Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis completou 50 anos

Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis completou 50 anos

Com cerca de 50 mil livros e 15 mil usuários inscritos, a Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis completou 50 anos nesta segunda-feira (1º). No início da tarde, funcionários celebraram a data, com um bolo.

“Balneário Camboriú é hoje uma das cidades mais desejadas do Brasil. Mas é preciso fazer uma reflexão: a cidade não seria o que é se não tivesse uma história, guardada por pessoas que têm um compromisso com ela. Às vezes falam que Balneário Camboriú é a Dubai brasileira, mas gostaria mais se fosse conhecida como a Balneário Camboriú da Ilha das Cabras, da Praça do Pescador, de sua história rica, sua cultura. Somos o que somos porque temos uma história bonita feita por cada um de vocês que estão aqui”, disse o prefeito Fabrício Oliveira, presente na comemoração.

Na celebração, Silvana Stoll, funcionária mais antiga da Biblioteca, foi homenageada. “São 28 anos de muito amor. Adoro a Biblioteca, adoro atender o público. É uma vida aqui dentro”, falou Silvana, que recebeu flores pelos 28 anos de serviço.

A intenção da Fundação Cultural é movimentar cada vez mais as dependências da espaço com eventos culturais, como o Sarau Literário, que ocorre mensalmente, cursos e palestras, conforme a diretora de Interação Cultural da Fundação Cultural, Bia Mattar. Na Biblioteca, também está sendo desenvolvida parte da programação da Feira do Livro, que começou nesta segunda-feira (confira a programação no anexo da matéria).

Entre os que prestigiaram a celebração do cinquentenário do local, estava o psicólogo Wemerson Faria. Com pós-graduação em Cinema, Wemerson, que é conhecido no meio cultural como Mel Gibss, é um apaixonado por leitura. Colecionador de livros de editoras independentes, Mel viaja para conhecer feiras e volta para casa com 40 a 50 livros na bagagem. No momento, está lendo seis obras. Ele também costuma indicar livros para seus pacientes. “A Biblioteca é um espaço de cultura ativa, pois, além de agregar livros, pode agregar exposições de arte e atividades culturais”, comentou o psicólogo.

Campanha de devolução de livros em atraso vai até 31 de outubro

Localizada na 3ª Avenida, esquina com a Rua 2500, a Biblioteca faz, em média, 100 empréstimos de livros por dia. Durante todo o mês outubro, para celebrar o aniversário, a Fundação Cultural instituiu o “Mês do Perdão”, uma campanha de devolução de livros em atraso. Quem estiver devendo até R$ 100 em multas terá sua dívida perdoada se devolver o livro até 31 de outubro. Já os que estão em débito acima desse valor poderão ter as dívidas perdoadas ao doarem um brinquedo ou um livro indicado pela Biblioteca. Os brinquedos arrecadados serão entregues para uma instituição.

O objetivo é recuperar os livros que foram emprestados e não devolvidos. Cerca de quatro mil obras, retiradas por dois mil usuários, estão nessa situação. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h.

_______________________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3366-5325

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Ivan Rupp
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Matérias similares

No related posts found.