BC em Poesia começa hoje

BC em Poesia começa hoje

OFICINA:
LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO POÉTICA – ADULTOS
Datas: 04, 05, 06, 11 e 12/08
Carga Horária: 20h/a
Horário: 18h30 às 22h30
Local: Sesc BC
Apresentação:

A Oficina de Sonho e Conto é um projeto de imersão aos conteúdos individuais oníricos dos participantes e sua poesia particular e inédita, tratará dos principais símbolos oníricos, entendidos e ampliados a partir da psicologia junguiana e exercícios práticos para o direcionamento desses conteúdos. Cada participante é estimulado a lembrança de seus sonhos e a relatá-los de forma literária/poética, através de técnicas de escrita que serão propostas durante os encontros. Casa sonho é um estímulo para a criação de um poema, um conto. Os participantes poderão criar, recordando seus próprios sonhos ou a partir de relatos de outros participantes da oficina. As criações podem ser individuais ou em grupo. As criações literárias serão compartilhadas no grupo através de leituras para a exploração dos símbolos que surgem a partir dos sonhos, e os participantes serão estimulados a continuarem sua criação após a oficina, observando e dando vida aos estímulos oníricos.
A Oficina é aberta a comunidade, com interesse especial em pessoas que buscam desenvolver a atividade da escrita aliada a auto-observação.

Objetivo:

A Oficina tem como objetivo, sensibilizar, incentivar e instrumentalizar a criação literária/poética dos participantes através de seu próprio universo onírico, que é sempre fonte criativa, inédita e inesgotável de imaginação humana.

Justificativa:

O projeto apresenta-se como uma proposta de sensibilização à criação e disseminação literária de autoria, a partir do universo onírico dos participantes. A idéia é de incentivar a independência criativa quando na falta de estímulos e recursos externos (leituras, bibliotecas, etc). Também apresenta, como princípio implícito, a busca do desenvolvimento da capacidade de auto-observação e busca do pensamento poético advindo do modo particular de cada expressão onírica. Busca ainda, gerar e ampliar as possibilidades de linguagens literárias/poéticas como atividades criadoras de expressão e comunicação junto a população.

Metodologia:

– Lembrança e registro dos sonhos;
– Abordagem histórica da utilização dos sonhos em expressões artísticas (ex: Federico Fellini, Akira Kurosawa, Kerouac, etc.);
– Abordagem sobre sonhos e seus símbolos à partir da Psicologia Analítica (Junguiana);
– Relato dos sonhos em grupo e debate sobre símbolos;
– Exercícios práticos de escrita através de dinâmicas de grupo, ou proposição de
exercícios individuais.

Carga Horária: Módulo 01: 20 horas

Ministrantes:

Sandra Coelho: Psicóloga de Orientação Analítica, Especialista em Psicologia Analítica, pesquisa e estuda Sonhos, Mitologia, Alquimia e Processos Criativos. Autora do livro: Poesia Onírica e Escritos Alquímicos. Membro do Eranos Círculo de Arte.

Leandro Maman: Designer, poeta, multi-artista, estuda a relação entre sonhos e arte, integrante do Eranos Círculo de Arte.

11/08 – segunda-feira
Local: Teatro Sesc Balneário Camboriu
Espetáculo: Pô! Ema! (Grupo Eranos – Itajaí/SC).
Horário: 14h30.
Sinopse: Pô! Ema! É uma vivência de criação poética feita para o público infantil. As crianças serão inseridas no universo poético através de recursos multimídias e de um personagem fictício, uma ave chamada Ema que está em busca da poesia do cotidiano.

12/08 – terça-feira
Horário: 15h30
Local: Sesc BC
Espetáculo da Palavra: As Pessoas de Minha Pessoa

Sinopse: Uma porta é aberta. Fernando Pessoa convida todos a conversar.
Estão em uma arca todos os escritos do poeta e também de seus heterônimos. Foram setenta e duas vidas criadas em papel, porém três delas preencheram os ideais de Pessoa: Ricardo Reis, conselheiro e intelectual; Álvaro de Campos, descrente e sonhador e Alberto Caeiro, seu mestre. Eles são colocados a conversar com seus convidados.

13/08 – quarta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz
Espetáculo: Letra e Poesia com FERNANDO ANITELLI “O Teatro Mágico”.
Sinopse: Fernando Anitelli (Presidente Prudente, 20 de maio de 1974) é um ator, músico, compositor e responsável pela criação do projeto O Teatro Mágico, um projeto que mistura arte circence, cultura, poesia e discussões políticas, nas quais Fernando debate assuntos relacionados a temas como a importância da arte e da cultura independente, pluraridade e distribuição livre de conteúdo. Atualmente mantém ainda um trabalho solo chamado “Fernando Anitelli Trio”.
Anitelli brincava com arranjos e melodias desde os 13 anos. Após entrar na Faculdade de Comunicação Social formou a banda Madalena 19, como primeira forma de amadurecimento como musico. Foram quase dez anos de ensaios e apresentações de pequeno porte.
Então Anitelli obtve experiências como ator, trabalhando com diretores como Oswaldo Montenegro, Ismael Araújo e Caio Andrade e outros tipos de oficinas e conhecimento que lhe renderam noções básicas de expressão corporal, domínio de palco e outros elementos vindos da escola do teatro, indispensáveis em seus shows.
Em 2011 lançou seu primeiro trabalho solo, As Claves da Gaveta com antigas composições suas. Este CD possui a licença Creative Commons, que permite que internautas obtenham no sítio da gravadora Trama, as músicas nele contidas por download digital gratuitamente. Anitelli é um defensor desta forma de licenciamento e distribuição de conteúdos musicais.

14/08 – quinta-feira
Local: Teatro Sesc BC.
Espetáculo: “Simples Cidade” Elenco: Letícia Tomazella e Marcos Reis– RJ.
Horário: 20h
Sinopse: Peça baseada em crônicas e poemas de Guilherme de Almeida, retrata a relação do indivíduo com a grande cidade: trata-se de um caminhante que sai de sua pequena cidade rumo à grande urbe, em busca de “algo maior”, de realizar sonhos, de encontrar-se. Lá, ele se depara com os mais diversos tipos pessoas e situações; com cada pessoa, um diferente encontro – uns mais furtivos e cômicos, outros mais poéticos e sublimes, outros ainda somente breves desencontros. Em todas essas relações e ocorrências, está presente a força massiva e coletiva da metrópole (e sua relação com o homem), já que a infinita São Paulo foi um tema tão caro ao poeta Guilherme de Almeida.

15/08 – sexta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc BC.
Espetáculo: Sarau Literário com Tatti Colbett, Marco Liva e convidados.
Sinopse: “Antiparalelo” Tatiane Colbett, Marco Liva, Pedro Loch, Larissa Galvão. Participação: Ana Beling.

 

PATROCÍNIO:
PREFEITURA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
LEI DE INCENTIVO A CULTURA DE BAL. CAMBORIÚ

COREALIZAÇÃO:
SESC

Matérias similares

No related posts found.