Cultura realiza intercambio com artesãos do Peru

Cultura realiza intercambio com artesãos do Peru

Acontece no próximo domingo (1º) a abertura oficial da feira de Artesanato com Identidade Cultural, que vai ocorrer na Praça da Cultura (Praça da Bíblia), em Balneário Camboriú. O evento pretende expor os trabalhos dos artesãos do Peru, que estarão em intercâmbio no Brasil. Além dos artesanatos, a feira conta com degustação da gastronomia típica da região, com a participação de renomados chefes de cozinha, e apresentações folclóricas. A exposição terá início às 20h e será aberta ao público.

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC), em parceria com o Ministério do Comércio Exterior do Peru e a Associação de Mulheres Industriais e Artesãs do Peru (AMIAP), vai realizar um intercambio com duração de 15 dias para os artesãos do Brasil e Peru. O objetivo do evento é expor as artes de cada país abrindo as portas para possibilidades de exportação.As artes Peruanas ficaram a disposição da comunidade durante todos os 15 dias, na Praça da Cultura, das 10h às 23h e poderão ser comercializadas. Segundo a organizadora do evento e presidente da AMIAP, doutora Gladys Miguel Villar, a feira tem o intuito de fortalecer o artesanato no Brasil, já que a arte já é muito reconhecida no Peru. “Cerca de 35% da economia do nosso país provém do artesanato. Esta arte é muito forte em nossa cultura e o artesanato lá já é um comércio empresarial. Nossos artesãos agora estão tendo uma chance no mercado brasileiro”, salienta.Para o presidente da FCBC, Anderson Beluzzo, um evento internacional deste porte tende a agregar muito conhecimento aos artesãos da vila do artesanato, que vão participar do intercâmbio. “É de suma importância, não só para os artesãos locais e sim para a comunidade como um todo, conhecer um pouco da arte de outro país. Isso também é cultura. Esse projeto faz parte de uma grande meta da FCBC que pretende fortalecer a economia criativa no município”, enfatiza. Ele lembra que, assim como artista peruanos estão vindo para o Brasil, os expositores da Vila do Artesanato de Balneário Camboriú viajam ao Peru levando a cultura local.

A feira contará com a presença de 16 expositores peruanos. Dois renomados chefes de cozinha do Perú, que já foram premiados pela Feira da Mistura, a maior feira gastronômica da América Latina, também participarão do evento. Richard Flores e José Luis Rodrigues vão demonstrar um pouco da cultura peruana na forma de gastronomia.

Curso de capacitação

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú também convida a comunidade para participar do curso de capacitação sobre estratégias de comercialização no mercado criativo. O evento acontece no dia 29 de novembro e será ministrado pelos artesãos Peruanos. “Este é um convite aberto a toda a comunidade que tem afinidade e interesse sobre este tipo de arte”, enfatiza o presidente da Fundação.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural
Texto: Juliana Nascimento (estagiária)
Contato: (47) 3267 7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br

divulgacao_peru

Matérias similares

No related posts found.