Concurso Novas Vozes da Poesia promove sarau e premia vencedores

Concurso Novas Vozes da Poesia promove sarau e premia vencedores

Da mata a seiva seita a saliva
A vida avulta avulsa afoita moita
Carne moída de surra e sina, carne dorida,
Carne pra fome, carne da vida.

Com esses versos Rita Martins concluiu seu poema ‘Aração’ e levou o primeiro lugar no concurso Novas Vozes da Poesia. A promoção de Lucas Schlemper tem patrocínio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com recursos da Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura. O sarau de premiação, na noite desta sexta-feira (9), levou ao café do Sesc cerca de 50 pessoas, entre elas os 30 poetas selecionados.

Os poemas finalistas foram interpretados pelas atrizes Lieza Neves e Patrícia Souza. Em segundo lugar, ficou Gabriel de Melo Cardoso (O Palavreiro), em terceiro Eliana Ruiz Jimenez (O tempo que resta), em quarto Mayara Mattar (Ancorada) e Diogo Fernando da Silva (Tratado Educacional das Grandezas do Desvalorizado) em quinto. Todos ganharam coleções de livros de grandes nomes da poesia, como Cecília Meirelles, Fernando Pessoa, Pablo Neruda e Carlos Drummond de Andrade.

Rafael Zen, um dos jurados do concurso, na abertura do evento considerou: “Nós subestimamos o poder da poesia. Ela transcende não apenas o senso comum, mas qualquer senso. Ela é dissimulada e lúdica – é pó, depois palavra, depois pólvora. Para se trabalhar com poesia há de se ter tesão nas construções locutivas: tesão pela vida, pela erupção, pelo místico, pelo esotérico”.

O próximo passo será o lançamento de um ebook com os 30 poemas selecionados, que deverá estar no site do projeto na semana que vem.

Mais informações
http://novasvozesdapoesia.com.br/

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Vânia de Campos (Jornalista)
culturabc.com.br
facebook.com/fundacaocultural
(47) 3363.5325

rafael-zen-e-lucas-schlemper lieza-nunes1 lieza-nunes  colecao-de-livros

Matérias similares

No related posts found.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *