INSCRIÇÕES ABERTAS: MOSTRA DE VIDEOARTE STOP MOTION

Quando:
1 de agosto de 2022@19:13
2022-08-01T19:13:00-03:00
2022-08-01T19:28:00-03:00

A proposta acontece de forma on-line; participantes produzem somente após a seleção

Com o propósito de difundir a produção stop motion e seus mais variados estilos, a segunda edição da Mostra de Videoarte Stop Motion está com inscrições abertas até 1º de setembro, podendo participar pessoas que produzem dentro de linguagens audiovisuais que se utilizem desta técnica de produção. Sendo realizada através do Instagram [https://www.instagram.com/_______.mvsm], a proposta é patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC 2022), por meio da Fundação Cultural do município, com apoio do Festival do Minuto, Núcleo Corpóreo e Galeria Útero.

A mostra é uma plataforma que reúne múltiplos olhares acerca dum mesmo tema sob a perspectiva do stop motion, que é uma técnica de produção que se apropria de objetos do cotidiano, bonecos, ilustrações/imagens impressas, o próprio corpo ou qualquer outra matéria, sendo esta matéria registrada diversas vezes com pequenas alterações de movimento entre cada registro para compor um vídeo de animação, que permite que os materiais usados no vídeo pareçam estar se movendo sozinhos. O tema desta edição é _______. É isso mesmo: um espaço em branco. Um campo vazio; blank_space. A provocação da proposta se dá em pensar naquilo a ser preenchido, ou com o que preencher. De que forma encaramos o indefinido? E como ele nos encara? Algo a ser ocupado, o incompleto, a falta (a ser adicionada) de informação. Um risco, um ponto, e todos os desdobramentos a partir deles.

As inscrições estão abertas para artistas de todo o Brasil através de formulário on-line, disponível no Instagram da mostra [https://www.instagram.com/_______.mvsm]. Serão selecionadas até 24 pessoas que irão produzir somente após a seleção de participantes, desenvolvendo videoartes inéditas. Idealizada e produzida por Gabriel(za) Engster, em sua primeira edição o evento reuniu trabalhos abrangendo dez artistas de cinco estados brasileiros, de diferentes experiências, formações e grupos sociais. “Esta nova edição será maior em todos os sentidos: no alcance, na quantidade de participantes, curadores, na pluralidade de ideias e pessoas”, afirma Engster. Os artistas convidados Fernando Dalla Nora e Luciano Baêta participarão da curadoria e seleção, além de produzirem trabalhos para o evento.

Matérias similares

No related posts found.