Caravana das Mulheres: RUA

Caravana das Mulheres: RUA

O projeto, que está em sua segunda edição, é idealizado pelo Coletivo Mariposas, a fim de falar sobre feminismo por meio da arte. 

Caravana, por definição, significa grupo de pessoas que se juntam, por medida de segurança, para viajar pelo deserto. A proponente do projeto, Anna Theresa Schipmann Rebelo explica: “Por isso Caravana das Mulheres: Um grupo de mulheres fazendo arte e trocando experiências. Buscamos além do fomento da arte de mulheres, criar pontes de diálogos sobre as vivências – sobrevivências – e obstáculos do ser mulher na nossa sociedade.” 

A data desta edição do evento, foi escolhida simbolicamente no final de semana em que se comemoram os 16 anos da Lei Maria da Penha, que foi sancionada em 07 de agosto de 2006. O evento será realizado no dia 06/08/2022, data mais próxima a este marco. 

O Projeto Caravana das Mulheres, edição RUA, busca trazer reflexões a respeito da mulher na cidade como espaço social, criando um vetor de descentralização do discurso feminista, bem como de propostas culturais, chegando à espaços perifericos, auxiliando na expressão e conscientização, contratando e subsidiando artistas locais. 

A programação começa às 13h30 com uma Vivência em Musicalização ministrada pela musicoterapeuta Lara Pires. Na sequência, a artista Ana Clara Souza ministrará uma Oficina de Lambe-lambe. 

No decorrer das atividades, será realizada uma roda de conversa com o Coletivo Mariposas e outros coletivos locais. 

A programação contará com a presença da a bi campeã catarinense de boxe, Vanessa Borba, falando sobre a Defesa Pessoal, e com o apoio de instrumentos municipais que atuam em prol das mulheres. 

A tarde se encerra com uma oficina proposta pela atriz Pietra Garcia: Espaço, corpo e escrita: uma experiência afetiva, seguida da apresentação do grupo regional de maracatu, Baque Mulher.

Como o público alvo do projeto são mulheres, o evento ainda disponibilizará recreação infantil.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas acompanhando a página do Coletivo Mariposas no Instagram @coletivomariposas ou entrando em contato com as organizadoras pelo e-mail: coletivomariposas@gmail.com

Matérias similares

No related posts found.