FCBC cria fórum virtual para ouvir a comunidade na construção do Plano Municipal de Cultura

FCBC cria fórum virtual para ouvir a comunidade na construção do Plano Municipal de Cultura

A construção do Plano Municipal de Cultura de Balneário Camboriú já começou. A primeira etapa é lançada nesta primeira semana de 2014, com a proposta de envolver a comunidade em torno do necessário diagnóstico do setor. Para participar basta acessar o site www.culturabc.com.br e clicar no link  Fórum de elaboração do Plano Municipal de Cultura no topo da página. Neste ambiente é possível acessar o texto proposto pela comissão de elaboração do Plano. A comissão foi eleita durante a Conferência Municipal de Cultura, em  julho de 2013.

O texto do diagnóstico não está pronto, mas serve de base para que comunidade e classe artística possam dar suas contribuições por meio de formulário próprio. “Queremos uma construção a muitas mãos, por isso é fundamental a participação de todos que possam colaborar com essa etapa do diagnóstico”, explica Guilhermina Stuker, diretora de artes da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC). “Essa elaboração tem sido intensa desde a pré-conferência setorial, em junho”, completa.  As contribuições, com no máximo 2500 caracteres (com espaços) devem ser enviadas até 10 de fevereiro para que a Comissão possa preparar o Fórum presencial desta etapa.

Conforme orienta o Ministério da Cultura (MinC), são quatro etapas necessárias à construção de um Plano Municipal de Cultura e em todas elas a Fundação vai disponibilizar o ambiente virtual para a participação da comunidade. A primeira, que a FCBC lança agora, busca resposta para o  seguinte questionamento: ‘Como estamos?’, que envolve o diagnóstico, os desafios e as oportunidades.  Até o final do primeiro semestre deste ano, a Comissão pretende concluir o Plano (texto final), para os devidos encaminhamentos legais.

Confira todas as etapas do processo:

Figura1

Fonte: MinC

 

Matérias similares

No related posts found.