Crianças aprendem a produzir audiovisuais com temáticas ligadas ao meio ambiente

Crianças aprendem a produzir audiovisuais com temáticas ligadas ao meio ambiente

Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), o projeto “Cinema Socioambiental na Escola” oferece oficinas de audiovisual a alunos do Ensino Fundamental. O projeto, lançado na Semana do Meio Ambiente, objetiva a conscientização dos estudantes para que haja uma mudança comportamental em prol do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental.

“O audiovisual, por meio do cinema, televisão e das plataformas digitais ofertadas pela internet, tem papel importante na vida da sociedade. A maior alegria é ver as crianças produzindo filmes com conteúdo ambiental, a partir de um celular”, diz a proponente do projeto, a profissional da comunicação e empresária Ciça Müller.

“Cinema Socioambiental na Escola” foi inscrito na LIC na modalidade cursos, mas, e em virtude da pandemia de Covid-19, precisou ser adaptado. As oficinas foram gravadas em dez videoaulas, com conteúdo produzido pelo videomaker Guilherme Lima. Também serão produzidos dez curtas-metragens de três a cinco minutos com os alunos do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (Projeto Oficinas), que terão a oportunidade de conhecer o processo de produção de vídeos em formato curta-metragem.

Conteúdos estão disponíveis

Para quem quiser conferir, as videoaulas estão disponíveis no canal do YouTube do projeto Cinema Socioambiental https://www.youtube.com/channel/UCNAxblSsE1x09gEmAg1n9gg . Outros conteúdos podem ser acompanhados nas redes sociais: Instagram @projetocinesocioambiental e Facebook: https://www.facebook.com/projetocinesocioambiental/ .

Oficinas são remotas, mas em tempo real

Os alunos participam das atividades com o conteúdo de curtas-metragens educacionais e oficinas sincronizadas (remotas, em tempo real), que permitirão que eles façam roteiro, produção e captação das imagens usando smartphones.

Como oficineiros, foram convidados dois profissionais da área ambiental da região: o engenheiro ambiental Fábio Vaccaro de Carvalho e a bióloga Vivian Cionek. Para ensinar os alunos a produzirem filmes com o celular (na oficina de curtas-metragens), foi convidado o fotógrafo e designer profissional Felipe Colvara.

_______
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro, com informações da assessoria de imprensa do projeto
Fotos: Divulgação
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Matérias similares

No related posts found.