Câmaras técnicas na reta final do planejamento

Câmaras técnicas na reta final do planejamento

Definir diretrizes, estabelecer metas, traçar estratégias e ações. Este é o trabalho que vem sendo executado, simultaneamente, pelas câmaras técnicas do Balneário Camboriú Criativo. O planejamento começou em maio, a partir do workshop focado na aproximação dos empreendedores criativos para ampliar a visão de futuro da economia criativa na cidade. Este trabalho tem a consultoria e moderação da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Até agora, foram concluídos os planos de trabalho das seguintes câmaras técnicas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Artesanato, Comunicação & Eventos, Fotografia, Livro & Leitura, Patrimônio Cultural e Música. Em fase final estão as câmaras de Design, Arquitetura e Audiovisual, totalizando 11 dos 14 segmentos do BC Criativo. Em 2017, será ativada a elaboração dos planos de ação das câmaras de Gastronomia, Moda e Games & Softwares.

As próximas reuniões já estão agendadas, saiba mais em: https://goo.gl/kA0BlX

O planejamento de todas as câmaras técnicas será apresentado em seminário programado para 22 de novembro. O local ainda não foi definido e será divulgado oportunamente.

Como funciona?

Para exemplificar como as câmaras estão atuando na elaboração destes planos de trabalho, Ivana Rebelo, secretária-executiva do BC Criativo, cita o segmento Artesanato. Entre as três diretrizes traçadas pelo grupo está o Desenvolvimento Empresarial. “Nessa diretriz há duas metas estabelecidas: a criação de um cadastro dos artesãos que atuam no município para a efetivação das MEI´s (Microempresas Individuais) e a criação de uma cooperativa de artesãos”, explica Ivana. “É um trabalho bastante complexo, pois o objetivo é organizar a economia criativa sob a ótica destes segmentos pelo período de 10 anos”, completa a secretária que também é coordenadora de Artes da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

O que é o BC Criativo?

O Balneário Camboriú Criativo é uma tecnologia social que visa articular e acompanhar a implantação de políticas públicas para o fortalecimento da economia criativa, diversificando a matriz econômica de Balneário Camboriú em prol do desenvolvimento sustentável, agregando valores, estimulando a sinergia entre agentes e empreendimentos criativos, e promovendo Balneário Camboriú como cidade criativa. Fazem parte do Conselho Gestor representantes dos setores público e privado, entidades empresariais, empreendedores criativos e entidades de ensino.

A partir do Balneário Camboriú Criativo estão sendo criados mecanismos de planejamento, fomento e financiamento para o desenvolvimento do setor criativo, de forma afinada com o Plano Municipal de Cultura.  “A pactuação da Economia Criativa é um passo fundamental para que Balneário Camboriú assuma sua condição de protagonista nacional e internacional no âmbito da economia criativa, ao lado de outras cidades da região”,  explica Anderson Beluzzo, presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

O Conselho Gestor do Balneário Camboriú Criativo é composto por representantes dos segmentos:

Poder Público – Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária

Entidades empresariais – Acibalc – Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e AMPE-BC – Associação de Micro e Pequenas Empresas Empreendedoras Individuais de Balneário Camboriú

Entidades de ensino – Faculdade Avantis, Universidade do Vale do Itajaí/Univali, Instituto Federal Catarinense/IFC e Serviço Social do Comércio/Sesc)

Empreendedores criativos – Câmaras setoriais de Fotografia, Audiovisual e Artesanato

Mais informações
Anderson Beluzzo e Ivana Rebelo – (47) 3366.5325, das 13h às 19h

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Texto: Vânia de Campos (Jornalista)
Foto: Celso Peixoto
culturabc.com.br | facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br

Matérias similares

No related posts found.