NEFA – Oficina para Professores – Fotografia e documentação poética – Lei Aldir Blanc

BALNEÁRIO CAMBORIU NO FOCO DE MISSÃO FOTOGRÁFICA

10 fotógrafos participam da Missão Fotográfica NEFA que tem como tema Cartografias da Cidade. Cada um deles desenvolve um projeto onde procuram colocar seu olhar sob determinado aspecto de Balneário Camboriú, foco da missão que terá como resultado final um livro em formato PDF a ser disponibilizado on-line, e a criação de uma projeção multimídia a ser apresentada na próxima edição do BC Foto Festival.

A fotografia tem papel histórico nas referências visuais, memórias e recordações da sociedade. “No contexto de uma missão fotográfica, o fotógrafo passa a ser os olhos do público ao transitar em territórios desconhecidos e trazer através da imagem fotográfica uma leitura própria da realidade”, comenta o fotógrafo Flávio Fernandes, coordenador da Missão Fotográfica, projeto apresentado e aprovado pelo edital da Lei de Incentivo Cultura (LIC) de Balneário Camboriú.

Os 10 fotógrafos convidados para desenvolver projetos na missão são acompanhados permanentemente por uma equipe de especialistas na arte fotográfica através de sessões online de discussão sobre o que cada um vem produzindo. Participam da equipe além de Flávio, o fotógrafo paulistano Marcelo Greco como consultor, mais a orientadora Lucila Horn e o também fotógrafo Marcelo Fernandes como orientador. “Ao combinar o trabalho em equipe com as individualidades de cada fotógrafo, as pesquisas são orientadas a partir do caráter autoral dos participantes, para então realizar uma coleção de ensaios fotográficos, uma documentação poética sobre nossa identidade, promovendo Balneário Camboriú em Encontros de Fotografia no Brasil e América-latina e no contexto dos Festivais e Editais de fotografia”, explica Flávio Fernandes.

Os trabalhos iniciaram no mês de agosto do ano passado e prosseguirão até o final do primeiro semestre de 2021 quando serão selecionadas as imagens que comporão cada um dos projetos que estarão no livro e na projeção.

O QUE É UMA MISSÃO FOTOGRÁFICA

As Missões Fotográficas nasceram de um impulso de documentação, ligada ao imperialismo colonialista europeu. O desejo de tudo abarcar por meio da imagem técnica levou diversos fotógrafos a missões de documentação ao longo do século XIX. O conceito de missão, está vinculado a uma proposta permanente ou ocasional, que confia ao fotógrafo ou grupo, uma documentação determinada sobre um território.

Como pontos relevantes neste processo ressalta-se a formação de importante arquivo para a memória, com a criação de documentação que pode ser tanto do campo do registro como da poética. Uma missão fotográfica pode prever a pesquisa sobre diferentes aspectos, geralmente em função de um determinado território, tendo eixos norteadores. Neste sentido, a missão proposta se baseia em um princípio de troca entre diversos olhares para o território de Balneário Camboriú.

A missão busca colocar a produção fotográfica contemporânea de Balneário Camboriú no circuito latino-americano e fomentar os artistas selecionados a participarem do circuito contemporâneo de eventos e editais no campo da fotografia.

A OPÇÃO PELO LIVRO E A PROJEÇÃO

A opção pela edição de um livro (PDF) e uma projeção como produto final deste projeto por alguns motivos está no entendimento de que o livro on-line é um espaço expositivo democrático e de maior alcance, e que se alinha com os movimentos atuais de publicações (feiras, encontros, festivais) muito importantes na formação e difusão dos trabalhos fotográficos contemporâneos.

Já o formato projeção multimídia possibilita a circulação do resultado de forma mais ágil e sem custos de transporte. “Os resultados deste projeto, além de servirem ao mesmo tempo como um portfólio para os fotógrafos envolvidos, será um importante material histórico e poético para a memória da cidade”, concluiu o coordenador.

OS FOTÓGRAFOS DA MISSÃO

Participam da missão desenvolvendo seus projetos os fotógrafos Carla Bordin, Celso Peixoto, Cicero Viégas, Lucas Correia, Diorgenes Pandini, Felipe Galarza, Paloma Gomide, Thainara Girardi, Rivo Biehl e Soninha Vill.

Matérias similares

No related posts found.