APAE de Balneário Camboriú lança o livro “Histórias Especiais: coletânea de crônicas”

APAE de Balneário Camboriú lança o livro “Histórias Especiais: coletânea de crônicas”
Quando:
15 de dezembro de 2021@14:00
2021-12-15T14:00:00-03:00
2021-12-15T14:15:00-03:00
APAE de Balneário Camboriú lança o livro "Histórias Especiais: coletânea de crônicas"

A APAE de Balneário Camboriú lança o livro “Histórias Especiais: coletânea de crônicas” oferecendo ao leitor o resultado de um processo criativo que aflorou conteúdo literário e artístico produzido por pessoas com deficiência. Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC 2021) da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o projeto envolveu artistas de diferentes linguagens, alunos da APAE desta cidade, familiares, professores, funcionários e toda a comunidade escolar. Tem como proposta evidenciar o aluno com deficiência como protagonista da produção cultural local.

As seis histórias contadas pelos alunos artistas e ilustradas por seus colegas são apresentadas em três formatos: livro digital, audiolivro e vídeo com tradução em Libras. Estas narrativas autorais expressam por meio da palavra escrita, falada, de sinais e gestos, algumas experiências de vida, fatos do cotidiano, detalhes da vida escolar, memórias afetivas, etc., sempre com bastante alegria, entusiasmo no coração e leveza na alma.

Nesta trajetória de criatividade, a arte e a cultura se fizeram presentes. Ao longo do ano de 2021, diversas modalidades de oficinas de contação de histórias, incluindo jogos criativos, foram realizadas na escola, inicialmente para todos os alunos até chegar na etapa das entrevistas individuais. Num processo de mediação artística e de sensibilização, as histórias contadas pelos alunos artistas foram registradas, transcritas e publicadas em arquivos de texto, áudio e vídeo.

Com este livro tão especial, a APAE de Balneário Camboriú mostra que permanece inovando as suas ações, contribuindo para garantir o direito das pessoas com deficiência, incluindo, desta vez, a divulgação dos fazeres artísticos. O lançamento do livro “Histórias Especiais” ocorrerá em formato online, por meio dos perfis da Apae Balneário Camboriú no YouTube e Facebook, no dia 15 de dezembro, às 14h. A distribuição do livro digital e suas versões em áudio e vídeo será totalmente gratuita.

Além do livro, na ocasião do lançamento será divulgado o acesso a três palestras online, desenvolvidas dentro do projeto e que abordam temas referentes ao processo criativo aplicado nele. A contadora de histórias Bell Bandeira apresenta “Oralidade, o caminho do encontro”, em que destaca a importância de promover autoconfiança por meio da oralidade e do resgate de histórias pessoais. O músico Luciano Candemil discorre em “A percussão conta uma história” sobre o uso de instrumentos percussivos na criação de trilhas para contação de histórias. Conversando com a protagonista de seu livro-reportagem “Charlotte”, a escritora Lieza Neves investiga o cotidiano de uma pessoa com Síndrome de Down em “A menina Girassol”.

Link youtube: APAE Balneário Camboriú – YouTube

Link Facebook:  APAE de Balneário Camboriú | Facebook

Matérias similares

No related posts found.