Exposição “Sombrias Estações” será aberta nesta sexta-feira

Exposição “Sombrias Estações” será aberta nesta sexta-feira

Imagens do abandono das estações de trem no trajeto da Ferrovia Curitiba/Paranaguá (PR) compõem a exposição “Sombrias Estações”, que será aberta nesta sexta-feira (18), às 19h30min, no Espaço Balneário Mais (L2), no Balneário Shopping. A visitação é gratuita.

A exposição, do jornalista Nildo Teixeira de Melo Jr, é patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú. Com 11 imagens, a mostra objetiva resgatar o passado, quando as redes ferroviárias eram importantes meios de transporte de pessoas e produtos. A mostra pretende também demonstrar ao público interessado na arte fotográfica a técnica de manipulação que permite retratar o aspecto sombrio das gares por estarem largadas ao tempo, pichadas e invadidas pela força da natureza. As fotos são em preto e branco e receberam tratamento para reforçar o aspecto enigmático e sombrio delas.

As imagens foram captadas por Teixeira em 2014, quando ele esteve no Parque Marumbi. Nesse local, o jornalista descobriu trilhos e estações férreas desativados e tomados pela floresta tropical. A estrada de ferro Curitiba/Paranaguá foi inaugurada em 1885.

Na abertura da exposição, o fotógrafo e curador da mostra, Dico Kremer, conversará com o público. Kremer é considerado um dos mais importantes fotógrafos brasileiros. Especialista em fotografia publicitária, ele tem uma carreira nacional e internacional de mais de 40 anos.

“Para dar mais dramaticidade às imagens, Teixeira escolheu o P&B, em que os meios tons quase desapareceram. Daí as sombrias estações: o que está sendo devastado pela natureza e suas quatro estações e degradado pela mão do homem”, comenta Kremer.

No Balneário Shopping, a exposição poderá ser visitada até 18 de setembro, das 11h às 23h. Depois, de 26 de setembro a 6 de outubro, “Sombrias Estações” fica no SESC, onde haverá um circuito de visitas guiadas. As visitas deverão ser pré-agendadas.

Agende-se
O que: exposição “Sombrias Estações”
Quando: de 18 de agosto a 18 de setembro, das 11h às 23h. A abertura, na sexta-feira, será às 19h30min
Onde: Espaço Balneário Mais (L2), no Balneário Shopping
Quanto: Gratuita

Quando: 26 de setembro a 6 de outubro, das 8h às 22h
Onde: SESC (Av. Central, 360)
Quanto: Gratuita
____________________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural
(47) 3366-5325
www.facebook.com.br/sombriasestacoes
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Matérias similares

No related posts found.