupos: Palhaça Everline Flore (Joinville/SC), Circo Pirata Show (Balneário Camboriú/SC),RestaNóis Cia Livre de Teatro (Camboriú/SC), Cia Circo-Íris (Canelinha/SC) e Risas y Rebeldia (Curitiba/PR)
Horário: 18h
Local: Praça Bruno Nitz
Duração: 60min
Classificação: livre
Entrada: gratuita (contribuição: 1kg de alimento não perecível)

Sinopse: Um “Cabaré Cômico” de palhaçaria reúne diversas esquetes cênicas cômicas e um mix de boas risadas para a todo o respeitável público, coordenadas pela Cia. Circo S/A (Curitiba/PR), juntamente com os artistas convidados: Palhaça Everline Flore (Joinville/SC),Circo Pirata Show (Balneário Camboriú/SC), RestaNóis Cia Livre de Teatro (Camboriú/SC), Cia Circo-Íris (Canelinha/SC) e Risas y Rebeldia (Curitiba/PR).

Ficha Técnica:
Coordenação: Palhaço Alípio (Curitiba/PR)
Participação: Circo Pirata Show (Balneário Camboriú/SC), Resta Nóis (Camboriú/SC), Circo Íris (Canelinha/SC) e Risas y Rebeldia (Curitiba/PR)

 

Espetáculo: Tenha Dó Pocket Show
Grupo: Palhaça Flor, Palhaça Lynda Collapso e Palhaço Boró – Florianópolis/SC
Horário: 20h30
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz
Duração: 60min
Classificação: 12 anos
Entrada: gratuita (contribuição: 1kg de alimento não perecível)

Sinopse: O grande dia chegou! Depois de anos de ensaio a dupla Flor e Lynda Collapso e o músico Boró vão finalmente apresentar o seu primeiro espetáculo: Tenha Dó Pocket Show! Para a estreia prepararam um repertório especial, clássicos da infância. Os três palhaços cantam e interpretam músicas infantis e cantigas populares como você nunca viu antes. Tudo poderia ser perfeito… se eles não fossem palhaços. Será essa a primeira e última apresentação do Tenha Dó Pocket Show?

Ficha Técnica:
Ideia original: Rhaisa Muniz
Direção e atuação: Gabriela Leite (Flor), Márcio Momesso (Boró), Rhaisa Muniz (Lynda Collapso)
Assessoria palhacística: Greice Miotello (Traço Cia. de Teatro)
Assessoria musical: Barbara Biscaro
Concepção e operação de luz: Marcos Klann
Figurino, cenário e dramaturgia: o grupo
Arte gráfica: Daniel Olivetto
Fotografia e vídeo: Cristiano Prim
Produção: Rhaisa Muniz

 

Dia 17/11/2018 (sábado)

Espetáculo: Circo S/A – O Circo Sobrinha e Alípio
Grupo: Palhaça Sombrinha & Palhaço Alípio – Curitiba/PR
Horário: 18h
Local: Praça Bruno Nitz
Duração: 50min
Classificação: livre
Entrada: gratuita (contribuição: 1kg de alimento não perecível)

Sinopse: “A simplicidade é o último grau de sofisticação” – Van Gogh. A poética de S de Sombrinha e A de Alípio. Assim nasceu o lúdico espetáculo ‘Circo S/A’, reunindo ampla pesquisa em pura palhaçaria, onde a graça resplandece por meio do estado de graça da essência do palhaço.  Através da simplicidade, Alípio e Sombrinha representam um pequeno circo, onde o virtuosismo cede lugar à brincadeira, com malabarista, domador e mágico.  Indicado não somente para crianças, mas também para a revitalização das crianças interiores dos adultos e a celebração do encantamento com a vida.

Ficha Técnica:
Elenco e direção: Rafael Barreiros e Milene Dias
Figurino, maquiagem, cenário e sonoplastia: Rafael Barreiros e Milene Dias
Auxiliar de produção: Lauro Monteiro
Operação de som: LilithPetzet

 

Espetáculo: Provisoriamente não cantaremos o amor
Grupo: Cia Traço Teatro – Florianópolis/SC
Horário: 20h30
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz
Duração: 1h40
Classificação: 14 anos
Entrada: gratuita (contribuição: 1kg de alimento não perecível)

Sinopse: O que acontece quando três sacerdotes do riso, três xamãs da bobagem, três ofertantes do coração se juntam para fazer o mundo girar? O que acontece quando três camicases do amor saltam do abismo para cair fora dele e plantar a possibilidade de enterrar aquilo? Aquilo que para o mundo, aquilo que para os corações, aquilo que para a alegria e a vontade de ser feliz. O que acontece se, de repente, o público se torna protagonista? Então, o fogo da cerimônia é aceso, a luz em nosso peito é acesa e o mundo volta a girar. Onde a cachaça acende a festa, a maraca chama o espírito e o riso convoca o presente, aqui e agora, os palhaços fazem uma festa, a dança da vida.

Ficha Técnica:
Direção: Ivan Prado
Assistente de direção: Gabi Leite
Palhaços: Débora Matos, EgonSeidler e Greice Miotello
Figurino e objetos de cena: Ana Pi e Zilá Muniz
Iluminação: Dodô Giovanetti
Operador de luz: Leandro Lunelli
Texto: Criação Coletiva

 

Dia 18/11/2018 (domingo)

Espetáculo: Avoando e Cantando e Seguindo o Coração
Grupo: Cia As Mareadas – Balneário Camboriú/SC
Horário: 15h
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz
Duração: 55min
Classificação: livre
Entrada: gratuita (contribuição: 1kg de alimento não perecível)

Sinopse: Presas entre as quatro paredes de um monótono e entediante escritório, Sollí e Sorella estão programadas para uma rotina atordoante, opressiva, mecânica e sem vida. Cansadas de estar em um sistema controlador, as palhaças resolvem mudar suas trajetórias completamente. Onde o destino revela surpresas e novas ideias que podem transformar o ambiente e o rumo de suas vidas através da arte, da imaginação e da liberdade.

Ficha Técnica:
Elenco: Bruna Pierami – (Palhaça Sollí) e Monique Neves – (Palhaça Sorella)
Direção geral: Lia Motta
Direção musical: HedraRockenbach
Operação técnica: Ariadne Ramoniga e Miriam Ramoniga
Figurino: Monique Neves
Cenografia: Lia Motta, Monique Neves, Bruna Pierami e Mari Nardes
Produção: Primo Atto Produções

 

Espetáculo: Clóv´s o Internacionável
Grupo: Cia Teatro Lá Nos Fundos – Criciúma/SC
Horário: 18h
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz
Duração: 55min
Classificação: livre
Entrada: gratuita (contribuição: 1kg de alimento não perecível)

Sinopse: Falastrão e exigente “como todo o astro deve ser” (palavras do próprio artista) e que tem em seu público um parceiro ideal, público este que tem “o privilégio de ter sido escolhido para assisti-lo”, um privilégio para poucos, o mais internácionável dos internacionáveis, Clóv’s, em sua última apresentação de uma turnê mundial, mostrará sua grandiosa composição musical. Esplendorosamente magnânimo como só ele mesmo sabe ser O InternacionávelClóv’s fará dos instantes que antecedem a apresentação da composição musical um divertido jogo onde palhaço e a plateia conduzem juntos o espetáculo.

Ficha Técnica:] Autor e elenco: Fabiano Peruchi
Direção: Fabiano Peruchi e Márcio Libar

 

Programação de oficinas/encontros:

 

Dia 14/11/2018 (quarta-feira)

8h30 às 12h30
Oficina: Palhaço…um ofício!
Com Andréa Macera – Teatro da Mafalda –
São Paulo/SP
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz

16h30 às 18h30
Encontro da Rede Catarina de Palhaças –com Andréa Macera – Palhaça Mafalda Mafalda (São Paulo/SP) – Organizadora da Rede Brasileira de Mulheres Palhaças
Local: Casa Linhares

 

Dia 15/11/2018 (quinta-feira)

8h30 às 12h30
Oficina: Palhaço…um ofício!
Com Andréa Macera – Teatro da Mafalda -São Paulo/SP
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz

18h
Roda de conversa sobre espetáculos: Bem te-vida – Marmotta (Cia Palhaça Sem Lona/RS) e O Segredo de Giselle (Palhaça Barrica – Chapecó/SC)
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz

 

Dia 16/11/2018 (sexta-feira)

8h30 às 12h30
Oficina: Palhaço…um ofício!
Com Andréa Macera – Teatro da Mafalda – São Paulo/SP
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz

15h
Roda de Conversa sobre Espetáculos: Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras (Teatro da Mafalda – São Paulo/SP) e Na Catraca (Cia Essaé – Joinville/SC)
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz

Dia 17/11/2018 (sábado)

15h
Roda de Conversa sobre espetáculos:
Tenha dó PocketShow (Palhaça Lynda Collapso, Palhaça Flor, Palhaço Boró – Florianópolis/SC), Cabaré Cômico (Risas y Rebeldia – Curitiba/PR, Circo Pirata Show – Bal Camboriú/SC, Cia Circo-íris – Canelinha/SC, Resta Nóis – Camboriú/SC)
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz

 

Dia 18/11/2018 (domingo)

10h
Roda de Conversa sobre os espetáculos: Circo S/A – O Circo de Sombrinha e Alípio (Palhaça Sombrinha e Palhaço Alípio – Curitiba/PR) e Provisoriamente não Cantaremos o Amor (Cia Traço Teatro – Florianópolis/SC)
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz

19h
Roda de conversa sobre os espetáculos: Avoando e Cantando e Seguindo o Coração (Cia As Mareadas – Balneário Camboriú/SC) e Clovs, o Internacionável (Cia Teatro Lá Nos Fundos – Criciúma/SC)
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz

 

Exposições (hall do Teatro Municipal Bruno Nitz):

– Exposição PalhaçoGráfica UNU MUNDUS, da fotógrafa Samira Lemes (Palhaça Marisa)
– Exposição de desenhos Vejo Palhaços, da artista Tatiane Hardt (Palhaça Tita Tinta).

Serviço:

O quê? 1º Sol Rindo – Festival de Palhaçaria de Balneário Camboriú
Quando? De 14 a 18 de novembro/2018
Onde? Teatro Bruno Nitz e espetáculos de rua (Praça da Cultura e dentro dos ônibus)
Debates
 sobre os espetáculos: abertos ao público.
Entrada: gratuita (contribuição: 1kg de alimento não perecível)


Assessoria de Imprensa:
Santa Cultura Comunicação Criativa
Sandra Moser e Taísa Rodrigues
Tel.: (47) 99242-6229 / (47) 98864-3373
sandra@santacultura.com.br/taisa@santacultura.com.br
facebook.com/santacultura
www.santacultura.com.br

Matérias similares

No related posts found.