Criada a BC Film Commission

Criada a BC Film Commission

O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, Piriquito, assinou na tarde desta sexta-feira (8) o decreto de criação da Film Commission – BC Film, organismo vinculado a Fundação Cultural de Balneário Camboriú. A solenidade de assinatura do documento foi realizada no Gabinete do Prefeito e contou com a presença do presidente da Fundação Cultural (FCBC), Anderson Beluzzo, do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider, além de representantes do trade turístico, entidades de ensino e formação profissional, produtores audiovisuais e agentes culturais.

O cineasta André Gevaerd, idealizador do Cinerama.BC demonstrou para os presentes como funcionará a comissão e qual o seu objetivo. “O projeto prevê três vertentes, o polo produtivo/criativo, o cinema da cidade e a film commission. A intenção é atrair produções audiovisuais e, automaticamente, promover a imagem da cidade no âmbito nacional e internacional”, afirma. Gevaerd ainda disse que a implantação deste projeto terá reflexos no turismo, gerando ainda mais retorno financeiro para a cidade. A partir da instituição da BC Film, os interessados em produzir filmes na cidade poderão contar com incentivos econômicos. “Com esse sistema conseguimos pleitear recursos federais, assim como o Rio de Janeiro faz hoje”, exemplifica o cineasta.

O presidente da FCBC, Anderson Beluzzo, ressaltou a importância da participação de todos setores envolvidos na elaboração da BC Film e no seu desenvolvimento, que compreendem o setor cultural, em especial o audiovisual, o trade turístico e entidades de formação profissional. “Nosso objetivo é fortalecer a cultura local e oferecer uma forma diversificada de geração de renda para o município por meio desta nova matriz econômica, a economia criativa, que já representa 7% da economia mundial. Agradecemos o envolvimento de todos os setores que fundamentam uma Film Commission e que aceitaram este desafio”, disse.

O presidente executivo do Grupo RIC SC, Marcelo Petrelli, destacou que sua empresa adquire e produz material audiovisual em todo o Estado. “Hoje temos dezenove horas diárias de programação regional”, comentou. Para ele, estas iniciativas fortalecem o setor. Ele se comprometeu em contribuir com o planejamento da BC Film.

O diretor geral do Instituto Federal Catarinense de Camboriú – IFC (antigo Colégio Agrícola), Rogerio Luiz Kerber, também comentou o comprometimento da instituição com o projeto. “Já está em tramitação interna a criação de cursos voltados para a área cinematográfica e em breve devem ser implantados”, afirmou.

O prefeito Edson Piriquito afirmou que este é mais um passo para implantar na cidade mais uma oportunidade para o nosso povo. “Um setor organizado consegue ir mais longe e, por isso, estamos organizando esta área, para que possamos aproveitar os incentivos e incrementar a geração de renda. Temos uma sociedade fantástica e uma comunidade que quer que as coisas aconteçam e isso é fundamental para que os projetos gerem resultados”, concluiu.

A parceria entre a Câmara Setorial de Audiovisual de Balneário Camboriú, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o Cinerama.BC e o IFC foram essenciais para a criação deste projeto de vital importância para o desenvolvimento do setor na região.

Mais informações com o presidente da FCBC, Anderson Beluzzo, pelo telefone (47) 9238-9407

Matérias similares

No related posts found.