Balneário Camboriú Criativo

Inscreva-se no BC Criativo – clique aqui

logo

 Inconsciente Criativo ocorre neste sábado (3) no bairro da Barra

inconsciente-criativo

Apresentações artísticas, exposições e palestras integram a programação do Inconsciente Criativo, que ocorre neste sábado (3), a partir das 9h, na Passarela da Barra, Praça do Pescador e entorno, em Balneário Camboriú. A entrada é gratuita.

Promovido pelo Balneário Camboriú Criativo (BC Criativo), por meio da Fundação Cultural (FCBC), o evento envolve empreendedores da economia criativa, ou seja, que trabalham em setores como o do teatro, da música, do artesanato, da fotografia, da arquitetura, entre outros. Quem passar pelo bairro da Barra no sábado verá intervenções artísticas e exposições de produtos e serviços de manhã, à tarde e à noite (confira a programação abaixo). Essa programação cultural será oferecida por empreendedores criativos selecionados por meio de edital de credenciamento aberto pela FCBC.

O presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, João Francisco Galvão Barão, abre o evento com um bate-papo sobre “Turismo de Experiência”, às 9h. A consultora de gestão e desenvolvimento Elke Remlinger Mattos faz a segunda e última palestra. Elke falará às 11h10min sobre “Startups”, que são empresas recém criadas.

A programação segue às 13h, e estende-se até as 23h, com apresentações artísticas e exposições de produtos e serviços das câmaras técnicas do Artesanato, Artes Visuais, Fotografia, Audiovisual, Comunicação e Eventos e Artes Cênicas.

“O Inconsciente Criativo é um evento inédito em nossa cidade. Tem papel importantíssimo de aproximar agentes culturais e, ao mesmo tempo, de promover um olhar empreendedor para a cultura e a criatividade. Com ele, cumpre-se uma etapa definida pelo Conselho Gestor do Balneário Camboriú Criativo. Esperamos um público bem eclético”, diz a presidente da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), a publicitária Ciça Müller. A Acibalc é uma das entidades que integram o Conselho Gestor do Balneário Camboriú Criativo.

Presidente da Fundação Cultural, Anderson Beluzzo destaca que o Inconsciente Criativo é uma oportunidade para o público conhecer os produtos dos empreendimentos artísticos e culturais.

“O evento permite exposições e interferências dos agentes culturais que participam das Câmaras Técnicas do Balneário Camboriú Criativo. O Inconsciente Criativo coroa um ano de trabalho em que se desenvolveu o planejamento do setor cultural para tornar o município um polo da economia criativa. É importante que a comunidade e as empresas tradicionais participem dessa experiência que poderá gerar futuros negócios”, finalizou Beluzzo.

Programação

9h – Palestra sobre Turismo de Experiência, com João Francisco Galvão Barão
Passarela da Barra

9h45min – Apresentação Cubamagic, com Rafael Gomez Perez
Passarela da Barra

10h – Apresentação dos planos de trabalho das Câmaras Técnicas de Artesanato, Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual e Fotografia
Passarela da Barra

10h35min – Intervenção artística com Potyra Najara e Libertad
Passarela da Barra

10h40min – Apresentação dos planos de trabalho das Câmaras Técnicas de Comunicação e Eventos, Design, Arquitetura, Música, Livro e Leitura e Patrimônio Cultural
Passarela da Barra

11h10min – Palestra sobre Startups, com Elke Remlinger Mattos
Passarela da Barra

12h _ Apresentação de dança com Roberta Guimarães e intervenção artística com Luciano Estevão
Passarela da Barra

A partir das 13h – Apresentações e Exposições na Passarela da Barra, Praça do Pescador e entorno

Câmara Técnica do Artesanato

Atelier: Artesãos vão expor suas ferramentas e materiais e mostrarão como são executados seus trabalhos. O objetivo é fazer com que o público vivencie a rotina de um atelier.

Vitrine do Artesanato: Exposição com os trabalhos dos artesãos que participam das atividades do BC Criativo

Câmara Técnica do Audiovisual

Facine Coletivo: Exibição de filmes, documentários, vídeos experimentais – 20h às 23h30min

Câmara Técnica da Fotografia

Câmara Encantada: Máquina gigante que possibilita que o público entenda o processo da construção da imagem fotográfica.

Lentes de Olhar: Conjunto de cilindros com uma lente acoplada que, ao ser movimentada, possibilita a aproximação de imagens.

Pinhole: Por meio de uma lata com um furo, o observador poderá entender como ocorre o registro da imagem projetada para dentro das câmeras fotográficas.

Saídas fotográficas: Passeios fotográficos pela costa do Rio Camboriú, nas imediações da Praça do Pescador e Passarela da Barra, com o intuito de possibilitar experiências fotográficas ao público interessado nesta área artística.

Estúdio Outdoor: será montado um mini estúdio com flash e equipamentos fotográficos para que os apaixonados ou interessados por fotografia possam trocar experiências e adquirir conhecimento com os profissionais da área.

Exposições:

Varal Fotográfico: serão impressas em técnica fine art no tamanho 20×30 duas imagens de cada fotógrafo participante do coletivo “Conecta para Compartilhar”, que serão expostas em formato de varal para visitação pública. Ao final do movimento, as imagens serão sorteadas para o público presente no momento.

Painel Foto Festival: serão expostos 6 banners de fotografias no formato de 3×2 metros em lona plotada.

Câmara Técnica de Artes Visuais

Mostra de trabalhos da Câmara Técnica na Passarela da Barra

Dinâmicas e intervenções com o público

Câmara Técnica de Artes Cênicas

Intervenções de teatro, circo e música

Reviva – performance musical – 12h15min

Nova Cia. De Teatro – Circo perna de pau – 15h

Rafael Gomez Perez – Circo – Mágica Clouse up – 16h

Luciano Candemil – Música – 18h

Câmara Técnica de Comunicação e Eventos

Exposição de materiais ilustrativos que divulgam a importância da comunicação e dos eventos

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural
Texto: Silvana de Castro (jornalista)
Foto: Divulgação FCBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3366-5325

www.culturabc.com.br

facebook.com/fundacaocultural

www.balneariocamboriu.sc.gov.br

facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu

instagram.com/prefbc

Mais informações com Anderson Beluzzo, presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú – (47) 3366.5325

—————-

Contato

Ivana Rebelo/Secretária Executiva do BC Criativo– (47) 3366.5325, das 13h às 19h
atendimento@bccriativo.com.br

 

O que é o BC Criativo?

O Balneário Camboriú Criativo é uma tecnologia social que visa articular e acompanhar a implantação de políticas públicas para o fortalecimento da economia criativa, diversificando a matriz econômica de Balneário Camboriú em prol do desenvolvimento sustentável, agregando valores, estimulando a sinergia entre agentes e empreendimentos criativos, e promovendo Balneário Camboriú como cidade criativa. Fazem parte do Conselho Gestor representantes dos setores público e privado, entidades empresariais, empreendedores criativos e entidades de ensino.

A partir do Balneário Camboriú Criativo estão sendo criados mecanismos de planejamento, fomento e financiamento para o desenvolvimento do setor criativo, de forma afinada com o Plano Municipal de Cultura.  “A pactuação da Economia Criativa é um passo fundamental para que Balneário Camboriú assuma sua condição de protagonista nacional e internacional no âmbito da economia criativa, ao lado de outras cidades da região”,  explica Anderson Beluzzo, presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

O Conselho Gestor do Balneário Camboriú Criativo é composto por representantes dos segmentos:

Poder Público – Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária

Entidades empresariais – Acibalc – Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e AMPE-BC – Associação de Micro e Pequenas Empresas Empreendedoras Individuais de Balneário Camboriú

Entidades de ensino – Faculdade Avantis, Universidade do Vale do Itajaí/Univali, Instituto Federal Catarinense/IFC e Serviço Social do Comércio/Sesc)

Empreendedores criativos – Câmaras setoriais de Fotografia, Audiovisual e Artesanato

 

Notícias