O conjunto composto pelas características naturais e culturais confere a um território o que entendemos como a sua essência.
Assumindo, então, que é preciso conhecer nossos patrimônios naturais e culturais para que possamos valorizá-los e preservá-los, o documentário “Retratos do Camboriú” apresenta para população vizinha ao rio Camboriú os principais elementos formadores de sua exuberante paisagem.
Percorrendo toda a extensão do rio, desde suas nascentes, nos morros de Camboriú, até sua foz, junto ao mar, em Balneário Camboriú, foram identificados e registrados elementos paisagísticos que caracterizam significativamente o complexo sistema cidade-rio-sociedade.
A partir da ideia que o reconhecimento e a valorização das águas fluviais como patrimônio são etapas indispensáveis à criação de cidades mais sustentáveis, humanas e resilientes, este novo olhar para o rio Camboriú contribui com a criação de um sentido de identidade e pertencimento do cidadão com seu território, e promove a reverberação dessa essência para outros povos.
O documentário será lançado no dia 30 de março às 11h em um webinário no canal do Youtube do coletivo OiA – Observatório de Interações no Ambiente, onde ficará disponível permanentemente.
Doc Retratos do Camboriú é uma iniciativa do OiA- Observatório de Interações no Ambiente realizada com recursos federais da Lei Aldir Blanc através da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e apoio da Roda de Criação Produção Cultural.
BLOG
//retratosdocamboriu.wordpress.com
//instagram.com/observaiambiente
SITE