Exposição fotográfica aborda o câncer de mama

Exposição fotográfica aborda o câncer de mama

Preconceito, liberdade, medo, máscaras, solidão. Em meio a essa profusão de conceitos a Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Balneário Camboriú recebe nesta quinta-feira, 15, a exposição ‘Toque-se! Entre o medo e a luz’, da fotógrafa Dagma Castro, 49 anos, que aborda a problemática do câncer de mama. A mostra vai dividir espaço com o trabalho ‘A Rua dos Negros, Comunidade Quilombola do Morro do Boi’, assinado pelo fotógrafo publicitário Leonel Tedesco e aberto na noite de 5 de maio. Ambas as mostras são patrocinadas pela Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura (LIC/BC) e seguem até 30 de maio, sendo a visitação de segunda a sexta, das 13h às 19h. O evento começa às 19h30 e a entrada é gratuita. Toque-se! tem apoio do Secovi/SC.

Dagma apresenta 18 imagens captadas com câmeras digitais, as quais receberam tratamento para preto e branco e foram ampliadas por meio de revelação fotográfica em painéis de 60cm x 85cm. A valorização das texturas e da luz dão sutileza às obras da artista que busca transmitir as nuances simbólicas do tema por meio de fotos cenográficas que traduzem emoções. Dez mulheres foram fotografadas por Dagma Castro. O projeto inclui 18 cartões postais com depoimentos de mulheres que vivenciaram o câncer de mama. “Só nesta primeira edição são cinco mil cartões postais e se cada um deles fizer a diferença para a saúde de uma mulher, já teremos feito a nossa parte contribuindo para reduzir o quadro nacional de mortalidade pelo câncer de mama”, destaca.

O porquê do tema

Há nove anos, quando completou 40, Dagma Castro tratou um câncer de mama. Desde então, sua alma de artista ansiava por traduzir o conjunto de sentimentos que tomou conta da sua vida naquele período. Sua inquietude só fez aumentar diante das campanhas públicas de prevenção da doença, com ênfase ao autoexame das mamas. Para ela, a abordagem deve ser mais direta e incisiva, mais forte e mais profunda que o medo. “Entendi que precisava expressar o que senti durante o tratamento; que seria importante um diálogo abordando o tema sob o olhar de emoções e sentimentos; sob o olhar da experiência de perder os cabelos e todos os pelos, de carregar cicatrizes que te remetem a um momento tão intenso, tão forte e de tanta fragilidade ‘na e da’ vida”, enfatiza a fotógrafa.

As mulheres e suas mamas

Segundo Dagma, a produção levou quase três anos. Ela precisou encontrar mulheres que entendessem o conceito e ficassem à vontade para serem fotografadas. “As imagens são produzidas em estúdio, com iluminação estudada para dar a dramaticidade necessária à linguagem escolhida. Eu queria diversas mamas, com tamanhos, formatos e idades diferentes”, revela. “E contei com o inestimável apoio de Leonel Tedesco e sua vivência publicitária. Ele trouxe dramaticidade às cenas onde o preto e o branco ressaltam as texturas, além da incidência da luz nas imagens que ganham mais volume e expressão”, explica Dagma.

Sobre a fotógrafa

Dagma Castro costuma dizer que sua vida é marcada por décadas. Seu primeiro trabalho foi num jornal aos 10 anos. Iniciou no mercado publicitário aos 20, quando entrou na Agência Propague, em Florianópolis, como arte-finalista. Transitou em diversas agências ainda na capital, teve sua filha e retornou para Balneário Camboriú onde fez direção de arte e produção em agências de propaganda da região.

Aos 30 anos rumou para a produção de tevê, tendo produzido o primeiro audiovisual institucional de Balneário Camboriú em três idiomas. Dirigiu diversos programas de tevê, comerciais e vídeos institucionais. Aos 40 anos, descobriu o câncer de mama e com ele sua paixão pela fotografia sensual. Segundo Dagma, é no movimento das imagens que residem a sensualidade e a exuberância da alma das mulheres que fotografa.

Mais informações
Dagma Castro – (47) 8499.1365, 9149.5448

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural
Assessoria de Comunicação
Texto: Vânia de Campos
Foto do cartaz/flyer: Leonel Tedesco
(47) 3366.5325 – das 13h às 19h
imprensa.fcbc@balneariocamboriu.sc.gov.br

Matérias similares

No related posts found.