Cultura Inspira

Cultura Inspira

Fundação Cultural lança projeto com ações para movimentar a cultura no período de pandemia

Para estimular atividades culturais e geração de renda a artistas no período de pandemia de coronavírus, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú lança, nesta quarta-feira (13), o projeto Cultura BC Inspira, com ações para reduzir os impactos econômicos que o isolamento social causa no meio cultural.

Uma das ações é a disponibilização dos equipamentos, estrutura e técnicos da Fundação Cultural para os produtores culturais fazerem lives, podcasts e cursos (confira abaixo como será o funcionamento). Também será criado um hotsite para que feirantes, artesãos e artistas em geral possam divulgar seus trabalhos, como se estivessem em uma feira, só que on-line. Além disso, a Fundação Cultural promoverá lives semanais, todas as quartas-feiras, às 20h, nas redes sociais da Prefeitura, com artistas credenciados pelo Município, os quais serão remunerados (saiba abaixo qual será a live desta quarta). O credenciamento é aberto anualmente para a contratação de artistas que vão se apresentar em eventos do poder público.

“Como os eventos foram cancelados por causa da pandemia, as transmissões ao vivo de espetáculos são uma maneira de movimentar a economia da cultura e levar a arte para a casa das pessoas”, diz a presidente da Fundação Cultural, Denize Leite.

Outras ações já são feitas pela Fundação Cultural desde abril para minimizar os impactos financeiros da COVID-19, como a distribuição de alimentos para trabalhadores da área cultural e orientação a esses profissionais sobre quais benefícios assistenciais eles podem acessar neste momento de pandemia (saiba mais no fim do texto).

Como vai funcionar o projeto Cultura BC Inspira

Uso do Teatro
Será disponibilizado o Teatro Municipal Bruno Nitz para a gravação de lives, podcasts, cursos, etc, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h (desde que respeitadas as medidas de prevenção à disseminação do coronavírus). Equipamentos da Fundação Cultural para produção e/ou distribuição de conteúdo digital, assim como técnicos para consultoria em assuntos relacionados à produção ou divulgação de conteúdo digital, também serão colocados à disposição. Para agendar a gravação, é preciso preencher um formulário neste endereço: https://bit.ly/2SV7mXI .

Feira On-line
A Fundação Cultural entrará em contato com os participantes cadastrados e habilitados para as feiras da cultura (feirantes, artesãos, artistas, etc). A Feira On-line será um hotsite dentro do portal da Fundação Cultural (https://culturabc.com.br/feira-online). O hotsite exibirá todos os participantes cadastrados e habilitados para as feiras da cultura, classificados pelo tipo de produto vendido. Ao acessar o site, o cliente visualiza todos os produtos ou serviços disponíveis, clica no item desejado e, na página de detalhes, poderá contatar o vendedor diretamente via WhatsApp para combinar a compra, pagamento e entrega dos produtos ou serviços.

Lives
As transmissões ao vivo, que serão feitas no Teatro Municipal Bruno Nitz, visam oportunizar espetáculos artísticos para o público acompanhá-los de casa. A ação recebeu o nome de Cultura BC Live. Para as apresentações, a Fundação Cultural contratará artistas credenciados no Chamamento Público n°002/2019. As lives serão transmitidas às quartas-feiras, das 20h às 20h30, no facebook da Prefeitura de Balneário Camboriú.
A primeira live será nesta quarta-feira (13), com números de dança e música. Estarão no palco do Teatro os bailarinos Júlia Fugazza, Ruan Pessoa e Isadora Berlin, da Escola de Dança Prima Ballerina, de Lise François. Os bailarinos dançarão ao som do multi-instrumentista e compositor Marcos Pablo Dalmacio, que executará músicas ao violão, violino e guitarra renascentista.

Ações já em andamento

Apoio ao Artista

Famílias de artistas que enfrentam dificuldades financeiras devido à pandemia de coronavírus (Covid-19) começaram a receber, dia 4, alimentos arrecadados pela Fundação Cultural.
A distribuição de cestas básicas e de alimentos com proteínas ocorre com o auxílio da Central de Doações e Voluntários da Prefeitura. Recebem os donativos trabalhadores da área da cultura identificados como necessitados em um levantamento que a Fundação Cultural está fazendo, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, para diagnosticar os impactos econômicos que a pandemia está causando a esses profissionais em Balneário Camboriú. Para elaborar o diagnóstico, um formulário está sendo enviado a feirantes, artesãos, produtores culturais, músicos e demais artistas de todos os segmentos. No formulário, há perguntas referentes ao que o artista ou produtor cultural deixou de executar devido à pandemia, à queda de renda, ao que está faltando na casa do profissional, entre outras.

Orientações sobre benefícios

Desde o dia 5 de maio, no Teatro Municipal Bruno Nitz, uma assistente social da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social orienta trabalhadores da economia criativa que tiveram queda de receita devido à pandemia de coronavírus. Os atendimentos ocorrem somente nas terças e quintas-feiras, das 14h às 18h, até 21 de maio. São individuais e direcionados apenas a profissionais cadastrados na Fundação Cultural e residentes em Balneário Camboriú, como artistas, feirantes e artesãos. O objetivo é auxiliar esses trabalhadores com informações sobre quais benefícios assistenciais eles poderão requerer no atual período de crise.

____________________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3366-5325

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Fundação Cultural/Arquivo
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu