É HOJE – Encontro transforma Balneário Camboriú na capital nacional da Economia Criativa

É HOJE – Encontro transforma Balneário Camboriú na capital nacional da Economia Criativa

O 1º Inspira+Conecta é um evento abrangente concebido para inspirar e conectar pessoas. Em formato de workshop, envolve apresentações das câmaras temáticas seguidas de debate, painéis e oficinas. Estarão presentes personalidades de destaque no que se refere aos esforços públicos e privados em torno do fortalecimento e do reconhecimento do conceito/prática da Economia Criativa em Santa Catarina e no Brasil. Destaque para Lala Deinhezelin (Crie Futuros), Júlia Zardo (PUC/RJ, Instituto Gênesis), Ovidio Felippe Jr (Univali), Luciana Vasconcelos – Bahia Criativo, Anderson Luiz Pacheco de Souza (Badesc) e Sérgio Luiz Gargioni (Fapesc).

O evento acontece no campus da Univali em Balneário Camboriú, de 3 a 5 de março e é aberto a todos os públicos, mas especialmente aos profissionais e simpatizantes das seguintes áreas: gastronomia, livro e leitura (revistas/jornais), música, patrimônio cultural, publicidade, software (aplicativos/games), artes cênicas (teatro/dança/circo), artesanato, arquitetura e urbanismo, audiovisual (rádio/tevê/cinema/vídeo/web), design e fotografia. A entrada é gratuita.

Filme inspirador

Durante a abertura oficial do evento, a partir das 20h desta quinta-feira, será lançado o filme institucional de Balneário Camboriú contratado pela Fundação Cultural.  O produto foi desenvolvido com o propósito de inspirar produtores de cinema e televisão a se conectarem com a riqueza das paisagens culturais, com as pessoas e com a energia da cidade. O material foi produzido pela Núcleo Filmes e teve seu pré-lançamento durante o workshop da Balneário Camboriú Film Commission, a BC Filme, na semana passada.

Embora focado na atração de produtores de cinema e televisão para a cidade, o material não se limita ao segmento audiovisual. Ao contrário, é abrangente no momento em que revela a culturalidade inerente à Balneário Camboriú, seja pela história, pela miscigenação ou pela característica cosmopolita. O filme é narrado em português, mas há previsão de inserção de legendas em inglês e espanhol. Para o diretor Everton Donato, o maior desafio na produção desse filme é o foco em produtores de cinema e televisão, gente especializada, com olhar técnico apuirado. “Apostamos nos equipamentos, numa visão singular das paisagens, nos cortes precisos, nos ângulos, na coloração. Embora a peça seja focada nesse segmento, acredito que ficou agradável para todos os públicos”, avalia Everton.

Ficha técnica
Duração: 3´5”
Roteiro e direção: Everton Donato
Locução: Sérgio Pazetti
Fotografia: Jaques Rangel
Edição: Núcleo Filmes
Trilha pesquisada
Captura de imagens: Drone e Black Magic 

O que é o BC Criativo?

O Balneário Camboriú Criativo é uma tecnologia social que visa articular e acompanhar a implantação de políticas públicas para o fortalecimento da economia criativa, diversificando a matriz econômica de Balneário Camboriú em prol do desenvolvimento sustentável, agregando valores, estimulando a sinergia entre agentes e empreendimentos criativos, e promovendo Balneário Camboriú como cidade criativa. Fazem parte do Conselho Gestor representantes dos setores público e privado, entidades empresariais, empreendedores criativos e entidades de ensino.

A partir do Balneário Camboriú Criativo estão sendo criados mecanismos de planejamento, fomento e financiamento para o desenvolvimento do setor criativo, de forma afinada com o Plano Municipal de Cultura.  “A pactuação da Economia Criativa é um passo fundamental para que Balneário Camboriú assuma sua condição de protagonista nacional e internacional no âmbito da economia criativa, ao lado de outras cidades da região”,  explica Anderson Beluzzo, presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

O Conselho Gestor do Balneário Camboriú Criativo é composto por representantes dos segmentos:

Poder Público – Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária

Entidades empresariais – Acibalc – Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e AMPE-BC – Associação de Micro e Pequenas Empresas Empreendedoras Individuais de Balneário Camboriú

Entidades de ensino – Faculdade Avantis, Universidade do Vale do Itajaí/Univali, Instituto Federal Catarinense/IFC e Serviço Social do Comércio/Sesc)

Empreendedores criativos – Câmaras setoriais de Fotografia, Audiovisual e Artesanato

Saiba mais sobre Lala

Lala é proprietária da Enthusiasmo Cultural e criadora do movimento Crie Futuros. Também é uma das fundadoras do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC/RJ, parte do Millenium Project das Nações Unidas. Assessora Sênior da Special Unit On South-South Coolala-inclinada-cutperation, ONU, 2005/2011 e membro do Conselho do Instituto Nacional de Moda e Design/Calendário Oficial da Moda Brasileira e conselheira consultiva da Virada Sustentável.

É coordenadora, ainda, da primeira pós-graduação (Brasil e América Latina) em Economia Criativa e Colaborativa, ESPM/2014. Também é palestrante internacional, tendo trabalhado em quatro continentes e uma das poucas no mundo a ligar isso com sustentabilidade e processos colaborativos em rede. Sua experiência é muito diversificada, o que permite visão e atuação 360° e por isso assessora empresas, governos, instituições multilaterais, ONGs e redes. Recentemente, foi indicada pela P2P Foundation (principal organização global que trabalha com Economia e Sociedades Colaborativas), como uma das 100 Mulheres que estão Co-Criando a Sociedade Colaborativa, na categoria de “Pioneiras e Defensoras nos Negócios e Economia Ética”. 

Saiba mais sobre Julia

Doutoranda em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento no Instituto de Economia da UFRJ; Mestre em Mídias e Mediações Socioculturais pela Escola de Comunicação Social da UFRJ; Jornalista pelo Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.
Júlia ZardoProfessora da disciplina de Empreendedorismo e Desenvolvimento Local na PUC-Rio; Professora do MBA de Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral. Coordenou, entre diversos projetos, o Rio Criativo, Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. É Gerente de Cultura Empreendedora do Instituto Gênesis da PUC-Rio, nona melhor incubadora do mundo pelo UBI Index, membro suplemente do Comitê Gestor de Programas Setoriais do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Câmara de APLs do Estado do Rio de Janeiro, e do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em empreendedorismo, economia criativa, inovação e desenvolvimento local além de conferencista em diferentes países e com participações em bancas acadêmicas e de negócios como, por exemplo, membro consultivo, na University of Ulster, Irlanda do Norte, em 2014. Escreveu diversos artigos e publicações nacionais e internacionais, como Do Negócio da Cultura à Cultura dos Negócios.

1º Inspira + Conecta
Programação

3 de março – quinta-feira

13h30 Vitrine Cultural – Apresentação do processo criativo nas diversas áreas de atuação
(Cada #Inspira terá 20 minutos de apresentação + 10 minutos de debate)
#Inspira Artes Cênicas
#Inspira Artes Visuais
#Inspira Artesanato
#Inspira Arquitetura e Urbanismo
#Inspira Audiovisual
#Inspira Design
#Inspira Fotografia
#Inspira Gastronomia
#Inspira Livro e Leitura
#Inspira Moda
#Inspira Multicultural
#Inspira Música
#Inspira Patrimônio Cultural
#Inspira Publicidade
#Inspira Software

19h30 – Recepção
20h – Abertura oficial e lançamento do filme institucional da Fundação Cultural de Balneário Camboriú:  “Balneário Camboriú, um set a céu aberto”
20h30 – Apresentação do Inventário/Levantamento de Dados da Economia Criativa em Balneário Camboriú
21h30 – Apresentação e formação das Câmaras Técnicas do BC Criativo
22h – Encerramento – Café de Relacionamento/Culinária local

4 de março – sexta-feira

9h – Painel: Fomento, Desenvolvimento e Pesquisa, com Anderson Luiz Pacheco de Souza – Badesc e Sérgio Luiz Gargioni – Fapesc
10h45 – Intervalo
11h – Painel: Empreendedor Inovador na Economia Criativa, com Júlia Zardo – Instituto Gênesis, PUC/RJ
12h – Almoço (livre)
14h – Painel: Educação Empreendedora, com Ovídio Felippe Pereira da Silva Jr – Univali, Júlia Zardo – PUC/RJ e Marcelo Menezes – Avantis
15h45 – Intervalo
16h – Painel: Criando cidades criativas, com Lala Deheinzelin, proprietária da Enthusiasmo Cultural e criadora do movimento Crie Futuros.

5 de março – sábado

9h-11h30 Oficina: “Quatro economias exponenciais e oportunidades para o território”, com Lala Deheinzelin – proprietária da Enthusiasmo Cultural e criadora do movimento Crie Futuros.

Mais informações
Ivana Rebelo/Secretária Executiva do BC Criativo– (47) 3366.5325, das 13h às 19h
atendimento@bccriativo.com.br

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Vânia de Campos (jornalista)
Foto: Stock Photos ID:34352080/Artant
(47) 3366.5325, das 13h às 19h
culturabc.com.br | facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br

Matérias similares

No related posts found.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *