Biblioteca Volante

RELATO DE PROJETO –  2013

IDENTIFICAÇÃO: BIBLIOTECA VOLANTE
Data de execução: Ago/Dez Ano: 2013
Horário: Das 10h às 16 horas Dias: 2ª a 6ª feira
Orientação: Márcia Smith (Bibliotecária)

1.   OBJETIVOS ALCANÇADOS:

Um dos principais objetivos do semestre foi reorganizar e reativar o projeto original da Biblioteca Volante, preparando-o  para que em 2014 ele possa voltar ao funcionamento adequado. Para tal, iniciou-se com o levantamento e controle do acervo, bem como a  preparação adequada para empréstimo (carimbos e papeleta de datas) e pequenos restauros.

Esse trabalho aconteceu entre 05.08.2013 e 24.09.2013 (46 dias sem retirar fins de semana, feriados ou folgas), período em que o ônibus estava em pintura e ficamos baseados na Biblioteca Pública Municipal. Foram listadas, pela bibliotecária Márcia Smith, 2100 obras diversas, e 530 obras foram listadas por funcionária disponibilizada pela bibliotecária Inês Mobrice, totalizando 2630 obras digitadas em planilha adequada, contendo: autor, título, ano de publicação e assunto principal da obra.  Acredita-se ter ainda para listar aproximadamente 300 livros, ainda não analisados..

No período acima também se contou com o auxilio de dois funcionários que integravam o quadro da Biblioteca Volante. Eles ajudaram na preparação de parte do acervo que foi listado, para que fossem “recolocados” em uso em um estado mais adequado: limpeza com álcool, carimbos, papeleta de datas e pequenos restauros.

A partir de 25.09.2013 até 12.12.2013 (78 dias sem retirar fins de semana, feriados ou folgas), a Biblioteca Volante voltou a circular e então se iniciaram parcerias com diversas entidades, divulgação do trabalho realizado pela unidade, e em especial o trabalho prioritário de “contação de histórias” e atendimentos à população, mesmo que ainda sem as condições necessárias.

Durante o semestre foram realizadas 117 baixas, ou seja, livros descartados e enviados para o projeto “Leve e Leia” realizado na Secretaria de Saúde. Os principais motivos para os descartes são a falta de atualidade ou condições físicas precárias das obras (infectadas, falta de páginas etc.). Também, durante esse período, a Biblioteca Volante recebeu doações de 238 livros e 103 revistas.

Outra questão importante foi a recuperação de diversas obras que estavam com usuários por bastante tempo (ônibus fora de circulação). Foram devolvidas/recuperadas 41 obras, sendo esse fato significativo para a manutenção do acervo.

Foram feitas 108 novas inscrições.

Para a realização dos reais objetivos de uma biblioteca que é levar informações e cultura à população, bem como fomentar o ato de ler, foram realizados os primeiros movimentos, mesmo tendo-se consciência de que o ônibus apresentava condições desfavoráveis e encontrando-se com a equipe desfalcada. Buscou-se fazer bastante divulgação do projeto e diversos momentos de contação de histórias.  Mais detalhes dessas atividades no item 2.  Realizaram-se, também, algumas atividades extras que acabaram por gerar boa divulgação do trabalho realizado pela Biblioteca Volante, como entrevistas.

 

2.   ATIVIDADES REALIZADAS:
Em função da grande quantidade de atividades realizadas montou-se tabela simplificada, com o intuito de facilitar a visualização e compreensão:

 

CEM TOMAZ FRANCISCO GARCIA  –  25 a 27/09/2013

 

DATA

HORÁRIO

PROF. & TURMA

PARTICIPANTES

 

OBSERVAÇÕES

25/09

(4ª feira)

Manhã

Pátio (para alunos e pais)

27

Contação: “O casamento da bruxa Onilda”(caracterizada)  Foi um sucesso!!!

25/09

 (4ª feira)

Tarde

Sala de eventos (alunos de diversas turmas e profs.)

150

Acabou sendo repetida à tarde para diversas turmas.

26/09

(5ª feira)

Manhã

Divulgação da Bt. Volante em 10 turmas

Todos os alunos do matutino

De 1º a 9º ano

27/09

(6ª feira)

Tarde

Divulgação da Bt. Volante em 9 turmas

Todos os alunos do vespertino

De 1º a 9º ano

 

 

CENTRO COMUNITÁRIO DA VILA REAL (CCVR) – 30/09 a 17/10/2013

 

DATA

HORÁRIO

PROF. & TURMA

PARTICIPANTES

 

OBSERVAÇÕES

03/10

(5ª feira)

Tarde

Pão e Mel – 2 turmas

38

Contação: O leão e o rato (fábula).
 

ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO NO BAIRRO VILA REAL

 

Campo de Futebol anexo ao CCVR, onde falamos com o Sr. Acácio (zelador) e o Prof. João, pedindo apoio e ajuda na divulgação.
Campinho onde crianças do bairro brincam durante o dia  (explicação direta às crianças).
Padaria Jaqueline, onde posteriormente colocamos cartaz.

 

Posto de Saúde do bairro, onde falamos com a enfermeira Rô e posteriormente colocamos cartaz.
Creche Pão e Mel, onde falamos com a coordenadora Profa. Jô e posteriormente colocamos cartaz.
CIEP, onde falamos com a secretária Jussara e com a diretora Ana. Ressaltamos aqui a formalização de parceria (ponto de devolução).
Visitamos os dois grupos de “Bingo” e suas coordenadoras (Sras. Ruth e Isabel) nos oportunizaram informar diretamente aos participantes sobre o funcionamento da Volante.
Visitamos, por duas vezes, o grupo de ginástica (conversa direta com os participantes).
Visitamos os grupos de “Artesanato” e suas coordenadoras nos oportunizaram falar com os participantes sobre o funcionamento da Volante.

 

CAIC AYRTON SENNA – 21/10 a 14/11/2013

(Núcleo de Educação Infantil Sementes do Amanhã)

DATA

HORÁRIO

PROF. & TURMA

PARTICIPANTES

 

OBSERVAÇÕES

23/10

 (4ª feira)

13:30h

2D – Karen

26

O leão e o rato – Falamos sobre o gênero “fábula” e lançamos o desafio de produzir desenhos para decorar o ônibus.

23/10

(4ª feira)

14:15h

4C – Isabel

26

Contação: “O casamento da bruxa Onilda” e propusemos produção textual (bilhete ou carta para a Onilda).

24/10

(5ª feira)

13:30h

3D – Bárbara

23

O leão e o rato – Falamos sobre o gênero “fábula” e lançamos o desafio de produzir desenhos para decorar o ônibus.

24/10

(5ª feira)

15:15h

3C – Vera

25

O leão e o rato – Falamos sobre o gênero “fábula” e lançamos o desafio de produzir desenhos para decorar o ônibus.

25/10

(6ª feira)

10:15h

2B – Karen

22

O leão e o rato – Falamos sobre o gênero “fábula” e lançamos o desafio de produzir desenhos para decorar o ônibus.

25/10

 (6ª feira)

11h

3B – Bárbara

26

O leão e o rato – Falamos sobre o gênero “fábula” e lançamos o desafio de produzir desenhos para decorar o ônibus.

25/10

 (6ª feira)

15:15h

2C – Eliane

22

O leão e o rato – Falamos sobre o gênero “fábula” e lançamos o desafio de produzir desenhos para decorar o ônibus.

 


31/10

(5ª feira)

10:15h

3A – Vera

26

O leão e o rato -Falamos sobre o gênero “fábula” e lançamos o desafio de produzir desenhos decorar o ônibus.

06/11

 (4ª feira)

10:15h

5B – Raquel

28

Contação: “O casamento da bruxa Onilda” e propusemos produção textual (bilhete ou carta para a Onilda).

06/11

 (4ª feira)

14:15h

5C – Raquel

20

Contação: “O casamento da bruxa Onilda” e propusemos produção textual (bilhete ou carta para a Onilda).

06/11

(4ª feira)

15h

Sala 25 – Nani (maternal)

23

O leão e o rato –Alunos fizeram desenhos e viram livros infantis.

07/11

(5ª feira)

10:15h

3A – Vera

24

O rei medroso  -Falamos sobre o “Conto” (gênero textual) e brincamos de mudar o final da história.

07/11

(5ª feira)

14:15h

3C – Vera

26

O rei medroso  -Falamos sobre o “Conto” (gênero textual) e brincamos de mudar o final da história.

07/11

(5ª feira)

15h

Salas 25 e 24 – Márcia e Noeli (maternal)

41

O leão e o rato –Alunos viram livros infantis.

08/11

(6ª feira)

11h

3B – Bárbara

27

O rei medroso  -Falamos sobre o “Conto” (gênero textual) e brincamos de mudar o final da história.

11/11

(6ª feira)

13:30h

3D – Bárbara

29

O rei medroso  -falamos sobre o “Conto” e brincamos de mudar o final da história.

11/11 (5ª feira)

15h

Salas 24 – Tati

16

O leão e o rato –Alunos fizeram desenhos e viram livros infantis.

 

 

ATIVIDADES EXTRAS

 

DATA

HORÁRIO

LOCAL

PARTICIPANTES

 

OBSERVAÇÕES

19/10 (Sáb.)

9h às 17h

Posto de Saúde Central –  Rua 1500

Participação no “Dia D” realizado pela Secretaria de Saúde

Nov/13

Manhã

Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis

100

(Nº aproximado – Alunos do CEM Vereador Santa)

Contação: O Rei Medroso

26/11 (3ª feira)

Manhã

CAIC Ayrton Senna

280

(Nº aproximado – Todo o turno da manhã)

Contação: Avós

3.   CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DOS RESULTADOS DO PROJETO:

 Ao realizar a avaliação do projeto, concluiu-se que o mesmo obteve grande êxito, apesar de ainda estar deixando bastante a desejar. Para tal observou-se e considerou-se que:

  • O projeto foi desenvolvido de maneira interdisciplinar, envolvendo divulgação e parcerias com Núcleos de Educação Infantil, Escolas Municipais, Secretarias de Saúde, de Educação e de Inclusão Social.

Ex.: Parceiras com as escolas Tomaz Garcia e CIEP da Vila Real que se tornaram    “pontos de devolução“ de livros. Participação no Dia D em parceria com a Secretaria da Saúde. Da Secretaria de Educação recebemos diversos materiais  para realizar as atividades (papéis coloridos, lápis e canetas coloridas, EVA, etc.) e fantasias para contação de histórias através do Projeto Oficinas.

  • Foram realizadas diversas contações de histórias das quais os alunos participaram ativamente, não só nos comentários, mas também desenvolveram atividades em sala de aula, produzindo desenhos e textos que foram expostos na Biblioteca Volante. Assim considera-se que receberam estímulos para formação do ato/gosto de ler. Tendo o objetivo de dar suporte a esse relato,  cita-se  Caldin (2010, p.44): “A função poética da leitura admite a liberdade de inferências, o diálogo com o texto, a fruição literária, a reflexão; desperta o pensamento criador; permite a brincadeira com as palavras e as imagens; é transcendente.”
  • Foram realizadas diversas  inscrições e/ou renovações de inscrições para realização de empréstimo domiciliar. Cada um dos 91 inscritos teve os dados de sua ficha cadastral atualizados e recebeu um número de inscrição.
  • Foram recebidas diversas  doações  de livros (total: 238) e de revistas (total: 103). Também foram recuperados diversos títulos (livros e gibis) que estavam por alguns meses emprestados e, com o retorno das atividades da Biblioteca Volante, foram devolvidos ou mesmo repostos (total: 46). Isso é fundamental para que o nível do acervo seja mantido.
  • No mês de dezembro foram feitos poucos atendimentos e não foi realizada divulgação. O objetivo de tal procedimento foi a realização de diversas  reformas internas no ônibus, sendo o veículo redecorado e suas estantes reorganizadas. Usou-se muita chita, tecido com o qual foi feita a forração (parede, painel, caixas, cortina), além de pintura.

Balneário Camboriú (SC), 23  de dezembro de 2013.

 Márcia C. de P. Smith
Bibliotecária

FOTOS DE ALGUMAS DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM  2013.

image003

O pequeno leitor abandona seu brinquedo pelos livros

image007

Em frente ao CAIC foram feitas diversas contações!!!

 

image011

As contações geraram exposições fantásticas!

 

image015

A convite da direção do CAIC foi realizada contação da história “Avós” para todos os alunos do turno da manhã.