Biólogo de Balneário Camboriú lança livro inédito sobre aves catarinenses

Biólogo de Balneário Camboriú lança livro inédito sobre aves catarinenses

Reunindo 500 espécies, com imagens nem sempre de fácil captura por lentes fotográficas, o livro “Aves catarinenses”, do biólogo Cristiano Voitina, é a primeira obra deste gênero a ser publicada em Santa Catarina. Resultado de cinco anos de pesquisa e várias incursões exploratórias por diferentes regiões do estado, o livro está em fase de impressão e será lançado no primeiro semestre de 2016.

“Aves catarinenses” mescla textos e fotografias numa produção de alta qualidade gráfica. Cada página é ocupada por uma ave e traz informações biológicas relativas à espécie, como alimentação, reprodução, hábitos e características para identificação, mapa de distribuição em Santa Catarina e belas imagens coloridas de alta resolução.

O autor usa uma linguagem didática, evitando expressões científicas de difícil entendimento, a fim de, como ele mesmo diz, estimular a leitura e socializar o acesso ao conhecimento sobre a avifauna catarinense. Trabalhando nessa perspectiva, Cristiano Voitina articula o saber científico ao saber popular e explora contos folclóricos, lendas, narrativas orais de caçadores e moradores das cidades por onde andou à procura das aves que ilustram seu livro ― pessoas que o ajudaram em suas descobertas e aventuras de pesquisador. Tudo isso torna sua obra ainda mais interessante e palatável para um maior número de leitores.

Cristiano Voitina nasceu em Brusque,  Santa Catarina. Observar animais em seu habitat natural, principalmente aves, faz parte da sua vida desde a infância. É uma prática que o fascina há mais de 40 anos e que o instiga a investigar a fauna não somente de Santa Catarina, mas de diferentes regiões brasileiras.

Formado em biologia, com especialização em educação ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), atua como palestrante na área de meio ambiente, na elaboração de laudos ambientais e projetos de recuperação de áreas degradadas. É presidente do Instituto de Desenvolvimento e Integração Ambiental (Ideia) que tem sede em Balneário Camboriú, cidade onde mora. No portal Aves catarinenses (www.avescatarinenses.com.br) ele disponibiliza informações, fotografias e vídeos da avifauna de Santa Catarina.

Contato: (47) 9953-9049

Fotos: Cristiano Voitina em pesquisa de campo/Carla Cravo/Ideia
Página do livro “Aves catarinenses”
Cristiano Voitina_foto_Carla_Cravo

bico_de_lacre_foto_Cristiano_Voitina

Bico de Lacre

 

 

Matérias similares

No related posts found.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *