Corpocidade registra danças e situações vividas em Balneário Camboriú

Corpocidade registra danças e situações vividas em Balneário Camboriú

Iniciado em novembro de 2020, o projeto “Corpocidade” desenvolveu ações de dança e performances pelas ruas de Balneário Camboriú, documentando situações vividas no espaço urbano. O resultado do trabalho pode ser visto em um acervo fotográfico e audiovisual publicado no Instagram do coletivo Núcleo Corpóreo (@nucleocorporeo). Em breve, estreará o minidocumentário do projeto no Youtube, com data ainda a ser definida.

“Corpocidade” é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú. Executado pelo coletivo Núcleo Corpóreo, o projeto é uma plataforma de pesquisa experimental que reúne artistas do corpo e movimento. “Corpocidade” começou com os artistas Caaro Costa e Fernando Dalla Nora, que vivenciaram experiências sem um roteiro prévio pelas ruas em busca de sentidos e caminhos para seguirem (saiba mais sobre os artistas abaixo). Depois, de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, colaboraram Luciana Siebert, Caroline Calcaterra e Gabriel Engster. Nesse período, foram selecionados mais artistas, que deram continuidade à pesquisa de abril a maio de 2021: Cali Ossani, de Gaspar, Duda Duarte e Leonardo Ertel, de Florianópolis, e Michele Chaves e Nathália Duarte, de Balneário Camboriú.

SOBRE OS ARTISTAS RESPONSÁVEIS

Caaro Costa é bailarina, professora, pesquisadora, educadora e performer. É graduada em dança pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), com pós-graduação em Psicopedagogia com pesquisa na área de comunicação corporal e propriocepção, além da ressignificação do movimento do corpo. Atua em Balneário Camboriú desde 2017 como performer, bailarina e coreógrafa. Ela integra o coletivo Núcleo Corpóreo e atua como professora em escolas de dança da região. Agrega ao balé técnicas de educação somática, aprimorando-se em dança contemporânea, dança moderna e dança flamenca.

Fernando Dalla Nora é multiartista natural de Balneário Camboriú e atuante na área cultural como produtor. É idealizador do coletivo Núcleo Corpóreo, no qual desenvolve ações de pesquisa, produção e formação em artes integradas com projetos apoiados por editais de Leis de Incentivo. É bailarino, professor e coreógrafo, pesquisador, performer e videomaker. Trabalha com somas de linguagens experimentais contemporâneas dentro da dança, artes sonoras, fotografia e audiovisual. Seu interesse é no exercício investigativo, improvisação e construção de narrativas e poéticas, por meio do corpo, som e imagem.

SOBRE O NÚCLEO CORPÓREO

O coletivo Núcleo Corpóreo desenvolve, desde 2012, projetos de produção, formação e pesquisa em parceria com artistas de abrangência nacional em projetos que recebem apoio de Editais de Leis de Incentivo à Cultura. O foco é nas experimentações em artes integradas com multiartistas.


_______
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro, com informações da assessoria de imprensa do projeto
Fotos: Fernando Dalla Nora/Divulgação
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Matérias similares

No related posts found.