Estão abertas as inscrições para oficina de capacitação de professores para o uso do livro didático musical “Percussão Catarina”

Estão abertas as inscrições para oficina de capacitação de professores para o uso do livro didático musical “Percussão Catarina”

As inscrições para a oficina de capacitação de professores para o uso do livro didático musical “Percussão Catarina” estão abertas até 25 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas secretarias das escolas ou pelo e-mail projetos.epec@gmail.com.

A oficina ocorrerá em 28 de novembro, das 13h30min às 17h30min, no Espaço do Projeto Oficinas, no bairro dos Municípios. O evento, dirigido para professores de artes da rede municipal, músicos e artistas em geral, abordará o uso do livro “Percussão Catarina” como material de apoio pedagógico.

Cada participante receberá uma unidade do livro. A atividade é uma contrapartida social do Projeto Livro Didático Musical “Percussão Catarina”, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú.

O livro didático musical “Percussão Catarina” catalogou os ritmos e instrumentos de percussão utilizados por grupos folclóricos catarinenses. A obra contém ainda quatro peças musicais autorais, inspiradas nas células rítmicas, nos instrumentos de percussão e nas melodias dos cantos encontrados durante o processo de pesquisa.

Idealizado pelos músicos multi-instrumentistas Rodrigo Paiva e Luciano Candemil, o livro pretende atender a demanda por materiais didáticos no âmbito da educação musical, gerada pela implantação da Lei 11.769/08, que trata da obrigatoriedade do ensino de música nas escolas. A obra será lançada em 15 de novembro, na Feira do Livro de Balneário Camboriú.

 

Histórico Projeto Percussão Catarina

O Projeto Percussão Catarina teve origem em 2010, a partir da pesquisa do músico Luciano Candemil, que, por meio da Bolsa de Iniciação Científica do Curso de Música da Univali, com orientação do professor Rodrigo Paiva, catalogou mais de 100 instrumentos de percussão que são utilizados nas manifestações folclóricas catarinenses.

Em 2014, foram oferecidas 10 oficinas de construção destes instrumentos com materiais reciclados para alunos da rede municipal. Em 2015, o projeto ganhou forma de uma Aula-Show em que os instrumentos são apresentados com suas canções características e foi levado a cinco escolas públicas municipais, com um público aproximado de 300 estudantes e professores.

Esta trilogia se fecha em 2016, com o lançamento do Livro Musical Didático “Percussão Catarina”, que será distribuído gratuitamente às escolas públicas, centros culturais, instituições e projetos que trabalhem com educação musical. O livro, que servirá como apoio ao professor que quiser trabalhar o conteúdo nas aulas, será lançado até o final do ano.

 

 Serviço:

Oficina de Capacitação de Professores para a aplicação do Livro Didático Musical “Percussão Catarina”

Segunda – 28 de novembro

Horário: Das 13h30 às 17h30.

Local: Espaço do Projeto Oficinas

Endereço: Rua Angelina (anexo ao CAIC) – Bairro dos Municípios – Balneário Camboriú.

Inscrições Gratuitas – podem ser feitas nas secretarias das escolas ou pelo e-mail: projetos.epec@gmail.com – até o dia 25 de novembro.

 

  Fan Page:

https://www.facebook.com/Percuss%C3%A3o-Catarina-791638540898945/

Blog:

http://percussaocatarina.blogspot.com.br/

Mais Informações:

Mirian Arins: (47) 9965-4637

upa.arte@gmail.com

Bia Mattar: (47) 9262-6543

Rodrigo Paiva: (47) 9262-6841

Luciano Candemil (47) 9644-3299

 

Matérias similares

No related posts found.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *