Oficinas Investigativas: Corpo, Desenho e Vídeo – Inscrições Gratuitas – LEI ALDIR BLANC

Oficinas Investigativas: Corpo, Desenho e Vídeo

INSCREVA-SE AQUI: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQRH_EPPaA-JxoDCpCQxSsI_VnRiZX4TKSm_LAb2oBdJrf_Q/viewform

INSCRIÇÕES GRATUITAS – DISPONÍVEIS ATÉ O PREENCHIMENTO DAS VAGAS.

 

Oficina #1 – Ativação de espaços de consciência do corpo através da dança e da educação somática // com Caaro Costa
Interesses: Dança; Performance; Artes cênicas e do corpo
Público alvo: pessoas com ou sem experiência, bailarinos/performers, artistas e estudantes do corpo, moradores da cidade de Balneário Camboriú e região.
Objetivos: Aumentar a percepção de si mesmo através do corpo em movimento
Conteúdos: Exercícios de dança (corpo em movimento), acionamentos da educação somática (BMM, Alexander Technique e Sistema Laban/Barthenieff) e jogos de improvisação.
Duração: 3 horas
Data/hora: 06 de fevereiro (sábado) / 14 horas
Local: Studio de Dança Adriana Alcântara

Ministrante: Caaro Costa é bailarina, professora, pesquisadora, educadora e performer. É Graduada em dança pela FAP com Pós-graduação em Psicopedagogia com pesquisa na área de comunicação corporal e propriocepção, além da ressignificação do movimento do corpo.Atua na cidade de Balneário Camboriú desde 2017 como performer, bailarina e coreógrafa; Participante do coletivo Núcleo Corpóreo, além de atuar como professora em escolas de dança da região. Agrega ao balé, técnicas de educação somática; aprimora-se em dança contemporânea e dança moderna, além da dança flamenca. Tais conhecimentos a colocam em atividades em ambientes externos e levam-na a direcionar seu estudo para a interação do corpo- espaço/mundo e das consequências dessa formatação espacial em relação ao corpo/indivíduo.

Oficina #2 – Desenho-performance: mecanismos performáticos do risco // com Gabriel Engster
Interesses: Performance; Artes cênicas e do corpo; Artes Visuais; dança
Público alvo: pessoas com ou sem experiência, bailarinos/performers, artistas e estudantes do corpo, moradores da cidade de Balneário Camboriú e região.
Objetivos: Desenvolver mecanismos de movimentação do corpo partindo de propostas de desenho/grafismo como ferramenta performática para composição cênica e instalativa.
Conteúdos: Conceitos básicos sobre o desenho e sua relação com a performance e instalação visual; Apresentação de referências de trabalhos do artista ministrante e de outros artistas; Ativações, exercícios e práticas corporais e perceptivas para criação de desenho-performance; Discussões sobre o arquivo performático e o uso dos vestígios de performance como instalação.
Duração: 3 horas
Data/hora: 13 de fevereiro (sábado) / 14 horas
Local: Studio de Dança Adriana Alcântara

Ministrante: Gabriel Engster é artista do corpo e artista visual, produtor cultural, autodidata, integrante do Coletivo Núcleo Corpóreo desde 2015 e criador da plataforma de artes visuais À la Gabs [@a.la.gabs.art], na qual atua desde 2012. Em processo de pesquisa cotidiana sobre o movimento e fisicalidades plurais, o multiartista catarinense desenvolve seu trabalho dentro da dança e performance teatral, além de produzir ilustrações, animações, instalações visuais e escritas poéticas. Também ministra vivências imersivas, direções e orientações cênicas, além de produzir e executar projetos culturais. Permeia em todas as linguagens que atua temáticas sobre corpos imaginários e suas possibilidades de se manifestar, seja em impulsos criativos na cena ou na ilustração. Trabalha o corpo disforme, andrógino, múltiplo, abstrato e incógnito, criando através de experimentação investigativa em produções individuais e coletivas.

Oficina #3 – Videodança – análises, processo criativo e prática // com Fernando Dalla Nora
Interesses: Dança; Performance; Artes cênicas e do corpo; audiovisual
Público alvo: pessoas com ou sem experiência, bailarinos/performers, artistas e estudantes do corpo, moradores da cidade de Balneário Camboriú e região.
Objetivos: Proporcionar caminhos para se chegar num resultado de qualidade com baixo custo de produção através de experiências vivenciadas pelo artista ministrante.
Conteúdos: Análise da dança e a sua relação com as novas tecnologias; Percepção sobre o movimento como dispositivo coreográfico, fotográfico e audiovisual; Sobreposição do corpo com paisagens e planos; Manuseio de dispositivos eletrônicos para captação e edição; Paisagem sonora; Análises coreográficas e dramatúrgicas de videodança; Exercícios de práticas sob orientação (captação e edição).
Duração: 3 horas
Data/hora: 20 de fevereiro (sábado) / 14 horas
Local: Studio de Dança Adriana Alcântara

Ministrante: Fernando Dalla Nora é multi-artista natural de Balneário Camboriú e atuante na área cultural como produtor. É idealizador do coletivo Núcleo Corpóreo onde vem desenvolvendo ações de pesquisa, produção e formação em artes integradas através de projetos apoiados por editais de Leis de Incentivo. Por meio da dança desenvolve projetos de pesquisa, formação continuada e residências em parceria com artistas diversos com foco na experimentação e cruzamento de linguagens artísticas e suas conexões com as novas tecnologias. É bailarino, professor e coreógrafo, pesquisador, performer e videomaker. Trabalha com somas de linguagens experimentais contemporâneas dentro da dança, artes sonoras, fotografia e audiovisual. Seu interesse é no exercício investigativo, improvisação e construção de narrativas e poéticas, através do corpo, som e imagem.

*Mais informações sobre a logística das oficinas, assim como as orientações para evitar a disseminação da Covid-19, serão enviadas ao participante após confirmação da inscrição.

Este projeto é realizado por meio do proponente Fernando Dalla Nora através do coletivo Núcleo Corpóreo, com patrocínio do Prêmio de Fomento à Cultura – Lei Aldir Blanc – de Balneário Camboriú (Edital 006/2020).

Matérias similares

No related posts found.