Brilhos de Natal 2014 – Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa abre a programação cultural

Brilhos de Natal 2014 – Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa abre a programação cultural

O concerto acontece no dia 29 de novembro (sábado), às 20h, na abertura da programação cultural do Natal.

A Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG) se prepara para um belo concerto em Balneário Camboriú – SC. A apresentação acontece no dia 29 de novembro (sábado), às 20h na Av. Atlântica, Praça Almirante Tamandaré. Segundo o maestro da OSPG, Jorge Scheffer, o repertório é eclético e agradará a todos os presentes. “Desde Bach, passando por Morricone até as famosas e tradicionais canções de Natal”, completa.

O concerto será a Convite da Fundação Cultural de Balneário Camboriú – FCBC, e faz parte do evento ‘Brilhos de Natal’, que envolve uma série de atividades e apresentações culturais que visam abrilhantar o período que antecede o Natal. O maestro declara que realizar concertos em outras cidades e estados faz parte de uma política de divulgação institucional da OSPG.

“Nossa orquestra já é reconhecida por todos como um bem cultural eterno e inestimável para a formação artística e acadêmica de todos os ponta-grossenses”, diz o maestro, que explica que esta é a filosofia de trabalho que a OSPG se propõe a divulgar em todos os concertos que realiza.

A OSPG se preparou com muita dedicação para esse concerto, assim como acontece com os demais eventos. A Orquestra tem ensaios semanais regulares. “A expectativa é grande e não tenho dúvida que nos entregaremos totalmente às emoções da melodia e da harmonia como forma de agradecimento ao convite a nós realizado. Será uma relação de cumplicidade musical inesquecível!”.

O presidente da FCBC Anderson Beluzzo destaca que a apresentação da Orquestra abrilhantará este momento natalino de confraternização onde as famílias procuram participar de eventos que brindem um ano de realizações e, Balneário Camboriú, segundo Beluzzo, sob a orientação do prefeito Edson Renato Dias, tem se consolidado como destino turístico de qualidade que oferece o melhor para as pessoas que escolheram nossa cidade como seu melhor lugar para viver e visitar.

A Orquestra
Criada em 1954, a OSPG está atualmente sob a regência de Jorge Scheffer. A OSPG tem em seu cast jovens promessas da música brasileira, que carregam consigo a responsabilidade de integrar a primeira orquestra do Paraná e a terceira do interior do Brasil. Mantida pela Fundação Municipal de Cultura, a Orquestra traz em sua história grandes concertos, recebendo solistas importantes e estreando diversas obras nacionais e internacionais, além de parcerias com bandas de rock e realização de concertos didáticos.

O Maestro
O Diretor Artístico e Maestro da OSPG, Jorge A. Scheffer nasceu em Ponta Grossa, iniciou seus estudos de trompete no Conservatório Maestro Paulino Martins Alves, concluiu o curso Superior em Trompete em 1998, a Especialização em Educação Musical na Escola de música e Belas Artes do Paraná em 2010 e o Mestrado em Educação Musical/Cognição em 2012 pela Universidade Federal do Paraná.

Jorge Atuou como assistente/professor de Regência e Prática de Banda Sinfônica do Festival de Música de Cascavel (2000 e 2004), Curitiba (2002 e 2003) e Antonina (2005) e Ponta Grossa (2012). Atuou como Maestro da Banda de Metais e Percussão do Colégio Marista Pio XII em 2004 na qual também atuou como professor de trompete de 1990 a 2003. Atuou como trompetista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (2006/2008).

É autor de seis livros sobre a Educação Musical Coletiva para Instrumentos de Metais (2013) por meio de uma encomenda realizada pelo Projeto Guri – Governo do Estado de São Paulo – no qual também atuou em como consultor técnico pedagógico em 2007. Atua como músico convidado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais,
Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra de Câmera da PUC/PR e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo com a qual participou de três turnês europeias e duas sul americanas.

Atualmente é professor na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Vice Presidente da Associação Brasileira de Trompetistas e Diretor Artístico/Maestro da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa.

Matérias similares

No related posts found.