Escolas devem agendar participação de estudantes na Feira do Livro 2015

Escolas devem agendar participação de estudantes na Feira do Livro 2015

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) está terminando os preparativos da Feira do Livro 2015 que começa nesta quinta-feira, 5, a partir das 9h. Todas as atividades acontecem na Praça Higino Pio, no Centro, e estão programadas mais de 100 horas de lançamento de livros, palestras, debates e muita contação de histórias para crianças de todas as idades.

Devido à grande procura pelas atividades, as escolas interessadas devem fazer agendamento prévio da participação de grupos de alunos. Os agendamentos são recebidos por e-mail que devem ser enviados para feiradolivro@culturabc.com.br.

A Feira é uma promoção da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com a parceria da Procave Construtora e dos hotéis Bella Camboriú e Plaza Camboriú, e apoio da Câmara Setorial de Literatura, Academia de Letras de Balneário Camboriú, União Brasileira de Trovadores (UBT/SC), Associação Empresarial – Acibalc, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e Grupo de Autores Verbo & Maresia.

A programação completa está publicada em www.culturabc.com.br/feiradolivro

VEJA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

5 de novembro, quinta–feira

9h – Início das atividades

9h15, 10h15 14h15 e 15h15 – Espetáculo de contação de histórias “Parece coisa de outro mundo”, com Emiliano Daniel de Souza.

Músicas e apaixonantes histórias para todas as idades misturam–se neste encantador espetáculo para toda a família.

Emiliano de Souza tem bacharelado e licenciatura em Letras – Português/Inglês, especialização em Contação de História e Literatura Infantojuvenil e mestrado em Literatura Inglesa e Língua Correspondente. Já participou das principais feiras literárias do estado, mostras de educação e maratonas de contos relacionados à contação de histórias e ministra cursos sobre técnicas de contação de histórias, recreação e ludicidade.

Classificação: Livre

17h Lançamento do livro “Zaphir – A Guerra dos Magos”, de Gilmar Carlos Milezzi.

19h Abertura oficial da Feira do Livro

19h30 Bate-papo: “Vida, arte e convergência: quadrinhos, literatura, cinema e teatro”, comLourenço Mutarelli (SP).

Um bate–papo franco com o multiartista Lourenço Mutarelli sobre suas incursões em diversos campos artísticos e o quanto cada área contamina ou repele a outra.

Mutarelli basceu em 1964, em São Paulo. Escritor, quadrinista, artista gráfico, dramaturgo, roteirista e ator, publicou diversos álbuns de histórias em quadrinhos, hoje cultuados entre o público do gênero. “O cheiro do ralo”, seu primeiro romance, saiu em 2002, seguido por “O natimorto”, “Nada me faltará”, “Miguel e os demônios”, “A arte de produzir efeito sem causa”, “Jesus Kid” e o recém–lançado “O grifo de Abdera”. Também escreveu e atuou em peças de teatro, em curtas–metragens e nos longas “O cheiro do ralo”, baseado em seu livro, e, no recente sucesso nacional “Que horas ela volta?” com Regina Casé.

Classificação: 12 anos

21h – Término das atividades.

6 de novembro, sexta–feira

9h – Início das atividades.

9h15, 10h15, 15h30 e 16h30 – Espetáculo de contação de histórias “Parece coisa de outro mundo”, com Emiliano Daniel de Souza.

Músicas e apaixonantes histórias para todas as idades misturam–se neste encantador espetáculo para toda a família.

Emiliano de Souza tem bacharelado e licenciatura em Letras – Português/Inglês, especialização em Contação de História e Literatura Infantojuvenil e mestrado em Literatura Inglesa e Língua Correspondente. Já participou das principais feiras literárias do estado, mostras de educação e maratonas de contos relacionados à contação de histórias e ministra cursos sobre técnicas de contação de histórias, recreação e ludicidade.

Classificação: Livre.

14h  Papo de índio, com Daniel Munduruku (São Paulo).

Um bate–papo descontraído com um dos mais instigantes autores de livros para crianças do Brasil.

Escritor indígena com 45 livros publicados, graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. Doutor em Educação pela USP e pós–doutor em Literatura pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Recebeu diversos prêmios no Brasil e exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq) e Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO). Muitos de seus livros receberam o selo “Altamente Recomendável”, outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Fnlij). Destaque para seus livros ‘Histórias de índio’, ‘A onça e o fogo’, ‘Você lembra, pai?’, ‘Sabedoria das águas’, ‘A Primeira Estrela que vejo é a Estrela do meu Desejo’ e ‘Outras Histórias Indígenas de Amor’.

Classificação: Livre.

15h  Lançamento do livro infantil “Brinco de Pérola”, de Manoela Ramoniga Furtado e Miriam Ramoniga.

16h Lançamento do livro “Meu Mundo é Seu Mundo – Meu Direito é Seu Direito – Direitos Humanos Ilustrado para crianças”, de Miriam Ramoniga.

19h Bate-papo: “Filosofia no dia a dia”, com Marcia Tiburi (RJ).

Num bate-papo descontraído, Marcia mostra como a filosofia – apresentada de maneira acessível – pode nos ajudar a refletir sobre nossas decisões no dia a dia e explica o que é a ética e como ela pode ser pensada no século XXI, em que as redes sociais, como Facebook e Twitter, nos dão a ilusão de anonimato e ao mesmo tempo eliminam as fronteiras da privacidade.

Marcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia pela UFRGS. Publicou diversos livros de filosofia, entre eles “As Mulheres e a Filosofia”, “Filosofia Cinza – a melancolia e o corpo nas dobras da escrita” e “Filosofia em Comum”. Publicou também diversos romances, como “Magnólia”, “A Mulher de Costas”, “O Manto” e “Era meu esse Rosto”. Foi uma das apresentadoras do Saia Justa da GNT.

Classificação: 12 anos.

21h – Término das atividades.

7 de novembro, sábado
10h – Início das atividades.

10h  Lançamento do livro “Hahaha não tem graça”, de Eliana Ruiz Jimenez.

10h30, 11h15 e 15h “Roda de histórias”, com Daniel Rosa dos Santos da Nhoc Contadores de histórias.
11h Lançamento do livro “É como se fosse doce”, de Céres Felski.
14h Lançamento dos livros “Tob, o Cachorro Campeão” e “Tob na Fazenda”, de Beatriz Peres.
14h30 Lançamento do livro “Um buldogue francês”, de Ana Paula Abreu.
15h30 Lançamento dos livros “De repente” e “O diário”, de Carol Machado.
17h Lançamento dos livros “Dicionário de umbanda” e “Orixás – Cinema, literatura e bate–papo”, de Ademir Barbosa Jr.
18h Debate: “Autoficção: a memória e a literatura”, com Henrique Rodrigues (Rio de Janeiro/RJ).

Poeta, cronista, contista, organizador de antologias, autor de livros infantis e gestor de projetos de leitura no Departamento Nacional do Sesc. Há mais de uma década, o carioca Henrique Rodrigues tem atuado em diversas frentes do meio literário. Porém só agora estreia no romance, com “O próximo da fila”, obra de contornos autobiográficos na qual acompanha a história de um adolescente da classe C, morador da periferia, que recorre ao emprego numa rede de fast food para aliviar o arrocho financeiro da família.

18h30 Lançamento do livro “O próximo da fila”, de Henrique Rodrigues.

19h – Término das atividades.

8 de novembro, domingo
10h – Início das atividades.

10h30 e 14h

“Roda de histórias”, com Daniel Rosa dos Santos da Nhoc Contadores de histórias.

11h Lançamento do livro “Homem não entende nada! Arquivos secretos do Planeta dos Macacos”, de Saulo Adami.

15h Lançamento do livro “A internet do futuro”, de         Eliana Ruiz Jimenez.

15h30 Lançamento do livro “Viver… Além dos Filhos”, de Renata Rossana Ribeiro Gamba.

16h Palestra “O que é musicoterapia dentro do contexto do autismo”, com Gustavo Schulz Gattino.

16h30 Lançamento do livro “Bagualles”, de Juan Daniel Isernhagen.

17h Lançamento do livro “Musicoterapia e Autismo, teoria e prática”, de Gustavo Schulz Gattino.

18h – Término das atividades.

Mais informações
FCBC – (47) 3366.5325, das 13h às 19h

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Vânia de Campos (jornalista)
(47) 3366.5325, das 13h às 19h
culturabc.com.br  |  facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br

Matérias similares

No related posts found.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *