BC Criativo é lançado no 4º Encontro Empresarial da Acibalc

BC Criativo é lançado no 4º Encontro Empresarial da Acibalc

A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú, a Acibalc, promove nesta quinta e sexta-feiras (9 e 10) o seu 4º Encontro Empresarial. Estão previstas palestras, almoço e rodada de negócios. Na sexta-feira, ao meio-dia, o prefeito Edson Piriquito formaliza o lançamento do BC Criativo. Trata-se de uma espécie de rede colaborativa que atua por meio de um Conselho Gestor que representa os setores público e privado, entidades empresariais, empreendedores criativos e entidades de ensino.

“A pactuação da Economia Criativa é um passo fundamental para que Balneário Camboriú assuma sua condição de protagonista nacional e internacional no âmbito da economia criativa, ao lado de outras cidades da região”, explica Anderson Beluzzo, presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

A economia Criativa está em forte crescimento no mundo todo. A Indústria Criativa já representa uma parcela significativa da economia brasileira, a ponto de ter sido criada a Secretaria de Economia Criativa no âmbito do Governo Federal. Somente a indústria audiovisual representa 0,46% do PIB brasileiro atualmente, números que a tornam maior que as indústrias farmacêutica (0,40%) e têxtil (0,33%).

Em recente pronunciamento, o presidente da Funarte, Francisco Bosco, ponderou que a cultura pode se revelar uma alternativa para a diversificação da economia brasileira, ‘dependente ainda do mercado de commodities e suas variações enquanto a ONU (Organização das Nações Unidas) estima que o setor criativo já responde por 7% do PIB mundial’.

“A Sessão de Negócios programada para a manhã de sexta-feira, pela primeira vez já vai começar com cerca de 10% de representantes da economia criativa e isso nos dá muito entusiasmo. Esta iniciativa cumpre uma diretriz do Plano Municipal de Cultura (em fase de conclusão) e também foi desenvolvida por determinação do prefeito Edson Piriquito. O desafio foi proposto pelo prefeito para que apresentássemos uma proposta de diversificação da matriz econômica de Balneário Camboriú e estamos na vanguarda, acompanhando a tendência mundial”, acrescenta Beluzzo. 

Mais informações
Anderson Beluzzo – (47) 9238.9407

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Vânia de Campos (jornalista)
(47) 3366.5325, das 13h às 19h
culturabc.com.br  |  facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br

Programação Oficial
Texto Acibalc

Reunir o empresariado em uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento e melhorar o network, comemorando o aniversário da entidade que, em 2015, completa 13 anos, é o objetivo da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú com o Encontro Empresarial, que será realizado no Hotel Sibara Flat e Convenções nos dias 9 e 10 de julho.

Com uma programação especial o tema central do evento será Sustentabilidade, que no dia 9, quinta-feira, tem inicio às 20h15 com a palestra de Mauro Passos, Presidente do Instituto Ideal abordando a “Sustentabilidade: O desafio da década”.

No segundo dia de evento, sexta-feira, 10, o Sebrae realiza às 8h a “Sessão de Negócios” com o objetivo de proporcionar a prospecção de negócios entre as empresas participantes, otimizando a capacidade de geração de novos negócios, potencializando o conhecimento por parte da comunidade empresarial local. Participam 100 empresas que, simultaneamente, apresentam seus produtos e ou serviços, que são muitas vezes desconhecidos pelas demais empresas, num tempo determinado de dois minutos, alternando as mesas aleatoriamente.
Ao término de cada sessão, haverá o rodízio das empresas participantes. Ao fim dos rodízios, todas as empresas terão sido apresentadas umas às outras. A “Sessão de Negócios” foi concebida como instrumento de estímulo e fomento de negócios com o intuito de atender a uma necessidade de integração empresarial entre os segmentos da indústria, comércio e serviços de uma mesma região.

Na sequência, um almoço será servido e, durante ele, serão entregues as Medalhas aos homenageados. A Medalha Baltazar Pinto Correa, destaca ações de pioneirismo social e empreendedora das cidades de Balneário Camboriú e Camboriú e foi criado no ano de 2012. A história da Medalha remete a colonização da nossa região que aconteceu na segunda década do século XIX mais precisamente em 1821 na cidade de Porto Belo. Na oportunidade, o prefeito Edson Piriquito lança oficialmente o BC Criativo.

No período da tarde, à partir das 14h20, iniciam-se os painéis cases no estilo TEDx todos voltados ao tema sustentabilidade. O primeiro case terá a presença do Diretor e CEO da Kollvik Recycling SL, Abdón Beitia que falará das Práticas para redução e reciclagem de resíduos. Logo em seguida o Engenheiro Marco Aurélio Gianesini da CELESC abordará a Eficiência energética: Um programa de oportunidade. Neivor Canton da Aurora Alimentos traz para discussão o Cooperativismo: Sustentabilidade econômica gerando sustentabilidade social. Odailton Silva de Arruda compartilha o Case da E-COELCE e, o encerramento do Painel se dá com a presença de Taise da Silva Beduschi do Grupo Malwee que apresenta o Projeto Eu abraço sustentabilidade com estilo – Plano 2020.

Um coffee break às 16h, abre o Talk Show e finaliza o 4º Encontro Empresarial Acibalc, que traz para Balneário Camboriú Carla Galo e Carlos Gonzaga que, juntos, falam sobre Atitudes que Transformam. 

Programação Completa

Dia 09/07 – Abertura
Horário: 20h15
Palestrante: Mauro Passos – Presidente do Instituto Ideal

Dia 10/07 – Painel de Cases
Horário: 14h20
Palestrantes: Abdón Beitia – Diretor e Ceo da Kollvik Recycling SL
Marco Aurélio Gianesini – Engenheiro CELESC
Neivor Canton – Aurora Alimentos
Lilian Taise da Silva Beduschi – Grupo Malwee
Odailton Silva de Arruda – Coelce

Palestra de Encerramento
Horário: 17h
Palestrantes: Carla Galo e Carlos Gonzaga

Informações: (47)3363-0700

Matérias similares

No related posts found.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *