Oficina de roteiro cinematográfico. Inscrições prorrogadas até 05 de dezembro de 2014

Oficina de roteiro cinematográfico. Inscrições prorrogadas até 05 de dezembro de 2014

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC), por meio do Edital da Lei de Incentivo à Cultura 001/2013, oferece à comunidade a Oficina “As Bases do Roteiro Cinematográfico”.

O instrutor da oficina é Douglas Henrique Almeida, e os encontros acontecerão de 8 a 12 de dezembro de 2014, das 19h30 às 22h30, no SESC Balneário Camboriú – Avenida Central, 360, centro.

A oficina tem como objetivo possibilitar a aquisição das ferramentas e conhecimentos básicos para a elaboração e desenvolvimento de uma história de ficção para o cinema, desde a ideia e argumento até a formatação final do roteiro cinematográfico.

O roteiro é uma das principais funções criativas no audiovisual e para seu desenvolvomento  é necessário saber expressar e ter o domínio das noções de planos, cenas, sequências, enquadramentos, cortes, pensar e escrever diegeticamente, construir bons personagens, transformar imagens e sons em palavras, e as palavras em algo padronizado e compreensível ao diretor do filme.

 Douglas Henrique Almeida é graduado em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP atual UNESPAR; também estudou Fotografia na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI; dirigiu e trabalhou em curtas-metragens e fez Assistência de Direção do 3º e do 4º “Festival Internacional de Cinema – CINERAMA.BC” (2013 e 2014) em Balneário Camboriú. Atualmente está finalizando o roteiro cinematográfico de longa-metragem “Eu, Tu, Nós”, contemplado no primeiro edital da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú.

Douglas mantém interesse pelo aspecto artístico da imagem, pela capacidade de comunicação através do desenvolvimento da linguagem imagética e por projetos que priorizam a forma da obra e os processos de criação do autor.

As inscrições deverão ser feitas por meio do formulário (anexo) e encaminhadas para o e-mail:  douglas.cinema@gmail.com. Serão selecionados de 20 a 25 participantes para esta oficina.

CONTEÚDOS ABORDADOS NA OFICINA

– Apresentação e reflexão sobre o como escrever um roteiro;

– Um documento chamado Roteiro;

– A função do Roteirista;

– A estrutura clássica do Roteiro Cinematográfico;

– Ferramentas e softwares que auxiliam a escrita;

– A Formatação Master Scenes;

– Processo criativo. De onde vêm as ideias?;

– Adaptação;

– A construção das personagens e os arquétipos;

– A jornada do Herói;

– Exercícios práticos;

 DOWNLOAD DA FICHA DE INSCRIÇÃO (formato Word)

Mais informações:
Departamento de Artes/FCBC – (47) 3366.5325, das 13h às 19h

Matérias similares

No related posts found.